banner gif cursos online20

Para que o posto de combustíveis opere de forma eficiente e segura é importante que alguns procedimentos de operação, que incluem a manutenção dos equipamentos, sejam realizados. Como em todos os segmentos ligados à produção, dotados de máquinas e equipamentos variados, é a realização de manutenção cotidiana nos postos de combustíveis que garante, além de segurança, uma produção eficaz, sem perdas e vazamentos permitindo o fornecimento e garantia da qualidade do produto e do atendimento.

Sabemos inclusive que realizar manutenção nos postos de combustíveis requer conhecimento e habilidades especificas, isso porque são vários tipos de manutenção que devem ser realizadas regularmente, já que o sistema de distribuição de combustíveis de um posto de abastecimento tem o seu funcionamento  intimamente ligado a questões como vazamentos, rompimentos, aferições e desgastes na própria estrutura.

Assim, qualquer sistema de implantação de manutenção do empreendimento não pode limitar-se somente ao sistema de distribuição de combustíveis, uma vez que essa é parte de uma estrutura maior, a qual compreende a distribuição, armazenagem, respiros de tanque, retentores de vapores e demais mecanismos de prevenção e contenção de danos ambientais. Atenção especial deve ser dada aos reservatórios de contenção que fazem parte do sistema subterrâneo. É importante sempre mantê-los limpos e garantir que não existam combustíveis em seu interior por longos períodos. Assim, listamos  alguns pontos fundamentais para se atentar na manutenção do posto:

– Limpeza dos reservatórios de contenção

– Limpeza do sistema separador de água e óleo

– Eventuais manutenções na Bomba de Abastecimento.

– Manutenção dos Bicos de Abastecimento

– Limpeza do piso

O melhor gerente do mundo_banner lateralAlém das questões ambientais e de segurança, ainda devemos pensar na manutenção enquanto elemento propulsor da lucratividade do negócio.

Assim, sabemos que o funcionamento interrupto dos equipamentos dos postos de combustíveis é fundamental para garantir o resultado da atividade. Uma bomba fora de serviço ou um sistema de monitoramento defeituoso significa prejuízos relevantes no fechamento das contas e temos hoje a certeza que a única forma comprovada  de  evitar este problema  é a manutenção.

Entretanto, apesar da sua importância, não são todos os postos que se preocupam com esse assunto, obtendo gastos cinco vezes maiores com as próprias correções no futuro. Dessa maneira, ao fazer essa checagem, é garantida mais segurança ao posto, evitando multas e outras despesas posteriormente.

Assim, podemos concluir que a  manutenção em postos de combustíveis é uma forma de garantir que a atividade ficará livre de acidentes e imprevistos que podem fazer com que seus clientes e colaboradores tenham riscos operacionais e de segurança. Para essas situações existem ditados antigos que podem ser aplicados “Prevenir é melhor  do que remediar”. Além dos fatores estruturais existem outras demandas mais simples, mas igualmente importantes: por exemplo, certificar-se de que todos os colaboradores estão devidamente treinados e aptos para as funções que exercerão.

Manter o universo do posto sempre limpo, executando periodicamente um serviços de limpeza das bombas de combustível, que é  um dos equipamentos mais utilizados em um posto, manter sua limpeza e higienização é importante para prolongar sua duração e deixar um aspecto agradável para os clientes. Lâmpadas e quadros de distribuição de energia elétrica devem ser verificados constantemente, bem como todos os equipamentos existentes na instalação.

Limpeza da área em geral, do chão, do ambiente interno e externo do posto também são medidas extremamente importantes, bem como a  manutenção das mangueiras, correias, densímetros, bicos e também dos lacres dos tanques é uma maneira eficiente de prevenir acidentes e surpresas desagradáveis no futuro, além de colaborar com a segurança dos clientes e funcionários.

Manutenção preventiva e corretiva adequada são elementos fundamentais para o sucesso do empreendimento na área de combustível.

 *José Fernandes é administrador, presidente da Dover Corporation na América Latina e  presidente da CSMEPS – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento

Artigo anteriorMeu posto vende até combustíveis – Depoimento de um revendedor.
Próximo artigoBR recupera força da marca após danos da Lava-Jato
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

6 COMENTÁRIOS

  1. Com a manutenção preventiva, para alem de garantir segurança do Posto, a conservação dos equipamentos, aumentamos o tempo de vida útel dos equipamentos, evitando paragens de equipamentos aumentando deste modo a produtividade.

  2. Olá bom dia a todos .preciso de contatos de pessoas que trabalhem em manutenção de bombas de postos pra trocarmos experiências e ideias para melhoria de atendimento e normas que estão sendo implantadas desde uniformes a critérios de documentos a serem apresentados .email [email protected]
    Aguardo vcs .abraços

  3. Boa tarde gostaria de algumas dicas dos amigos, tenho uma empresa de elementos filtrantes, gostaria de saber se em posto de combustivel existe algum filtro industrial se houver tem alguma empresa que de manutenção em relação a esses filtros, obrigado e aguardo um retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here