A comercialização de combustíveis no mercado brasileiro em 2018 ficou estável se comparada ao ano anterior, totalizando 136,060 bilhões de litros (aumento de 0,025% em relação aos 136,026 bilhões de litros registrados em 2017).
Os dados foram apresentados no dia (19/02) pela ANP no Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 2019 (Ano-Base 2018), no Rio de Janeiro.
Na abertura, o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, afirmou que a adoção de preços relacionados à paridade de importação é fundamental para atrair investimentos. “Todos se beneficiam com isso. Queremos, cada vez mais, trazer transparência para o mercado. Precisamos decidir se nós queremos continuar com monopólio, oligopólio, intervenção no mercado, ou se queremos transparência e um mercado competitivo”, disse.

Brasil Postos Negócios
Compra e venda de postos de combustíveis
Compre ou venda postos de combustíveis em todo o Brasil.
Conectamos compradores, investidores e proprietários com segurança, confidencialidade e ampla divulgação para o público certo.

Método Brasil Postos
Seja o dono do seu posto — não o escravo dele
Pare de estrangular o crescimento do seu posto com uma gestão amadora
Profissionalize sua liderança e transforme uma operação presa ao improviso em um negócio que funciona com método.
Você não precisa trabalhar mais horas. Precisa liderar melhor.
Quero mais tempo e lucro →Vagas limitadas por seleção/aplicação.
Academia de Ensino · 16 anos no setor
Sua equipe não nasceu pronta. A gente forma.
Capacitação especializada para postos, da pista à gestão, sem parar a operação.
Cursos online, presenciais e in company para todos os níveis do posto.
Em sua apresentação, o diretor Felipe Kury observou que 2018 foi um ano praticamente estável, mas alguns setores já demonstram recuperação.
“O diesel cresceu 1, 4%, o que é um sinal de retomada da atividade econômica. Também houve aumento na comercialização de etanol hidratado, de 42,1%, e de querosene de aviação, de 7,6%”, frisou.
Houve crescimento de 1,4% na comercialização de óleo diesel B na comparação entre 2018 e 2017, de 54,772 bilhões de litros para 55,558 bilhões de litros. A elevação é resultado da recuperação econômica, tendo como principais indicativos o aumento no licenciamento de veículos novos (ônibus e caminhões) e de venda de máquinas agrícolas.
O consumo de etanol hidratado (combustível), que havia sido de 13,642 bilhões de litros em 2017, subiu para 19,385 bilhões de litros em 2018, uma elevação de 42,1%. O crescimento foi motivado, em grande parte, pelo ganho de competitividade no preço em relação à gasolina C nos estados com maior produção de etanol. A gasolina, por sua vez, teve redução no volume comercializado de 13,1% em relação a 2017, passando de 44,150 bilhões de litros para 38,352 bilhões de litros.
O etanol anidro (misturado à gasolina) acompanhou a queda verificada na gasolina (13,1%). O etanol total (soma de anidro e hidratado) teve aumento de 16,3% em 2018 frente a 2017, de 25,563 bilhões de litros para 29,740 bilhões de litros.

Grupo de WhatsApp
Brasil Postos revendedores
Grupo de WhatsApp exclusivo
Informação que ajuda a melhorar o resultado.
Participe do WhatsApp onde donos e gestores trocam experiências, notícias e práticas de gestão sem vendedores e sem spam.

Brasil Postos Negócios
Compra e venda de postos de combustíveis
Compre ou venda postos de combustíveis em todo o Brasil.
Conectamos compradores, investidores e proprietários com segurança, confidencialidade e ampla divulgação para o público certo.

Grupo de WhatsApp
Brasil Postos revendedores
Grupo de WhatsApp exclusivo
Informação que ajuda a melhorar o resultado.
Participe do WhatsApp onde donos e gestores trocam experiências, notícias e práticas de gestão sem vendedores e sem spam.
A alta nas vendas de biodiesel foi de 25,3%, de 4,302 bilhões de litros em 2017 para 5,391 bilhões de litros em 2018, resultado do aumento da mistura obrigatória ao diesel em março de 2018 de 8% (B8) para 10% (B10).
Ainda segundo os dados divulgados pela ANP, a comercialização de gás liquefeito de petróleo (GLP) recuou 1,0%, de 13,389 bilhões metros cúbicos para 13,257 bilhões metros cúbicos. A redução ocorreu devido o aumento dos preços médios ao longo do ano, apesar do crescimento do PIB Industrial de 3,0%.
Houve aumento nas vendas de querosene de aviação (QAV) de 7,6%, de 6,637 bilhões de litros para 7,144 bilhões de litros, motivada pela recuperação do setor de aviação.
No óleo combustível, a queda foi de 31,6%, de 3,385 bilhões de litros para 2,316 bilhões de litros. O gás natural veicular (GNV) apresentou crescimento de 12,3% no volume comercializado, passando de 5,395 milhões de m³/dia para 6,056 milhões de m³/dia.
As importações dos principais derivados de petróleo reduziram 24,5% na comparação entre 2018 e 2017 devido à combinação da retração na demanda interna e do aumento da produção nacional desses produtos. Para o caso dos biocombustíveis, houve redução de 84% das importações devido ao aumento da produção nacional.
Fonte: ANP

Automação de abastecimento
Diesel em alta? Controle seus custos com combustíveis.
Automatize o abastecimento interno, acompanhe dados em tempo real e identifique perdas na sua operação.
Descubra como automatizar a gestão de combustível da sua empresa.
Conheça a CTA Smart →Fale com um especialista da CTA.
Controle e automação
Estacionamento que gera resultado
Transforme o fluxo do posto em receita recorrente
Automatize o estacionamento, organize o acesso de veículos e aproveite melhor cada oportunidade do seu pátio.
Conheça as soluções para estacionamentos de postos.
Conheça a Sanvitron →Acesse o site do anunciante.
Tecnologia para tanques
Mais continuidade para o seu negócio
Revitalize os tanques do seu posto sem parar a operação
Conheça a solução de revestimento desenvolvida para renovar e proteger tanques de armazenamento.
Avalie uma alternativa à substituição dos tanques.
Conheça a tecnologia ORO →Acesse o site do anunciante.

Dados e inteligência de mercado
Painel de preços de combustíveis
Veja os preços dos postos e das distribuidoras da sua cidade
Compare o preço na bomba com o preço de compra e acompanhe sua praça com dados atualizados todos os dias.

Medição e monitoramento
Controle inteligente dos seus tanques
O sistema de medição e monitoramento ideal para sua operação
Conheça o ELET1-R para medir tanques, acompanhar estoques e apoiar o controle operacional.
Direto do fabricante
Equipamentos para abastecimento
Faça a cotação de bombas de abastecimento Gilbarco
Encontre a solução adequada à operação e solicite sua cotação diretamente com o fabricante.
Quer o seu anúncio aqui? Anuncie na Brasil Postos →
Notícias relacionadas
Governo começa em janeiro os testes para levar o etanol na gasolina a 35%
29 de outubro de 2026
Com Lula reeleito, Vibra vê menos espaço para negociar o futuro da marca BR
29 de outubro de 2026
Posto alvo da PF no Tatuapé reabre com nova rede e promoção de picanha
29 de outubro de 2026
Justiça condena distribuidoras a restituir valores a postos de combusíveis por cobrança abusiva no preço do litro
28 de outubro de 2026
Abastecer no frio não traz economia perceptível, explica professor de engenharia
27 de outubro de 2026
ANP reavalia bomba branca em postos bandeirados, que têm três vezes mais infrações
27 de outubro de 2026
Gasolina Podium falta nos postos, e Vibra admite restrição no fornecimento
27 de outubro de 2026
Reforma tributária pode tornar etanol vantajoso em 22 estados, projeta Datagro
27 de outubro de 2026
Dólar dispara após eleição e petróleo fica 11% mais caro em reais
27 de outubro de 2026Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto
Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.



