De acordo com especialistas, a chegada das empresas privadas vai exigir mudanças regulatórias para permitir a maior concorrência e garantir o abastecimento de combustíveis Brasil afora.

No painel “Um novo paradigma para distribuição e revenda de combustíveis no Brasil”, Abel Leitão, vice-presidente-executivo da Brasilcom, que representa as distribuidoras, destacou a necessidade de compartilhamento de infraestrutura em um país de tamanho continental de forma a evitar a falta de diesel e gasolina. Para ele, novas soluções são necessárias em um momento em que a Petrobras está vendendo diversos ativos no setor:

“Somos favoráveis à venda dos ativos e à maior concorrência. Mas ela deve ser feita de forma equilibrada e sem gerar assimetrias. O importante nesse processo é ter uma legislação que busque a baixa onerosidade, de forma a permitir preços mais baixos aos consumidores”, afirmou Leitão.

Abel Leitão falou sobre as oportunidades sob a ótica da distribuição regional, entre elas a personalização do atendimento aos clientes, com flexibilidade e velocidade, e as ferramentas do mundo digital que trazem suprimentos inteligentes e inovação ao setor.

“Ao lado das oportunidades, temos grandes desafios a superar, que impedem o crescimento da distribuição regional. Podemos destacar as fraudes e sonegação, a privatização do refino e da infraestrutura e a legislação atual, que onera os custos e causa assimetria de mercado.”

ANP

Do outro lado, Symone Araújo, diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), antecipou que todos os esforços do órgão regulador visam a uma melhoria dos serviços. Ela lembrou o início do monitoramento dos estoques diários das empresas, que vai ocorrer a partir de novembro.

“É preciso mitigar os riscos e criar planos de segurança energética, de forma a favorecer a entrada de novas companhias no país. A venda dos ativos da Petrobras cria novos fluxos logísticos”, afirmou Symone.

Diesel verde

Segundo ela, esse processo vem acompanhado da transição energética. Por isso, destacou, a agência vem trabalhando em um novo marco regulatório para permitir o desenvolvimento dos biocombustíveis como o diesel verde e tipos alternativos de querosene de aviação (QAV).

“Estamos olhando ainda o hidrogênio. Vamos fazer uma discussão organizada. Hoje, os biocombustíveis representam 29% da matriz, e a perspectiva é que em 2030 esse percentual chegue a 35%. Temos que criar um ambiente para atrair investimentos. Há grande potencial no Brasil”, prosseguiu.

Conheça o hidrogênio verde: o combustível do futuro

Henry Hadid, vice-presidente jurídico, de Compliance e de Relações Institucionais da Vibra, reforçou ainda a necessidade de combate à sonegação e fraude. Ele destacou a lei federal que impôs um teto de ICMS para gasolina e diesel no país, criada para arrefecer a alta dos preços e o impacto na inflação.

+++ Deseja fazer um projeto de instalação e conhecer as Linhas de Crédito para instalação de Energia Solar na sua Rede de Combustíveis? Clique aqui e cadastre-se para receber uma avaliação gratuíta.

“A sonegação é negativa. O setor sempre defendeu o ICMS único no país, pois cada estado tinha a sua alíquota e havia um passeio de notas fiscais entre estados. Esse avanço foi fundamental. Agora temos que tratar do etanol, pois é o combustível que mais está sujeito à sonegação”, disse o executivo.

James Thorp Neto, presidente da Fecombustíveis, que defendeu o combate a fraudes em volumes de combustíveis e atentou para produtos fora de conformidade.

“É ponto de preocupação do setor”,

Fonte:O GLOBO

O Blog Brasil Postos divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento da empresa.

+++ Deseja fazer um projeto de instalação e conhecer as Linhas de Crédito para instalação de Energia Solar na sua Rede de Combustíveis? Clique aqui e cadastre-se para receber uma avaliação gratuíta.

+++ Revendedores correm para garantir isenção de placa solar no Brasil; veja o que fazer

+++ Por que instalar equipamento de energia solar em postos? Veja as vantagens

+++ Postos de combustíveis investem em energia solar para fugir da alta da tarifa de energia

+++ [E-BOOK] GUIA DEFINITIVO – Energia Solar para Postos

+++ 6 vantagens para o seu posto de combustível ao usar energia solar

+++ Energia Solar Faz Empresário Diminuir Conta de Luz de R$ 4 mil para R$ 80.

Artigo anteriorFalta de Infraestrutura nos pontos de descanso afeta a segurança dos motoristas
Próximo artigoEntrevista – Superintende de Fiscalização ANP fala sobre as estratégias da agência
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here