A rede de postos Alesat, controlada pela trading anglo-suíça Glencore, deve encerrar 2020 com desempenho melhor que o do mercado nacional de combustíveis em geral, um dos setores que mais sentiu os efeitos negativos das medidas para controle da covid-19 no país.

Segundo o presidente Fulvius Tomelin, a conversão acelerada de postos e o foco reforçado em grandes clientes – os do agronegócio, em particular – contribuíram para o resultado positivo.

Essa estratégia, que é complementada pela expansão dos serviços de conveniência nos postos, será mantida em 2021. “Nos primeiros meses de pandemia, os postos embandeirados enfrentaram muita dificuldade. Mas o crescimento nos grandes clientes e o atendimento aos postos bandeira branca ajudaram a compensar”, contou o executivo, em entrevista ao Valor.

Até outubro, as vendas em volume da distribuidora de combustíveis exibiam alta de 6%, contra cerca de 6% de queda do mercado brasileiro segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Especificamente no segmento de grandes consumidores, a participação de mercado da Alesat, que há dois anos era inferior a 2%, chegou a 3,7%.

Quarta maior distribuidora de combustíveis no Brasil, a ALE iniciou há dois anos a execução do plano de crescimento entre grandes consumidores finais, que podem ser empresas de transportes, locadoras de veículos, agroindústria, mineradoras e outras atividades que demandam abastecimento de frotas e equipamentos.

Nesse período, 144 novos clientes chegaram à carteira, com consumo adicional de 65 milhões de litros de combustíveis – somente em 2020, a adição de clientes chegou a 132.

Hoje, o segmento representa cerca de 10% das vendas da distribuidora. Com a mineira Salum Construções, que atua em infraestrutura e presta serviços para mineradoras no Estado, o contrato de exclusividade firmado neste ano prevê fornecimento de 200 mil litros de combustíveis por mês. Com a Accert Transportes e Logística, que atua em cargas fracionadas em São Paulo, Goiás, Bahia, Piauí e no Distrito Federal, o acordo assinado em 2020 engloba 40 mil litros por mês. Especializada na extração de rochas ornamentais no Ceará, a Vermont Mineração já trabalhava com a Alesat há seis anos e acabou aderindo ao contrato de exclusividade, que prevê fornecimento de 75 mil litros de combustíveis mês.

De acordo com Tomelin, nesse segmento, os clientes demandam mais atendimento e contam com “minipostos” instalados em seus pontos de operação. “O produto precisa estar disponível, no momento em que for necessário. Então, a oferta passa por atendimento em tempo integral, logística e equipe dedicada”, afirmou. A carteira é diversificada, mas o agronegócio se destacou em 2020, sobretudo em Mato Grosso, Goiás e Bahia.

Na avaliação do executivo, a venda de refinarias da Petrobras e a multiplicação do número de fornecedores de combustíveis no país não trarão mudanças significativas para a operação da Alesat.

A rede é grande importadora – entre 15% e 20% do volume que vende é importado – e, na compra de etanol e biodiesel, se relaciona com diferentes vendedores.

“A abertura do refino vai tornar a dinâmica ainda mais positiva. Já estamos estruturados para esse momento”, observou.

Mesmo com o avanço da pandemia, a Alesat manteve o ritmo planejado de embandeiramento de postos, de 150, e pretende repetir essa marca no ano que vem. Hoje, a rede conta com cerca de 1,5 mil postos.

De acordo com o diretor de Marketing e Varejo da distribuidora, Diego Pires de Almeida, um dos desafios impostos pela covid-19 foi na manutenção do contato com as revendas. No início da pandemia, a rede apostou em “lives” semanais com até 30 revendedores, o que garantiu agilidade na adoção de novas medidas.

“Uma das iniciativas foi a adoção do delivery nas lojas de conveniência, e que vai continuar”, contou. Além disso, a distribuidora ofereceu garantia de suprimento às revendas e migrou todo o treinamento para plataforma online. “Já retomamos algumas viagens, mas vamos manter as lives”, acrescentou.

Fonte : Valor Econômico

+++ Chegou o Aplicativo de Checklists Inteligentes Brasil Postos

+++ Digitalize e Controle as Rotinas do Posto e da Conveniência – App Checklist Inteligentes Brasil Postos

Artigo anteriorRede de supermercado inaugura novo conceito de loja em Posto de Combustíveis
Próximo artigoA ANP propicia visualização dos dados de preços de combustíveis em todo país.
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here