Banner-Topo-Cursos-Todos

Em um posto de revenda de combustíveis existem riscos consideráveis aos quais os trabalhadores estão expostos, destacando a exposição ao benzeno, o risco de incêndio e explosão e exposição aos produtos químicos e ruído do lavador de carros.

Banner EPI'S Categoria

Os componentes presentes na gasolina e no diesel, como os hidrocarbonetos e o benzeno são altamente prejudiciais à saúde, podendo ocasionar, no trabalhador exposto, doenças no aparelho respiratório, pele e olhos, com a possibilidade de evolução até ao câncer.

Devido a grande importância que este tema representa na saúde de todos os trabalhadores dos postos de combustíveis o Portal Brasil Postos apresenta uma análise dos riscos ambientais conforme as atividades desempenhadas por cada função.

Limpeza do Posto: A Limpeza do Posto consiste em limpar as instalações como o escritório, banheiros e área de abastecimento. A utilização de água torna o ambiente de trabalho úmido durante a limpeza, sendo necessária a utilização de calçados impermeáveis, luvas e óculos de proteção para que o trabalhador não fique exposto. Na atividade de limpeza, os produtos utilizados podem expor o trabalhador a agentes químicos e o manuseio de resíduos, como dos banheiros, expõe o trabalhador a agentes biológicos.

EPI's_1

Frentista de Abastecimento: O abastecimento é atividade principal em um posto de combustíveis, realizado pelo “frentista”. O frentista faz a abordagem inicial ao cliente, abastece o veículo, verifica água e óleo do motor, pressão dos pneus e lava o para‐brisa.

O principal agente de risco desta atividade são os vapores exalados no momento do abastecimento podendo ser inalados pelo operador e ocasionar risco de explosão e incêndio.

O pátio de abastecimento possui boa ventilação natural facilitando a dispersão dos vapores e dificultando a formação de atmosfera explosiva. Mas durante o abastecimento a utilização de aparelhos causadores de faísca, como o telefone celular e o uso de cigarro podem iniciar um incêndio ou mesmo explosão.

Os trabalhadores que realizam esta atividade estão expostos diretamente aos combustíveis, seja através dos vapores que podem ser inalados ou mesmo pelo contato direto com o líquido. Além dos riscos citados anteriormente, que podem ser causados pelo contato direto com os combustíveis, existe um agravante, no caso da gasolina, que é o benzeno.

O benzeno é uma substância química altamente perigosa e causadora de câncer. O trabalhador pode ser contaminado por essa substância através dos vapores da gasolina liberados durante o abastecimento e inalados pelo frentista e por contato. Por exemplo, no caso do manuseio de um pano que é utilizado durante o abastecimento para não deixar que o produto escorra pelo carro o colaborador pode entrar em contato direto com o benzeno presente na gasolina.

No abastecimento, se faz imprescindível a utilização de Equipamentos de Proteção Individual para assegurar a saúde e a qualidade de vida do trabalhador.

Para esta atividade é necessária a utilização do calçado de segurança e luvas apropriadas para a proteção contra o contato direto com os combustíveis, além da utilização, ao menos no ato do abastecimento, de protetores respiratórios para evitar a inalação dos vapores dos combustíveis.

EPI's_2

Lubrificação: A lubrificação consiste na troca de óleos e filtros dos veículos automotores. O veículo é elevado por um elevador, sendo que na parte inferior se faz a retirada do óleo do motor. Após esse procedimento o veículo é abaixado ao solo novamente e é colocado o óleo novo e trocados, se necessário, os filtros. Essa atividade não oferece maiores riscos aos trabalhadores, porém, a utilização de alguns EPIs protege o profissional desta área de qualquer possível problema. No momento da abertura da válvula por onde se retira o óleo usado, o colaborador, geralmente, entra em contato direto com o óleo, pois este, muitas vezes escorre pelas mãos do funcionário. O servidor responsável por este serviço usava apenas o calçado de proteção.

Na lubrificação, se faz necessária a proteção das mãos contra os óleos veiculares. A utilização de luva poderia prejudicar ou dificultar o trabalho, portanto, indica‐se a utilização de creme de proteção para as mãos para manuseio de óleos e graxas, além dos óculos de proteção.

EPI's_3

Abastecimento dos Tanques: A atividade de abastecimento dos tanques consiste em descarregar os combustíveis, que são transportados pelo caminhão‐tanque para o tanque de armazenamento do posto. A liberação do benzeno é maior durante a transferência da carga de combustível do caminhão para os tanques reservatórios. Por isso, toda a área de abrangência do posto de combustível é passível de contaminação. Gerentes fazem a aferição do caminhão de combustíveis sem máscara. Alguns usam óculos de proteção e luvas, mas não usam a máscara.

EPI's_4

Medição de Estoque Físico de Combustível: A medição de estoque físico de combustível pode ser realizada manualmente ou através de sistema automatizado.É recomendado que, ao abrir a tampa do bocal de medição do tanque a ser medido o colaborador deverá ficar de costas para o vento para diminuir a inalação dos gases.No sistema manual o funcionário devera introduzir a régua de medição no interior do tanque, tendo o cuidado de descê-la suavemente, na vertical e em contato com a parede do tubo, até encostá-la no fundo do tanque. A régua deve permanecer nesta posição por 2 a 4 segundos.

EPI's_5

Lavação de Carros: O lavador de carros é a área em que o trabalhador está mais exposto aos riscos ambientais e por isso onde se deve ter maior atenção quanto á segurança e proteção.  A presença do compressor de ar, que dá pressão para espalhar os produtos químicos no carro gera altos níveis de ruído. Outro problema da utilização do compressor é a própria necessidade de espalhar o produto, expondo o trabalhador à grande quantidade do mesmo. Há também, a utilização de água em abundância, acrescentando a umidade como agente de risco.

O trabalhador responsável por esta atividade de lavagem dos veículos de fazer uso de óculos de proteção, respirador, luvas e botas, protegendo‐o dos efeitos dos produtos utilizados. Porém, para que se aumente a proteção e segurança do trabalhador é importante que também se faça uso de avental de segurança e camisa de manga longa, para evitar a exposição dos braços.

LEIA TAMBÉM: Atenção! Veja os itens da Portaria do Benzeno que já estão em vigor

EPI's_6

Com objetivo de orientar sobre o uso do equipamento de segurança adequado por função no posto o Portal Brasil desenvolveu uma Cartilha com a indicação específica dos EPI’s obrigatórios considerando o frentista que faz o abastecimento, o responsável pela descarga do caminhão tanque, o responsável pelo controle dos estoques, o trocado de óleo e o funcionário da lavação.

Todos os EPI’S podem ser adquiridos em até 3X e com entrega em todo o país.

Compre agora

Compre agora.

Artigo anteriorCartilha de Orientação sobre o Uso de EPIS em Postos de Combustíveis
Próximo artigoContaminação de águas subterrâneas por postos de combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

11 COMENTÁRIOS

    • Gostei muito das informações prestadas, onde o informante coloca sua sabedoria a serviços do empregador e empregados que lidam com derivados de petróleo, e que necessitam saber dos malefícios causados por estes no dia a dia de trabalho, e terceiros que estaciona seu veículo para abastecimento sem imaginar do risco de explosão, inalação de benzeno e outras substância carcinogênicas. Agradecemos e muito, pela vontade de querer ajudar a todos a refletir sobre a importância dos EPI,s na vida do trabalhador.

    • Bom dia. Pode ser que você esteja com algum problema de visão. Você utiliza óculos de correção de visão (óculos de grau)? Já consultastes um oftalmologista? Quanto ao EPI que estás usando, sugiro conversar com seu gerente para verificar a possibilidade de ser trocado. att.,

  1. Curioso, existe alguma norma que exclua o posto de gasolina de ter a linha de vida, pois nunca ví posto de gasolina com este equipamento para conferencia do tanque na descarga do caminhão tanque. Na distribuidora sei que tem equipamento para subir no tanque e o motorista é obrigado a usar.

  2. No meu posto trocaram as funções de quase todos os frentistas para Lavador de veículos. Isso tudo para que todos possam ir para a lavagem, sendo assim o Lavador pode fazer o Abastecimento de veículos sem que seja troca de função?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here