Relatos tem sido levados aos órgãos de segurança deste a manhã de domingo
A Brigada Militar informa que, desde a manhã de domingo, 18 de maio, tem recebido relatos de tentativas de golpe direcionadas a funcionários que trabalham nos caixas de postos de combustíveis de Marau. Em todas as ligações, os criminosos entraram em contato com os operadores de caixa dos postos, fazendo ameaças e exigindo dinheiro, tentando assustar os funcionários. Ao todo, foram cinco casos registrados em diferentes postos de combustíveis ao longo do domingo.
Modus Operandi
O golpe consiste em ligações telefônicas realizadas ao telefone comercial dos estabelecimentos, nas quais os criminosos se passam por supostos membros de facções criminosas ou utilizam nomes comuns (como “Gustavo”) e afirmam estar nas proximidades do posto.
Durante a ligação, ameaçam diretamente o funcionário do caixa, dizendo que será morto caso não entregue o dinheiro do caixa. Os criminosos informam que um carro passará no local para recolher o dinheiro, criando um cenário de urgência e pânico. Em um dos casos, chegou-se a mencionar que os criminosos estariam em um restaurante vizinho, aumentando o realismo da ameaça.
Felizmente, nas ocorrências recentes, as vítimas não entregaram dinheiro e buscaram apoio da Brigada Militar imediatamente após os fatos.
Possíveis Variações
- Ligações feitas de números com DDD de outros estados (ex: DDD 016);
- Ameaças direcionadas a outros funcionários;
- Descrição de veículos diferentes que passariam para recolher o valor;
- Referência a locais específicos próximos ao estabelecimento, para aumentar o medo da vítima;
- Uso de nomes genéricos como “Gustavo” para gerar familiaridade ou autoridade.
- Orientações aos Comerciantes e Funcionários
Mantenham a calma: É fundamental não agir sob pressão emocional. - Não realize transferências ou entregas de dinheiro sob ameaça telefônica.
- Desligue o telefone imediatamente ao perceber o teor ameaçador da chamada.
- Comunique imediatamente a Brigada Militar, através do telefone 190 ou 54 99909-0190.
- Não comente movimentações financeiras com desconhecidos ou por telefone.
- Oriente todos os funcionários sobre esse tipo de golpe e mantenha os números de emergência visíveis no local de trabalho.
- Registre boletim de ocorrência sempre que houver tentativa ou consumação do golpe.
- Diante dessa nova modalidade de ação criminosa, a Brigada Militar orienta os proprietários e funcionários de postos de combustíveis a redobrarem a atenção e seguirem as seguintes recomendações:
- Bloquear o número: Caso recebam ligações suspeitas com esse teor, bloqueiem imediatamente o número do remetente e comuniquem os demais funcionários.
- Não fornecer informações confidenciais: Os funcionários não devem fornecer informações internas do posto, dados de clientes ou detalhes sobre operações financeiras por telefone.
- Não realizar transações não autorizadas: Nenhuma transação financeira ou procedimento incomum deve ser realizado por solicitação telefônica sem a devida autorização da gerência ou supervisão.
- Reforçar a comunicação interna: Alertar todos os funcionários sobre essa nova onda de golpes e orientá-los sobre os procedimentos de segurança a serem adotados.
- Informar a Brigada Militar: Em caso de recebimento de ligações suspeitas, entrem em contato imediatamente com a Brigada Militar através do número 190, fornecendo o máximo de detalhes possível sobre a ligação.
Fonte: https://www.vangfm.com.br/noticia/brigada-militar-alerta-para-tentativas-de-golpe-a-postos-de-combustiveis/42596
