A sinalização no ponto de venda é fundamental para que o consumidor encontre tudo o que deseja rapidamente, proporcionando uma sensação de conforto e de que otimizou o seu tempo.

No ano passado, participando de uma concorrência para uma rede do ramo de farmácias, fizemos algumas visitas às lojas da concorrência e à rede em questão, para uma compreensão melhor do espaço visual. É interessante verificar que a sinalização de produtos ainda está muito aquém do ideal em um grande número de pontos de vendas e este fato não está restrito a um ou dois tipos de mercado.

lj
Bom Exemplo

Quando entramos na loja e visualizamos a quantidade de produtos expostos, nosso nível de ansiedade torna-se muito grande. Não conhecemos ou conhecemos pouco o lugar, temos uma necessidade a ser atendida, na maioria das vezes temos pressa e, de repente, somos engolidos por uma montanha de produtos!

banner_Leia _também1

+++ LEIA TAMBÉM: Loja de Conveniência – A Experiência de Compra no Ponto de Vendas

Nossa mente deseja conforto. Este nível de ansiedade inicial precisa ser resolvido nos primeiros momentos após nossa entrada na loja. Por isto, existe a necessidade de um padrão de comunicação e de uma comunicação clara e simples, pois o óbvio precisa ser dito.

Seguir uma hierarquia, do maior para o menor, da grande família para um único produto torna-se uma necessidade. Uma boa sinalização proporciona um entendimento do raciocínio por trás da sua organização e facilita o percurso do consumidor dentro da loja. Em seguida, vem a particularidade, a promoção, o produto novo, o preço especial.

lj3
Mau Exemplo

Lembrando, nossa mente deseja conforto, a clareza na organização e exposição, a sensação de limpeza e segurança, o entendimento de “o que está onde”, poderão ser ferramentas muito inteligentes para facilitar a compra e gerar a satisfação do cliente.

Tudo isto e mais o bom atendimento e preços justos poderão ser motivos de boas lembranças, que justifiquem a volta e até mesmo a fidelização deste consumidor.

Qualquer dúvida, estamos à disposição nos contatos abaixo. Obrigada e até a próxima semana!

 Escrito por : 

Juliana Castilho – arquiteta | Contato: [email protected] 21.996199883 | https://www.linkedin.com/in/julianadecastilho/

Flávia Musso – designer | Contato: [email protected]   21.987614788 | https://www.linkedin.com/in/fl%C3%A1via-musso-a3aa0326/

Artigo anteriorArla 32 – Quero produzir e revender no meu posto !
Próximo artigoDistribuidoras manipulavam preços de combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here