Exigido pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, mais conhecida como Cipa tem o objetivo de ajudar na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preservando a vida e contribuindo para a saúde dos colaboradores da empresa. A Cipa, segundo a legislação brasileira, é constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores em números iguais.

O treinamento é obrigatório e deve ser renovado anualmente (NR 05.6.2).

Todos os estabelecimentos devem formar uma comissão e mantê-la funcionando regularmente. A regra vale para empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgão da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que possuem empregados.

Apesar da obrigatoriedade, algumas empresas ignoram a formação da Comissão. Entretanto, com a chegada do e-Social a fiscalização se tornou mais simples, visto que as regularidades de medicina e saúde ocupacional, incluindo os treinamentos, precisam estar em dia para que o e-Social disponibilize os arquivos XML exigidos pela Lei.

FAÇA O CURSO OBRIGATÓRIO DE CIPA COM O PORTAL BRASIL POSTOS

O Portal Brasil Postos de forma pioneira disponibiliza para os revendedores a opção de realizar o Curso Obrigatório de Cipa com validade pelo Ministério do Trabalho. Para maiores informações entre em contato com nossas consultoras de vendas.

Clique aqui e fale com nossas consultoras agora mesmo.

+++ Curso Online – Instalação da CIPA no Posto

+++ Cipas de Frentistas precisam estar capacitadas para atuar

Loja Virtual – Se você deseja fazer o curso  clique aqui e compre diretamente na Loja Virtual Brasil Postos.

Artigo anteriorANP divulga síntese do comportamento dos preços dos combustíveis
Próximo artigoVocê sabe quais são seus direitos nos postos de combustíveis?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here