O intermediário operacionalizava o compartilhamento de informações entre os revendedores locais de combustíveis

O Tribunal do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) volta a julgar o processo administrativo que tem como objeto investigação de suposto cartel nos mercados de revenda de combustíveis, no Oeste e Serra catarinense, com eventual  participação de pessoas físicas e postos de combustíveis e de uma distribuidora  de combustíveis, com atuação regional.

Segundo a Superintendência Geral do Cade, tais condutas teriam sido praticadas, pelo menos, entre dezembro de 2016 a outubro de 2017, em postos de combustíveis nas cidades de Chapecó, Caçador, São Lourenço, Lajes e Concórdia.

Conforme apontou a Superintendência Geral, o cartel em questão operava através de um intermediário pessoa física, entendido como representante informal de distribuidora de combustíveis, em decorrência de relação direta de parentesco dele com um dos sócios.

O intermediário operacionalizava o compartilhamento de informações entre os revendedores locais de combustíveis. O caso foi remetido ao Tribunal Administrativo com recomendação de condenação de todos os representados, observada a existência de uma colusão do tipo hub-and-spoke.

hub-and-spokes é caracterizado por um acordo entre concorrentes de um mercado (“spokes” ou “raios”) coordenado por intermediários verticalmente relacionados (“hub”), através da troca de informações.

O diferencial do cartel hub-and-spoke para o cartel tradicional está na falta de comunicação direta e horizontal entre os concorrentes, havendo, pelo contrário, uma comunicação indireta, permitida pelas trocas bilaterais dos concorrentes com um player comum externo ao mercado.

CONHEÇA O CURSO QUE VAI TRANSFORMAR A FORMAÇÃO TÉCNICA E OPERACIONAL DOS GESTORES DO POSTO. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

Artigo anteriorGaranta a Conformidade e Evite Multas: Inscreva-se no Curso de Legislação e Fiscalização em Postos de Combustíveis Agora!
Próximo artigoFiscalização do Paraná autua postos de combustíveis por desconformidade em emissão de notas fiscais de resumo – as multas são milionárias.
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here