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Nesse artigo vou citar 3 regras de ouro para revendedores que buscam ter os melhores resultados na operação.

Cerca de 80% dos Postos de Combustíveis não conseguem gerar resultados satisfatórios e ainda podem estar com prejuízos sucessivos.

Então, como identificar as causas que levam a esse efeito? Grande parte dos revendedores se preocupam apenas com a cura dos efeitos, sendo que o mais indicado é conter as causas. Essas são as respostas de anos de atuação no segmento e que agora quero compartilhar com você.

Nesse artigo vou citar 3 regras de ouro para revendedores que buscam ter os melhores resultados na operação.

  •  Regra de Ouro 1: Estratégia de Vendas Suportada Pelas Próximas Duas Regras

imagem destaque curso gestão financeiraSe perguntar para dez revendedores qual o principal elemento para um posto de combustível conseguir mais lucros, muito provavelmente oito responderão que é necessário vender mais. Essa também seria sua resposta? Enfim, qual seria sua resposta? Pode comentar ao final desse artigo.

Bom, costumo dizer e faço uma analogia com o processo de construção de uma casa. Ou seja, muitos querem ver o telhado pronto, mas não se pode começar pelo telhado. Alguns processos antecedem a esse evento e muitas vezes não gera emoção, alegria ou entusiasmo.

Enfim, na revenda ou em qualquer empresa, não se pode pensar nos efeitos das vendas, galonagem maior ou aumento de clientes. É necessário estar preparado para isso. Antes de pensar em aumentar vendas e clientes, seu posto deve estar preparado com a mentalidade empresarial correta e também estar fortalecido financeiramente, com um boa gestão financeira.

  • Regra de Ouro 2: Mentalidade Empresarial Correta Para o Revendedor

Poderia escrever um livro a respeito desse tema, porém vou resumir em alguns dos principais elementos que podem se considerar um pensamento correto quanto a mentalidade ideal para o empresário da revenda. O primeiro elemento é ter clareza sobre a situação real do posto ou até mesmo do potencial apresentado pelo posto.

Não adiantam querer dobrar as vendas do posto, aumentar crédito ou conseguir mais clientes, se essas ações não tiverem suportadas por uma base de sustentação. E isso é o que chamo percepção e clareza de negócio. O dono do posto não pode se considerar um revendedor, esquece! Hoje o dono deve pensar e agir como um empresário e se possível, com uma gota de empreendedor.

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                 +++ LEIA TAMBÉM: Dono de Posto. Você se considera um bom gestor?

Precisa ir além do pensamento de apenas colocar combustível e esperar o cliente vir no posto e não saber como irá pagar o combustível amanhã. O segmento da revenda não aceita amadorismo, hoje tem que ser profissional na gestão e ser empresário.

Outro elemento da mentalidade correta do empresário revendedor é a disciplina. Gira uma movimentação de dinheiro considerável no posto e isso faz com que grande parte dos empresários não tenham a disciplina correta e comprometem as finanças do posto. Será que você conhece quem já não fez isso? Se você não fez é sinal que existe grande chance de você estar entre os 20% dos revendedores com os resultados esperados. Pode acreditar!

Ou seja, se você der atenção a essas atitudes, com certeza irá melhorar a percepção de resultados no seu posto.

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  • Regra de Ouro 3: Gestão Financeira Profissional

Não adianta vender, aumentar as vendas, vender muito a prazo e isso ocorrer em um único mês. Não adianta arriscar vender muito, sabendo que aumentará a necessidade de capital de giro e o revendedor não estar ciente e não ter condições de manter esse ciclo e vendas aliado com o ciclo financeiro.

Não adianta baixar preços e fazer volumes recordes na sua operação e ao final do mês não ter o lucro ideal e ainda estar endividado pela necessidade do capital de giro.

É isso que muitos revendedores não entendem. Acham que apenas vender é o que vai fazer o posto crescer, mas isoladamente isso não funciona. Não basta ver os preços dos concorrentes e igualar os preços, não adianta abrir crédito e vender elevados volumes a prazo na expectativa de estar alcançando bons resultados.

O empresário da revenda deve pensar sim em incrementar vendas, conseguir novos clientes, porém deve ter e buscar a mentalidade empresarial adequada, mentalidade essa que irá fortalecer o desenvolvimento do posto e fará seu posto crescer e não apenas funcionar.

E não pode esquecer que, a regra de ouro principal é a da Gestão Financeira. O empresário deve ter clareza da situação financeira para criar qualquer estratégia de vendas.

Deve saber sobre todas as condições que qualquer promoção ou campanha pode impactar no capital de giro. E o mais impactante é ter a disciplina financeira para não retirar valor que possa prejudicar o equilíbrio financeiro da operação.

Acredite, tentei ser o mais objetivo possível, porém em apenas um artigo, não é suficiente para definitivamente você conseguir os resultados esperados ou até mesmo reverter prejuízos.

Mas posso garantir para você que, se você conseguir consolidar essas regras de ouro na sua gestão e mudar mentalidade empresarial na sua operação, será possível perceber um grande avanço.

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 Até breve

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