Banner Infográfico News
 

Elas vão muito além da economia!

 Proprietários de imóveis, produtores rurais e empresários de todos os portes e segmentos sabem que os custos com energia elétrica não são baratos em nosso país. A boa notícia é que o sistema de captação de energia solar já vem sendo uma realidade para muitos, que veem nessa tecnologia a saída para diminuir os custos de uma forma sustentável.

E por falar em empresas de vários segmentos, você sabia que também pode utilizar a produção de energia solar em seu posto de combustível? Pelo mundo todo, empresários desse setor já estão adotando essa ideia, e, no Brasil, o cenário também vem mudando por meio de vários incentivos e formas de financiamento.

No post de hoje, portanto, listamos 6 vantagens para o seu posto de combustível ao usar a energia solar. Acompanhe.

1. Você consegue, praticamente, zerar a sua conta mensal de energia

Com o sistema fotovoltaico ‒ processo que utiliza as placas solares para a captação da radiação solar, transformando-a em energia elétrica ‒, o seu posto de combustível não fica dependente das caras bandeiras tarifárias da concessionária de distribuição.

Isso se traduz em uma economia na conta mensal que pode chegar a 95%. Ou seja, você não paga mais pelo consumo, apenas o valor mínimo e a taxa de iluminação pública da concessionária. Há casos de postos de combustíveis cujo gasto mensal passou de R$ 4 mil para R$ 80.

Além disso, como o sistema fotovoltaico do seu posto de combustível continuará interligado com a concessionária, todo o excedente de energia solar produzido se transformará em créditos em quilowatt-hora para serem utilizados em até 60 meses, conforme Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Isso é que é sustentabilidade!

Outra grande vantagem é a autonomia para saber o quanto de energia elétrica está sendo produzido pelo sistema, que lhe permite o monitoramento diário de produção por meio de um inversor fotovoltaico conectado à Internet. Assim, você consegue saber o quanto está sendo produzido em tempo real, a partir do seu smartphone e tablet, por exemplo.

2. O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é alto

Além da grande redução na conta mensal de energia elétrica, o investimento a ser feito no sistema fotovoltaico no posto de combustível se traduz em uma segunda vantagem: o alto Retorno Sobre o Investimento (ROI), importante indicativo financeiro que representa o resultado entre o retorno obtido e o capital investido. Isso demonstra que o investimento é viável, ainda mais se levarmos em conta a vida útil das placas, que é de, pelo menos, 25 anos.

Em média, esse investimento costuma ser pago em 3 a 6 anos e a boa notícia é que, atualmente, existem várias opções de financiamentos  por parte de instituições financeiras públicas e privadas disponíveis para empresários, inclusive com juros baixos e bons prazos de carência.

3.  A manutenção do sistema é bem simples de ser feita

Muitos empresários acreditam que, ao adquirir o sistema fotovoltaico, precisam recorrer constantemente a técnicos para ajustes nas placas e nos demais equipamentos. Mas saiba que, ao contrário do que se pensa, a manutenção é muito simples e pode ser feita, inclusive, por você os colaboradores do posto de combustível.

Basta limpar os painéis solares utilizando água e um pano uma vez ao ano ou sempre que eles ficarem muitos sujos por conta de longos períodos sem chuva. Simples, não é mesmo?

CAPACITE-SE: Cursos Online

4.  Você consegue investir em melhorias em seu posto de combustível, aumentando a receita

Com a conta de energia elétrica praticamente zerada, são muitas as possibilidades de investir em melhorias em seu posto de combustível.

Vamos a alguns exemplos:

  • Adquirir novos equipamentos e produtos para modernizar o posto;
  • Gerar mais empregos, expandindo o horário de funcionamento, o que vai gerar mais receita;
  • Construir, aumentar ou reformar a conveniência do local, atraindo mais clientes;
  • Investir em mais estratégias de marketing e publicidade do seu empreendimento;
  • Realizar todas as ações anteriores em um período de tempo bem menor, pois não terá mais a conta de energia no topo das despesas mensais do posto.

5. O seu posto de combustível fica mais valorizado com a utilização de uma energia limpa, facilitando ações de marketing

Você, provavelmente, já deve saber que o consumidor está cada vez mais consciente com questões que envolvem sustentabilidade, redução de desperdícios e a valorização de uma sociedade mais justa. É o que mostrou uma pesquisa anual feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O denominado “consumidor consciente” já representa mais de 70% da população brasileira.

Então, imagine um posto de combustível adotando a atitude sustentável  de produzir a própria eletricidade a partir de uma energia limpa e renovável? Sim, é possível desenvolver ações de marketing nesse sentido, fortalecendo ainda mais o negócio, pois geram a empatia do público.

Aliás, a empresa pode aproveitar e praticar outras ações sustentáveis que propiciem maior engajamento da marca, como campanhas sociais para oferecer um retorno ainda maior à sociedade. Tudo isso gera uma grande valorização do seu empreendimento junto ao mercado.

6. Aumenta a produtividade de sua equipe

Várias pesquisas já comprovaram que pessoas que trabalham em empresas que adquirem responsabilidade socioambiental sentem-se mais engajadas e motivadas, aumentando a produtividade no dia a dia.

Isso porque os colaboradores entendem que fazem parte de algo maior, não apenas limitado à venda de produto ou ao oferecimento de serviços, mas à divulgação de valores. E isso, para a geração dos Millenials, que já está presente no mercado de trabalho, faz toda a diferença tanto na hora de consumir quanto na de produzir.

Essas são apenas 6 vantagens para o seu posto de combustível ao utilizar energia solar, mas existem outros benefícios que, certamente, você vai descobrir ao longo do tempo.

FONTE: Dusol

Artigo anteriorVende-se de tudo. Até combustíveis
Próximo artigoPreço do combustível para cálculo do ICMS aumenta em 18 estados
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here