QUEM QUER DINHEIRO ? Quantas vezes já ouvimos essa frase acima aos Domingos? Ou na TV? Ou em piadas ou em conversas nas rodas de amigos ou familiares? Pois é… Pra você que é Proprietário ou Operador de Posto de Combustível, leia essa matéria até o final, tenho certeza de que os assuntos abordados aqui, lhe darão uma nova visão sobre seu negócio e até mesmo a forma com a qual você aborda esse TEMA hoje em seu Estabelecimento Comercial.

Não, não, não, não! Deliberadamente não vou aqui dar dinheiro a ninguém, nem tão pouco oferecer fórmulas absurdas do enriquecimento mágico, sem trabalho e sem esforço proposto hoje por muitas pessoas, por muitas empresas e muitos profissionais mal intencionados.

Algumas pessoas dizem que: “Quem Trabalha Não Tem Tempo de Ganhar Dinheiro” eu Formularia a Frase da Seguinte Forma: “Quem Trabalha Muito, Porém Sem Inteligência, Não Consegue Ganha Dinheiro Com o Que Faz” .

Você deve me achar um grande maluco, porém, em 20 anos de vivência na área comercial, especificamente com Derivados de Petróleo, pude observar o grande número de ofertas que o mercado tem, e quando o assunto é Posto de Combustível temos uma imensa variedade de oportunidades.

Atualmente temos os Postos das Grandes Companhias que operam em todo o Território Nacional, temos os Postos de Bandeiras Independentes ou de Bandeira Branca, e temos também os Postos das Cias de Porte Menores, porém, com grandes operações, Estrategicamente Concentradas de Forma Regionais.

percebi que o número de combatentes nesse mercado é muito Grande, porém, aparentemente as armas mais utilizadas para se vencerem essa guerra da concorrência acirrada e frenética são sempre as mesmas e são baseadas em preços e promoções.

Mas para os consumidores mais atentos e exigentes, notamos que na verdade o que há entre cada estabelecimento comercial é apenas uma variação de décimos de centavos, uma vez que o preço dos combustíveis varia muito pouco em decorrência do volume que cada posto compra e a forma de pagamento com que cada qual opera, do resto, é tudo igual.

Lembra-se da frase que formulei acima? “Quem Trabalha Muito, Porém Sem Inteligência, Não Consegue Ganha Dinheiro Com o Que Faz” . Pois Bem, talvez você possa até estar ganhando dinheiro, porém, não está atingindo ao máximo o seu potencial, e assim sendo, isso significa que você não está extraindo de seu Posto o máximo que ele pode te oferecer e é ai que a nossa estratégia denominada de Venda Mais Posto irá auxiliar você nesse crescimento exponencial.

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Em minha rotina diária de visitas aos clientes que consomem óleo diesel em suas frotas nos mais variados segmentos, pois hoje em dia, a gama de empresas que investem em transporte próprio é muito grande e não se resumem apenas a transportadoras ou empresas de ônibus, identifiquei um nicho riquíssimo de opções e de clientes inexplorados pela grande maioria dos Postos de Combustíveis.

Daí Caros leitores, eu pergunto aos Senhores, porque esses clientes estão deixando de abastecer seus veículos nos Postos de Combustíveis e estão aderindo a pequenas e médias instalações nas dependências de suas empresas e recorrendo aos Pequenos Distribuidores, TRR´S e demais empresas que transportam e revendem óleo Diesel no Brasil?

E a resposta é bem simples: em primeiro lugar, porque a maioria dos proprietários de postos não investem em pesquisa de mercado e mal sabem quem são as empresas vizinhas de seus postos que consomem grande quantidade de diesel, por exemplo.

No Brasil, o maior modal de cargas ainda é o caminhão e seus derivados, seja para cargas pequenas, médias ou grandes, sejam elas leves ou pesadas.

E através dos caminhões e dos utilitários que esse transporte acontece, correto? Assim sendo esses veículos se locomovem utilizando o óleo diesel como combustível. Se o Posto de Combustível também comercializa o óleo diesel, temos ai a demanda e temos também a oferta: só não temos um resultado muito satisfatório para a maioria dos Postos, e porque o resultado disso ainda não é satisfatório para muitos Postos de Combustíveis? Simples….

Porque instaurou-se no mercado nacional um paradigma de que o foco dos Postos de Combustíveis Urbanos é apenas a venda da gasolina e do etanol e por esta razão a maioria dos Postos não apresentam preços competitivos para o óleo Diesel.

Além disso, estes postos também não oferecerem condição comerciais que atraiam os clientes corporativos consumidores de óleo diesel localizados no entorno do posto deixando de atender quem que utiliza este combustível para o desempenho diário de seus trabalhos. Esta estratégia deve ter uma atenção especial dos revendedores ao invés de focarem apenas em quem utiliza o óleo diesel para lazer aos finais de semana quando abastecem suas caminhonetes de luxo e saem desfilando pelas ruas de suas cidades.

E nesses quesitos de preço e condições atrativas e diferenciadas para frotistas sou obrigado a concordar com vários desses consumidores reclamantes, pois são raros os postos, principalmente os de perímetro urbano, que ofereçam condições realmente atrativas.

É logico que em função do volume existe sim uma pequena diferença nos preços encontrados de óleo diesel dos Postos em relação aos pequenos e médios distribuidores ou TRR´S, porém, nada que seja muito expressivo, aliás, na maioria dos casos, não é nada vantajoso.

Continue lendo que vou provar o que estou afirmando.

Vejamos aqui um típico exemplo onde não é nada vantajoso para uma pequena e média empresa, abastecer seus veículos internamente e não recorrerem aos postos para fazerem isso.

Diferença de Preço se dilui com os custos de funcionário e para atender todas as normas regulatórias – Em média, a diferença do posto para um abastecimento interno pode chegar de R$ 0,04 (quatro centavos) a R$ 0,08 (oito centavos) por litro de óleo diesel, esses valores podem variar de região para região, mas na média esses são os números que se apresentam, pois sabemos que mesmo em pequena ou média escala, os pontos de abastecimentos de Óleo Diesel dentro das empresas que recorrem ao abastecimento interno precisam seguir na íntegra algumas normas, sejam elas de cunho ambiental, normas de segurança da ANP e normativas de Segurança do Trabalho, caso contrário as empresas que detenham seus abastecimentos internos ficam expostas a multas e autuações dos órgãos fiscalizadores competentes.

Funcionário Dedicado ou Pagamento de Periculosidade – Além disso, essas empresas são obrigados a manter um frentista dedicado em seus Pontos de Abastecimentos. Porém na maioria das vezes isto não ocorre pois com uma pequena ou média demanda a contratação de um funcionário reduziria a vantagem financeira.

Na prática são os próprios motoristas que abastecem seus veículos gerando com isso a obrigatoriedade das empresas em pagarem a esses profissionais 30% a mais sobre a demanda de salário por periculosidade. Isso pode se estender a todos os motoristas dessas empresas principalmente se os tanques não estiverem respeitando devidamente os espaços de seguranças determinados nas leis e nas instruções técnicas para a categoria.

Poderia ficar aqui e discorrer por páginas e páginas sobre o assunto, mas vamos fazê-lo gradativamente a cada postagem, onde traremos novidades e dicas de como aumentar a receita em postos de combustíveis tornado-os mais competitivos com o aumentando vendas e não diminuindo preço.

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Entre em contato comigo que vou ajudá-lo a assumir a liderança em vendas de óleo diesel e aumentar expressivamente a galonagem de seu Posto que na maioria dos Postos é uma mina de ouro abandonada e inexplorada.

Thyago Nogueira é Especialista em Abastecimento, armazenamento e transporte de Óleo Diesel e Arla32, já atuou como Gerente Comercial em duas grandes Industrias do Segmento e atualmente Presta Serviços de Consultoria para Industrias de Equipamentos e Postos de Combustíveis.

Whatsapp: 11 – 97777 – 0590 | E-mail: [email protected]

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