Fraudes com cartão de crédito não são novidade entre os consumidores dos mais diversos produtos e serviços disponíveis no mercado. O problema traz prejuízos tanto para o dono do estabelecimento, que fica com sua imagem denegrida, ainda que tenha sido vítima de um golpe, quanto para o proprietário do cartão, passando ainda pelas operadoras.

De acordo com o representante da Redecard, a operadora vem promovendo por todo o Brasil um treinamento gratuito de segurança relacionado ao uso dos cartões. O problema não é exclusividade nem de Pernambuco, nem do setor de postos de combustíveis, disse, apresentando vários setores onde o golpe vem sendo identificado.
O treinamento mostra diversas modalidades de fraudes, inclusive com o comprometimento de terminais eletrônicos de cartão de crédito. A ideia é treinar gerentes e funcionários de postos.
Alguns fraudadores se vestem como técnicos da operadora ou das empresas de Tecnologia da Informação e instalam nos computadores do posto «malwares», um tipo de vírus que captura as informações dos cartões, como números e senhas, disse ele.

Segundo o representante, também é comum o falso técnico instalar aparelhos conhecidos como «chupa-cabra» nos terminais. «O fraudador nem precisa voltar no posto, pois ele capta as informações através de tecnologias wireless», conta o representante da Redecard.

A ousadia é tanta, que já se tem notícia de casos em que falsos clientes literalmente trocam a máquina da operadora, enquanto o comparsa distrai o frentista conversando ou solicitando algum tipo de serviço. Trata-se de um clone, que faz com que o crédito que deveria ser concedido ao posto, caia direto na conta definida pelo bandido. O prejuízo muitas vezes é de um dia inteiro de movimentação.

Cuidados – Colocar adesivos nas máquinas de cartão ou outros detalhes que ajudem na sua identificação é uma boa prática. Pedir a identificação do suposto técnico e confirmar junto ao estabelecimento que ele diz representar também é indicado. Vale ainda estar atento aos procedimentos que forem realizados durante esta visita, e até colocar um cabo ou corrente para que os bandidos não roubem a máquina, incidente que já ocorreu em um posto no Recife.
Autor: Sindicombustíveis – PE

Artigo anteriorFrentista Mulher – Sensibilidade em sua Revenda
Próximo artigoImpressão e arquivo de LMC ainda são obrigatórios
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here