Podemos definir a otimização de processos como uma sequência de atividades planejadas previamente, visando uma melhor produtividade e consequentemente melhor utilização dos recursos e redução dos desperdícios.

Essa ação torna-se ainda mais impactante quando pensamos nos manipulados dentro da loja de conveniência, tais como: lanches, tapioca, sucos, salada de frutas, pães, entre outros. 

E como esse processo impacta nas minhas vendas? 

Para facilitar o entendimento, imagine que você vende na sua loja um suco de morango. Se a manipulação ocorrer só no momento do pedido do cliente, o seu atendente vai precisar começar o processo desde a seleção e higienização da fruta, para daí iniciar a produção do suco de morango. 

Agora visualiza esse exemplo, otimizando esse processo produtivo: o seu atendente realiza mensalmente ou quinzenalmente a seleção do morango, sua higienização, realiza o porcionamento e congelamento da fruta.

Percebe que o tempo no preparo desse suco depois do pedido será muito menor?

Suco de Morango – Web Lanches

💲 Vale a pena destacar que o resultado financeiro, na redução do tempo de atendimento desse colaborador que pode atender outros clientes, a entrega do produto para o cliente será realizada de forma mais rápida, é possível garantir a padronização do produto, bem como os custos previstos na sua ficha técnica gerencial. 

🥤 Outras contribuições importantes da otimização do processo produtivo é a garantia da entrega de um mesmo produto, com o mesmo sabor e qualidade, e a redução de desperdício dos alimentos, no exemplo, do morango. 

✔ A implantação de processos otimizados demanda tempo, planejamento, treinamento da equipe e monitoramento após a implantação, mas proporciona diversos benefícios para o seu negócio, entre eles: 

1️⃣ Minimiza a possibilidade de falta de produtos – ruptura 

2️⃣Identifica os gargalos da produção 

3️⃣Define os responsáveis dentro das etapas de produção 

4️⃣Permitir calcular a produtividade por colaborador 

5️⃣Possibilita praticar preços mais competitivos 

6️⃣Mantém a padronização do produto: aparência, quantidade de recheio e sabor 

7️⃣Auxilia na redução de custos e desperdícios 

8️⃣Elimina o retrabalho 

😀 Esse processo além de permitir que a loja de conveniência seja mais produtiva, contribui de forma prática, simples e padronizada para os colaboradores.  

Escrito por Tatiana de Queiroz Campos – Nutricionista, pós-graduada em vigilância sanitária dos alimentos e gestão de negócios, com mais de 20 anos de experiência no varejo. Gestora comercial do Grupo Tria – Consultoria e Treinamento, empresa que atua para implantação dos processos de segurança alimentar e adequação às normas para o setor de food service. 

Grupo Tria – O Grupo Tria – Consultoria e Treinamento é formado por três empresas de consultoria existentes a mais de 10 anos no segmento de prestação de serviços para adequação às normas do setor de alimentos, que em busca de melhoria continua e inovação se uniram, são elas: Adequa Consultoria, Eco Alimentar e Qualy Food.

Lançado em 2018 o Grupo Tria, buscou como grande diferencial o Foco nas Pessoas, ou seja, nos colaboradores dos nossos clientes, desenvolvemos uma abordagem dinâmica e interativa para que os funcionários de cada cliente atendido assimilem e coloquem em prática os conteúdos envolvendo higiene e segurança dos alimentos. 

Fonte: Brasil Postos

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