Estatal vende 30% de suas ações da subsidiaria, que passa a ser controlada pelo setor privado. 

A venda foi realizada para 160 investidores de diferentes países, a exemplo de Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, entre outros.

A Distribuidora é a maior do Brasil, com postos de combustíveis em todos os estados e mais de 27% de participação no mercado .

A Petrobras anunciou a venda nesta nesta terça-feira (23/07) de 30% das ações da subsidiária BR Distribuidora por 8,6 bilhões de reais, reduzindo sua participação na empresa de 71,25% para 41.25%, de acordo com um comunicado enviado ao mercado financeiro Cada ação foi vendida a 24,50 reais.

A participação da estatal na subsidiaria de postos de combustíveis pode ser ainda mais reduzida, para 37.5%, com a colocação no mercado de um lote adicional de papeis nos próximos dias. A arrecadação total pode chegar a 9,6 bilhões de reais.

Com a venda das ações, o controle da subsidiaria responsável pela distribuição de combustíveis passa a estar em mãos privadas.

A Petrobras já havia vendido 28.75% das ações da BR Distribuidora por cerca de 5 bilhões de reais em 2017, quando a subsidiária ainda era 100 % estatal.

Aprovada pela conselho de administração da Petrobras em maio, a venda dos papeis da distribuidora-a maior do Brasil.com.cerca de sete mil postos de distribuição em todos os estados brasileiros e mais de 27% de participação no mercado – faz parte do plano de desinvestimentos da estatal, visando arrecadar recursos para quitar dividas e se concentrar na exploração do pre-sal.

A venda e parte também da visão de um Estado reduzido, seguida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro cuja equipe econômica é liderada pelo ministro Paulo Guedes. No caso da Petrobras, o presidente diz ser a favor de que o núcleo da companhia continue sobre o controle estatal, enquanto defende que algumas de suas subsidiárias sejam privatizadas.

A operação anunciada nesta terça-feira foi tida com um sucesso, com uma demanda quatro vezes maior do que a oferta inicial. Ela só foi possível depois da decisão do STF , que liberou a privatização de subsidiárias de estatais sem a necessidade de aprovação do congresso.

A venda faz parte do programa de desinvestimentos promovido pela estatal nos últimos anos. De acordo com a Petrobras, a venda de ativos de subsidiárias visa “reduzir o endividamento e focar em negócios com menor risco e maior rentabilidade”.

“Buscamos parceiros para ampliar a nossa possibilidade de investir e gerar retorno mais rápido. E vendemos ativos para reduzir a dívida, reequilibrar as finanças da companhia e focar em negócios mais rentáveis. Parcerias e desinvestimentos contribuem, portanto, para o equilíbrio financeiro da empresa”, declarou a Petrobras, em 2018, sobre o programa de desinvestimentos.

“Só uma empresa com equilíbrio financeiro e capacidade de investir pode contribuir para o desenvolvimento do país, gerando riqueza, empregos, dividendos para os acionistas – principalmente a União, que é nosso acionista majoritário -, além de pagar royalties e impostos para municípios, estados e federação”, acrescenta a nota da petroleira.

 

Será o primeiro passo da real verticalização? ANP aprova venda direta de GLP pelas distribuidoras

Se essa moda mega ! Petrobras não pode rescindir contrato com posto de gasolina, decide TJSP

Artigo anteriorANP avalia liberar venda de botijão de gás ‘parcialmente cheio’ e sem marca de distribuidora
Próximo artigoVenda da BR Distribuidora cria negócio inédito no Brasil
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here