banner descrição de gestão financeira

Nesse artigo vou desmistificar que toda pequena empresa ou pequeno posto que seja, deveria pensar como empresa ou um posto grande.

Em minha experiência no segmento, já muitos donos de postos torcerem o nariz e dizer que Cultura Organizacional ou Corporativa apenas funciona para grandes empresas. Todas as grandes empresas já foram pequenas, o que as levou ao sucesso foram suas atitudes perante a criação de propósitos para o crescimento.

O que é Cultura Organizacional?

A cultura organizacional definirá para seu posto um conjunto de diretrizes para serem estabelecidas, sendo: Missão, Visão e Valores.

Vou abordar na sequencia cada um desses elementos que juntos fortalecem a cultura corporativa de um posto, naquilo que ele acredita e de que maneira quer ser visto pela sociedade.

  • Missão para um Posto de Combustível

Basicamente representa a razão de existir do seu posto. Faça uma pergunta nesse momento: Por qual razão eu sou proprietário de um posto? Porque me dedico? Qual o motivo por ele existir?

Deve existir esse propósito que conduzirá o ambiente do seu posto e engajará de fato as pessoas envolvidas.

  • Visão para um Posto de Combustível

Qual a meta mais audaciosa você planejaria para seu posto atingir em alguns anos? Qual legado você gostaria de deixar para seus sucessores.

Sabe o simples que não é fácil? Isso mesmo, você deve ser audacioso e enxergar seu posto com a visão no futuro. Engajar as pessoas envolvidas no negócio também é fundamental.

LEIA MAIS – Gestão Financeira – Identifique: qual fase seu posto está?

  • Valores para um Posto de Combustível

Como você gostaria de ser visto pela sociedade, seus clientes, funcionários? Pois é, esse também é um reconhecimento da sociedade perante seu posto. Qual a fotografia quer que seu cliente enxergue ao lembrar do seu posto?

Enfim, palavras nobres com definições congruentes, assim deve ser os valores do seu posto de combustível.

Missão, Visão e Valores – Servem Para Fixar nas Paredes?

Isso é que muitos empresários, seja do segmento de revenda de combustível ou qualquer outro segmento. Muito desenvolvem sua cultura e simplesmente não acreditam e não colocam em prática. Você como empresário deve acreditar nesse propósito e com certeza fazer com que seus sócios e funcionários acreditem, pois somente assim seu posto começará a crescer e não apenas funcionar.

Até breve.

banner colunista carlos

Artigo anteriorANP – Gasolina Formulada Atende Padrões, afirma ANP
Próximo artigoDono de Posto. Você se considera um bom gestor?
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here