O QUE VOCÊ VERÁ NO BOLETIM DO PRIMEIRO DIA DA EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA:

– Consumidor e ESG são focos do setor de combustíveis e conveniência

– Como a pandemia mudou o segmento e o que esperar do futuro

– O que dizem ANP, Anfavea, Fecombustíveis, Abieps e outras entidades e especialistas

– Público elogia soluções e networking do evento

– O que a indústria pensa sobre a conveniência?

– Tendências como auto-checkout e veículos elétricos

– Vampeta, Felipe Massa, Rubens Barrichello, Rodrigol e muito mais

15ª Expopostos & Conveniência começa com consumidor e sustentabilidade no centro das atenções

Entender cada vez mais as vontades, as necessidades e as exigências do consumidor brasileiro em um mundo onde o ESG (governança ambiental, social e corporativa) é cada vez mais valorizado. É com essa tônica que a 15ª ExpoPostos & Conveniência abriu suas portas, nesta terça-feira (26), no São Paulo Expo. O maior evento do segmento na América Latina será realizado até a próxima quinta-feira (28) e ainda há tempo para profissionais do setor participarem – o credenciamento é gratuito.

No primeiro dia do evento, corredores lotados do pavilhão comprovaram a expectativa otimista de retomada do setor. “Proporcionar esse reencontro presencial e impulsionar os negócios de combustíveis e conveniência é muito gratificante”, afirma Tatiana Zaccaro, Diretora de Unidade de Negócios da GL events, organizadora do evento. “Nosso setor está, hoje, no centro das atenções no mundo. Por isso, este é um momento muito importante, de extrema responsabilidade com a economia e com o consumidor.” 

Dentro desse contexto, o evento já trouxe discussões como o preço dos combustíveis, a influência da pandemia e as principais tendências do varejo. Expositores exibem soluções como postos movidos a energia solar, tecnologias de recarga de veículos elétricos e ferramentas de pagamento ágil.

Entender o cliente

Já o palestrante internacional Henry Armour, CEO da NACS (National Association of Convenience Stores – Estados Unidos), afirmou que a pandemia mostrou o quanto a questão da preservação ambiental é importante para o mundo e para o setor. Em sua palestra, ele mostrou uma foto de Pequim antes da pandemia (repleta de poluição) e durante o isolamento social (sem poluição).

Ainda dá tempo

O credenciamento gratuito para a 15ª ExpoPostos & Conveniência pode ser de forma presencial na entrada do evento, ou online clicando aqui. As inscrições para o Fórum Internacional já foram finalizadas, com lotação total do evento.

A feira conta com mais de 200 marcas nacionais confirmadas. De acordo com a organização do evento, a área ocupada teve um crescimento de 15% em relação à edição anterior, chegando a 21 mil metros quadrados de espaço de exposição.

‘Pandemia mudou nosso negócio’, afirma CEO da GL events

A ExpoPostos & Conveniência tem importância fundamental no processo de mudança pelo qual o setor passa. A frase, da CEO da GL events, Milena Palumbo, durante a abertura do evento, nesta terça-feira (26), traduz o sentimento dos empresários presentes.

Ao lembrar que a feira completa 20 anos de existência, Milena destacou o momento difícil passado por todo o planeta com a pandemia. “Foi complicado, mas também é preciso reconhecer que mudou o nosso negócio. Tivemos que nos ajustar, passando para o mundo digital, depois, para um ambiente híbrido, mas é fundamental retornarmos ao evento presencial”, afirmou.

Maurício Prado Alves, presidente da Abieps (Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência), destacou a resiliência do setor durante os últimos dois anos. “Ao contrário do que era previsto, vimos o surgimento de novas empresas; e as existentes ampliaram seus portfólios de serviços”, afirmou.

Essa realidade, em sua visão, ocorre devido à existência de entidades consolidadas que representam o setor. “O futuro dos postos de combustíveis passa pelo associativismo, que oferece um melhor ambiente de negócios, que é exatamente o que vemos na ExpoPostos”. 

Ao pedir um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da pandemia, James Thorp Neto, presidente da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes), lembrou que todos passaram por um período muito delicado, mas que o setor conseguiu reagir. “Tanto que esta edição da ExpoPostos é a maior da história, com 200 empresas expositoras.” 

Já para o superintendente de Fiscalização da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Francisco Nelson Castro Neves, o segmento de postos de revenda de combustíveis “orgulha o país por estar em todos os municípios e prestar um serviço de qualidade”. Além disso, segundo ele, “apresentou um crescimento de 17%, entre 2019 e este ano, chegando a 42.756 estabelecimentos”. 

Ao final da cerimônia de abertura, o ex-presidente da Fecombustíveis Paulo Miranda foi homenageado pelos 15 anos de dedicação à entidade.

Primeiro dia impressiona público e marca retomada do networking

O público da ExpoPostos & Conveniência elogiou a quantidade e a qualidade de soluções oferecidas no evento e reforçou a importância do evento presencial para a retomada do networking e fechamento de negócios. Profissionais de todos os lugares do país lotaram os corredores do São Paulo Expo nesta terça-feira (26).

“Estou em busca de novidades, tanto de tecnologias quanto de fornecedores, para o meu posto. É muito bom ter diversas marcas juntas, em um só lugar, para não ficarmos perdidos no mercado”, observou João Vitor Sampaio, dono do Posto 90, em Luiz Eduardo Magalhães (BA).

“É muito bom estar em um evento como este porque vemos empresas de postos, conveniência e integração, como fornecedores de PDV, e podemos buscar novos parceiros. Além disso, podemos acompanhar as novidades e as demandas do mercado. A feira possibilita um raio-X do setor”, destacou Murilo Almeida, especialista de desenvolvimento da Sem Parar.

A feira também possibilitou a retomada de relacionamentos comerciais, que agora ganham mais impulso com o arrefecimento da pandemia. “Vim conhecer a feira e aproveitei a oportunidade para retomar o contato com empresas parceiras”, afirmou Maiara Abadie, da Sanvitron, de Três Coroas (RS).

Auto-checkout é tendência do setor, diz presidente da NACS

As lojas de conveniência entraram inicialmente em colapso em todo o mundo durante a pandemia, pois representaram o acesso das pessoas a alimentos e cigarros, devido à proximidade de suas casas. As margens chegaram a crescer 40% nos Estados Unidos, segundo Henry Armour, CEO da NACS (National Association of Convenience Stores – Estados Unidos).

Ele foi um dos palestrantes do primeiro dia do Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência.

Discursou sobre “O futuro para conveniência e varejo de combustível em um mundo pós-COVID”.

Para ele, a pandemia acelerou um processo de alterações no setor que será mantido. “As mudanças nas lojas de conveniência nunca foram tão rápidas e nunca mais serão lentas”, disse Armour.

Antes da Covid-19, lembra, o varejo de conveniência já se reinventava. “O foco emergente é a redução do atrito transacional para os clientes, pedidos e meios de pagamento, e o uso de Inteligência Artificial para identificar e personificar ofertas para clientes”, analisa o executivo.

“As empresas vão ter que diminuir as horas de trabalho dos funcionários, então, os postos de combustíveis e as lojas de conveniência deverão investir no auto-checkout, inclusive no Brasil”, afirma.

Pressa

O consumidor não quer ir ao posto para abastecer: o consumo nesses estabelecimentos é secundário. Essa é a conclusão do pesquisador e especialista em comportamento do consumidor, Roberto James, o ErreJota, que falou durante o evento.

Durante a palestra “O Consumidor Tem Pressa: Corra Com Ele ou Corra Atrás Dele”, ErreJota lembrou que vivemos uma nova era dos aplicativos de meios de pagamento e da influência das redes sociais na jornada do consumidor. “O empresário precisa entender tudo isso e criar uma estratégia assertiva para atrair as pessoas para os postos e as lojas de conveniência”, alertou.

Outro alerta feito pelo pesquisador foi o cuidado com a agilidade no atendimento. Para ErreJota, o consumidor hoje tem pressa e isso precisa ser respeitado. ”Processos rápidos são fundamentais. É preciso se preocupar com o tempo do cliente. Aceite todos os meios de pagamento, todas as bandeiras dos cartões de crédito e de débito. Não deixe a pessoa esperando por uma máquina de pagamento. Tudo isso vai pesar na hora que ela decidir ir a um posto”.

Painelistas discutem diversificação da matriz energética

Num futuro não muito distante, 100% dos veículos de transporte terrestre serão elétricos na opinião do diretor técnico da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Henry Joseph Jr, durante o painel “Matriz Energética Brasileira – O Futuro do Mercado de Combustíveis”, durante o Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência.

Participaram também do painel Rafael Barros de Araújo, consultor técnico da Área de Biocombustíveis da EPE (Empresa de Pesquisa Energética); Paulo Miranda, da Fecombustíveis; Adriano Pires, do CBIE; a mediação foi da jornalista Giuliana Morrone.

Apesar da tendência dos elétricos, Joseph Jr acredita que a diversificação da matriz energética, com a presença maior do etanol e do gás veicular no Brasil, será o caminho mais lógico num curto espaço de tempo. ”O processo de eletrificação deverá ser mais rápido na frota de veículos de passeio. Já no transporte de carga, o avanço deve ser mais lento, pois os motores elétricos exigem mais tempo para o abastecimento – e caminhão parado é prejuízo”.

Adriano Pires, diretor do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), consultoria especializada em inteligência, regulação e assuntos estratégicos para o setor de energia, também entende que o caminho é ter uma matriz energética diversificada. Para ele, os problemas enfrentados com o aumento internacional do petróleo devido à pandemia e à guerra entre Rússia e Ucrânia, fez o mundo buscar novas fontes de energia. “Os países viram que é preciso ter a própria energia e nisso o Brasil está bem posicionado.”

Indústria aposta na evolução da conveniência

A indústria aposta na evolução da conveniência e acredita que a proximidade com o consumidor pode fazer o segmento ganhar uma nova forma de relação no mercado. Inclusive auxiliando na proteção da margem de lucro do empresário do varejo. Esta foi uma das conclusões do Painel da Indústria, realizado ontem durante a Arena do Conhecimento.

Participaram do debate Luiz Gustavo de Souza (Ambev), Marcel Bonilha (Heineken), André Lopes (Nestlé), André Pinaud (BAT) e Albert Adissi (Coca-Cola). No painel, foi discutido o fato de as pessoas terem se afastado do convívio social durante a pandemia, o que obrigou as lojas de conveniência a buscarem saídas, como o delivery e a colocação de máquinas de café do lado de fora.

No primeiro dia de feira, a Arena recebeu ainda debates sobre “Como a gestão de metas de frentistas pode impactar o seu negócio”, “Como a tecnologia democratizou a eficiência e as vendas nas Pequenas Empresas”, “Sistema Jogue Limpo de logísticas reversas de embalagens plásticas e de óleo lubrificantes usados”,  “O Mercado Brasileiro de Lubrificantes” e “Projeto ABIEPS – Gestão do Estoque de Combustíveis com Medição Automática”.

Nesta quarta-feira (27), entre os painéis, o visitante poderá acompanhar “Desafios da gestão financeira e contábil na era da tecnologia”, “Os 4 pilares de um Posto Seguro”, e “Evoluções e Perspectivas do Arla 32”, entre outros. Veja a programação completa neste link.

Vampeta e Felipe Massa darão autógrafos nesta quarta (27)

Alguns entre os mais conhecidos esportistas brasileiros estão presentes nesta quarta-feira (27), no evento, para conversar com o público e oferecer autógrafos. Um deles é o ex-atleta profissional da seleção brasileira de futebol Vampeta, que irá autografar “bolinhas” no estande da ALE. Haverá também distribuição de brindes. Já os pilotos Felipe Massa e Julio Campos estarão no estande da Vibra.

Rodrigol e Barrichello

Nesta terça-feira (26), o estande da ALE recebeu o criador de conteúdo Rodrigol, que é gamer do jogo eletrônico de futebol FIFA. “No meio de um evento voltado aos negócios, ter a minha presença, que é relacionada ao entretenimento e interação com os visitantes, é uma sacada muito boa, que acabou atraindo um grande público”, afirma Rodrigol, que competiu com alguns presentes no game.

Nesta quinta-feira (28) será a vez de Rubinho Barrichello, que estará no estande da ALE. O seu carro na Stock Car estará em exposição durante todos os dias do evento.

Serviço:

15ª EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA

Data: 26 a 28 de julho de 2022

Horário Feira: das 13h às 21h

Fórum Internacional: das 8h30 às 13h30

Local: SÃO PAULO EXPO

Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Mais informações: https://expopostos.com.br/ | facebook.com/ExpoPostos | @expopostos

Sobre a ExpoPostos & Conveniência

ExpoPostos & Conveniência é o evento oficial dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil. A feira apresenta as últimas tendências e novidades do mercado, incluindo novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias voltadas ao setor. O evento recebe em paralelo, o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que aborda temas relevantes para o mercado, junto aos especialistas nacionais e internacionais do segmento. O evento está em sua 15ª edição e acontece de 26 a 28 de julho de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Sobre a GL events

A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 52 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários.

Listada na Bolsa de Valores de Paris – o Eurolist Euronext Compartment B -, a GL events já investiu mais de R$ 1,1 bilhão no Brasil – maior operação depois da França e da China. A marca chegou ao país em 2006 e está presente em quatro principais destinos turísticos e de negócios: São Paulo, Santos – SP, Rio de Janeiro e Salvador.

No Brasil, a GL events faz a gestão do São Paulo Expo – o principal destino de eventos da América Latina -, do Riocentro, o mais completo centro de eventos e convenções do Brasil, da Jeunesse Arena, a primeira arena multiuso do Brasil, do Centro de Convenções Salvador, do Blue Med Convention Center, no litoral sul paulista, e recentemente assumiu o Anhembi, um dos mais emblemáticos destinos de eventos do Brasil, que receberá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos para torná-lo um complexo de entretenimento, com uma arena multiuso, um moderno centro de convenções, entre outros equipamentos, para receber congressos, conferências, eventos culturais e esportivos, festivais e feiras, além de fomentar o desenvolvimento da Zona Norte da capital paulista.

Também promove eventos proprietários de negócios e entretenimento como a Bienal Internacional do Livro Rio, Mondial de La Biére Rio e São Paulo, Welcome Tomorrow, Rio Matsuri, Kids Festival, Streetopia, Congresso e feira Estetika, ExpoPostos & Conveniência e Brasil Brau. A companhia conta ainda com uma linha de atuação especializada na concepção, produção e fornecimento de serviços e instalação de estruturas temporárias para eventos de todos os tipos e portes.

Informações para Imprensa:

2PRÓ Comunicação

Jorge Soufen Jr. – [email protected]

Carolina Mendes – [email protected]

Myrian Vallone – [email protected]


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here