logo gestão financeira

Apenas 20% dos postos conseguem constituir uma reserva que seja suficiente para manter as portas abertas por mais de dois meses. E você está preparado?

Nos últimos dias uma parcela de postos revendedores por todo o Brasil se prepararam comprando combustíveis e recebendo um número alto de clientes para abastecimento, ou seja, tomaram ações precipitadas, achando que um novo desabastecimento ocorreria. Tudo isso por rumores de uma possível greve reincidente por parte dos caminhoneiros.

Para alguns um cenário aterrorizante, para outros uma questão de auto controle e domínio absoluto sobre a gestão do posto. Mas qual postura define um posto estar ou não preparado para uma nova crise no setor?

Como Se Preparar Para Uma Possível Crise Com Antecedência – A realidade no segmento da revenda de combustíveis é que sobra de capital ou reserva para emergências é algo quase raro.

Apenas 20% dos postos conseguem constituir uma reserva que seja suficiente para manter as portas abertas por mais de dois meses. 

Essa quase rara reserva que tem por sua finalidade compor o “open doors number” (número para manter as portas de uma empresa aberta).

Na prática se tratando de um posto, eu diria que seria o valor dos “custos e despesas fixas” de um mês, ou seja, por um mês vendendo ou não combustível, o montante das despesas estariam garantidos, sem a necessidade em recorrer a bancos ou terceiros.

Se formos um pouco mais conservador, diríamos que o “open doors number” ideal seria para um período mínimo de seis meses. Sabemos que no segmento da revenda de combustíveis esse número é muito difícil. Mas claro, para grandes redes ou grupos de investimentos, pode ser possível. O fato é que, se você manter uma disciplina e controle ideal das entradas e saídas de caixa, muito mais fácil será sua previsibilidade em estar constituindo uma reserva para emergência.

O ponto crucial para se conseguir isso é ter políticas e processos bem definidos no que dizem respeito a Retiradas de Salários e Destinação do Capital de Giro.

Se você conseguir dominar todo fluxo, mais fácil você ter controle sobre o ciclo financeiro e saberá o quanto realmente precisa para estar preparado, e o melhor, conseguir prever quantos meses precisará para compor a sua reserva para emergência.

O Que Muda Quando A Crise Chega? Bom, sabemos que o Brasil nos últimos tempos é igual a um barril cheio de pólvora que a qualquer momento pode explodir. Imagine então uma nova crise de desabastecimento, argumento e maior preocupação por parte de nosso segmento. Mesmo que esteja preparado com a reserva de emergência, vai se perder dinheiro de alguma maneira.

Mas com essa reserva o impacto pode ser menor, perdendo praticamente um valor que estava excedente no seu giro e o fluxo de entradas e saídas não sofrerá impacto. Doerá menos. Diferentemente de quando você não está preparado, pois com a falta de vendas, não há composição da margem de contribuição e, com isso, todos os recebimentos realizáveis nesse período, serão destinado a cobrir despesas fixas.

O problema maior é quando retomar a operação, onde o capital de reposição de estoques de combustíveis não se formará. Nesse caso, como não havia capital excedente, o capital de giro foi consumido. Enfim, sabemos que não se confirmou um novo ato que pudesse causar esse tipo de problema para os revendedores, mas fica um sinal de alerta que é preciso pensar em fazer a gestão financeira e constituir uma reserva para emergência.Caso não saiba como se pode conseguir isso e não correr o risco de perder seu capital de giro por atos de terceiros, se responsabilize com seus próprios atos, que seria destinar parte dos lucros para criação de uma reserva e não considera-lo meramente um salário ou destinar recursos para investimentos que não incrementam receitas.

banner_Leia _também1

+++ LEIA TAMBÉM: Porque Meu Posto de Gasolina Não Gera Lucro?

Gestao_Financeira_Postos

Se ainda sim estiver com dúvidas e quer saber como melhorar esse fluxo de entradas e saídas de dinheiro e organizar o planejamento da gestão financeira, convido você a conhecer o CURSO GESTÃO FINANCEIRA PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.

banner inicial gestão financeira_letrings

Se a Gestão Financeira é um problema que você deve enfrentar e precisa de ajuda,  se inscreva no nosso Curso de Gestão Financeira Online desenvolvido pelo Consultor Carlos Bispo em parceria com o Portal Brasil Postos. Neste curso é apresentada  qual o impacto financeiro para cada modalidade de pagamento e também demonstrada na prática como calcular a margem de contribuição e o capital de giro.

Gostaria de ter ajuda com isso? Podemos te ajudar. Até breve

banner colunista carlos

Artigo anteriorBanco de Horas – Tudo o que você precisa saber após a reforma trabalhista
Próximo artigoConheça a empresa que pode ajudá-lo a fabricar e vender Arla 32 no seu posto
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here