post_17
Contaminação de águas subterrâneas por postos de combustíveis

 Segundo Andreia Braun (Diretora Técnica da Welten Ambiental) os postos de combustíveis exercem atividade considerada potencialmente poluidora, havendo grande preocupação principalmente com relação a contaminação da água, pois alguns dos compostos presentes nos combustíveis são extremamente tóxicos à saúde humana e podem inviabilizar o uso da água subterrânea em locais afetados pela contaminação do lençol freático.

A água subterrânea sempre foi uma fonte alternativa de abastecimento de água para o consumo humano. Em geral, estas águas são potáveis e dispensam tratamento prévio, tornando-se uma fonte potencial de boa qualidade e baixo custo.
Considerando o potencial de contaminação dos postos de combustíveis, em algumas áreas é necessário realizar a Investigação de Passivo Ambiental, que tem como objetivo caracterizar a presença de compostos de combustíveis e de lubrificantes no subsolo, possibilitando concluir se existe ou não contaminação na área.

A investigação do Passivo Ambiental consiste de coleta de dados básicos da área, reconhecimento da área para um trabalho seguro, locação dos pontos de sondagem e determinação do número de amostras a serem coletadas, coleta de amostras, realização das análises químicas e emissão do relatório.

As amostras deverão ser encaminhadas para um laboratório especializado. Com os laudos analíticos em mãos poderão ocorrer duas situações diversas. Segue abaixo as situações:

Situação 1 : Ocorrerá quando os laudos apresentarem resultados positivos, ou seja, houver detecção de contaminantes no solo ou na água. Caso a situação seja esta, o caminho a seguir será a recuperação da área contaminada (solo e água subterrânea);

Situação 2 : Ocorrerá quando os laudos apresentam resultados negativos, ou seja, não há detecção de contaminantes no solo.

Os maiores problemas de contaminação no caso dos postos de combustíveis são atribuídos aos hidrocarbonetos monoaromáticos, que são os constituintes mais solúveis e mais móveis da fração da gasolina. Estes hidrocarbonetos como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos (orto-, meta-; para-), são denominados de BTEX, e são poderosos depressores do sistema nervoso central, apresentando toxicidade crônica. O benzeno é o mais tóxico de todos os BTEX, podendo causar leucemia se ingerido.

Diversas técnicas vem sendo empregadas com o objetivo de restaurar a qualidade das subterrâneas até níveis de potabilidade, tais como: recuperação do produto livre, biodegradação extração de vapor do solo, remediação pela eletrocinética, oxidação química, bioventilação pela injeção de ar no solo, utilização de lodo para promover subsídios à biodegradação anaeróbica, adsorção em carvão ativado, entre outras.

No Brasil, a gasolina é misturada com álcool (etanol), causando um efeito diferente no deslocamento da pluma de contaminantes em relação ao observado em países que utilizam gasolina pura. Quando o etanol está presente em concentrações altas, os BTEX podem deslocar-se mais rapidamente, além de influenciar negativamente no processo de biodegradação dos BTEX

Andreia Braun (Welten Ambiental) conclui que a prevenção sempre é a melhor opção tanto financeira quanto ambiental, através dos controles ambientais conforme orientação das normas, realizando as manutenções periódicas, executando o monitoramento periódico da água dos poços de monitoramento (ou solo, se este for o caso), para que ao primeiro sinal de anomalia possam ser tomadas as providências cabíveis, reduzindo assim os custos envolvidos no processo de investigação e remediação da área.

Brasil Postos passa a oferecer Assessoria e Monitoramento Ambiental

Em parceria com a Welten Ambiental o Portal Brasil Postos disponibiliza ao setor de combustíveis uma ampla gama de serviços ambientais adequadas à necessidade da revenda.

Artigo anteriorEPI's – Análise dos riscos ambientais em posto de combustíveis
Próximo artigoAusência de licença ambiental pode fechar até 40% dos postos de gasolina
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here