Desde que os preços dos combustíveis, na década de 90, foram destabelados, o mercado mudou muito, preços de compra e venda passaram a ter uma importância fundamental, para o sucesso do posto.

Com o advento de parte dos combustíveis sendo importados e a Petrobras passando esta atividade para as distribuidoras, e normalmente mais caros, o cenário mudou mais.

Veio a restrição de entrega, por parte das distribuidoras, nas vésperas de aumentos de preços, e o mercado mudou.

Aumentou bastante o nível de roubo de combustíveis, no trajeto entre a base das distribuidoras até o posto, e mesmo este comprando CIF, o prejuízo ficou com o posto.

O nível de adulteração dos combustíveis, se mantém alto, e mesmo o posto não tendo como detectar alguns tipos de adulteração, como mais metanol no etanol, mais metanol na gasolina, solventes etc., S 500 no lugar de S 10, é o posto que fica com as consequências do crime, algumas vezes, até destruindo o ponto.

Algumas distribuidoras têm uma política de preços baixos ao iniciar seus fornecimentos, com menores margens, e ao longo do decorrer do contrato aumentam suas margens, e a solução do posto, é reduzir as suas.

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E por que tudo isto acontece?
Por que o contrato que o revendedor assinou, permite tudo isto?

Porque os revendedores, não investem um pouco, na busca do apoio de um advogado, especializado no setor procurando ajuda antes de assinar um contrato?

São ingênuos ? Acreditam em parcerias? Acham que o serviço de um advogao é caro?
O que acontece?

Muitas vezes, um posto que vende 200.000 litros por mês, compras de  R$ 1.000.000,00 de Reais por mês, em um contrato de 60 meses, que envolve 60 milhões de reais, eles não buscam apoio, mas para assinar um contrato de aluguel, de R$ 5.000,00 por mês e 60 meses, 300 mil reais, não abrem mão deste apoio.

As mudanças acontecem, mas infelizmente, a percepção da mudança e a decisão de mudar, pode chegar tarde demais.

A natureza nos mostra, ha milenios, que não é não é o mais forte nem e o mais experiente que sobrevive, se salva aquele que enxerga e se adapta, para o novo contexto, antes.

Escrito por: Luiz Henrique Sanches


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Sócio proprietário da LHS Consultoria que oferece treinamento em combustíveis, marketing do petróleo, professor e palestrante.

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