Para a elaboração de uma escala de trabalho, há de se considerar as peculiaridades de cada posto revendedor, tais como a quantidade de funcionários, horário de funcionamento, durabilidade dos turnos, funções dispendidas, dentre outros aspectos a serem considerados com a rotina do estabelecimento.

Em termos jurídicos, no entanto, para que esteja a escala de acordo com as normas legais e convencionadas, os aspectos abaixo relacionados devem  ser considerados:

produtos-curso-pago

A jornada de trabalho deve observar as 8 horas diárias e 44 horas semanais

Observa-se que a jornada pode ser acrescida de horas suplementares, que não devem superar a prestação de 2 horas diárias.  Se as horas extras foram prestadas de modo habitual, integram o salário para todos os efeitos.

O turno de cada funcionário deve ser fixo.

A não observância do turno fixo pode ocasionar o reconhecimento do turno de revezamento ( quando o funcionário trabalha hora de manhã, ora pela tarde, seja dentro da semana ou do mês).  Uma vez identificado o turno de revezamento  serão devidas horas extras  a partir da sexta hora diária.

O intervalo de 11 horas entre as jornadas ( início e fim do turno ) deve sempre ser observado.

O intervalo entre as jornadas, quando não respeitado, pode resultar como horas devidas de forma extraordinária.

Deve haver 1 hora de intervalo para descanso/alimentação todos os dias.

O mesmo ocorre quando não se concede o intervalo para descanso e alimentação, que deve ser obrigatoriamente respeitado, sob pena de ser pago como hora extraordinária, quando constatado o não cumprimento.

A cada 6 horas de trabalho deverá haver descanso no 7º dia e este deverá coincidir com os domingos.

A não concessão de folga semanal ou até mesmo após o 7º dia poderá implicar no pagamento também de horas extras.

A cada 3 domingos seguidos trabalhados pelo funcionário, o 4º domingo deverá ser a folga.

Considerando as diversas autuações da Superintendência Regional do Trabalho em vigência ao cumprimento da Lei nº 10.101/2000, ao período máximo de três semanas deve-se, então, coincidir com a folga com o domingo.

banner-placas-e-epis

A elaboração da escala deve observar a transição dos meses

O respeito a norma deve ser observado entre um mês e outro, quando da concessão de folga, por exemplo. Note-se que a troca de turno ou de dia escalonado de trabalho deve também observar as normas legais ora indicadas, para que os dias trabalhados não ultrapassem o limite legal.

A observância dos itens acima dispostos podem evitar multas, imputadas na autuação do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como evitar o reconhecimento de direitos em demandas juridiciais individuais ou até coletivas.

Por: Dra. Cecília Caldas Neto

Revista Sindicombustíveis Bahia

 

Artigo anteriorQuais são os cuidados que o revendedor deve adotar ao fechar contrato com as distribuidoras?
Próximo artigoQual a hora certa de treinar os funcionários do seu posto de combustível?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia,
    O funcionamento do posto é das 06:00 as 21:00. Com 8 frentista e não estou conseguindo elaborar uma escola com eles e um horário de cipo das 9:00 as 11:00 e das 15:00 as 17:00.
    Como devo agir?

  2. estou necessitando de orietações para criar uma escala para frenstistas. horario de atendimento: 06:00 as 22:00 – carga horaria dia: 08horas (6×1)

  3. Sou frentista, eu trabalhava dois domingos seguidos e folgava no terceiro. Agora meu patrăo disse que a lei mudou, sendo trabalhado com folga ha um domingo no mês ..ta dando ate quatos domingos seguidos trabalhados. Isso pode ?existe essa escala ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here