O assunto “liderança” interessa a um imenso público, seja de líderes (atuais ou futuros) ou liderados, na vida profissional ou pessoal.

Ao analisarmos a nossa trajetória, desde a infância até hoje, pensando em momentos marcantes e de mudanças de rumo, vale fazermos um exercício de reflexão sobre os líderes que tivemos e/ou que fomos nessas fases. E o que isso representou.

É interessante refletir sobre liderança e o papel do líder. O líder é uma pessoa capaz de integrar, engajar e inspirar a equipe na direção de um objetivo comum. Ele assume desafios e garante as condições para que os outros ajam. Dá o exemplo, motiva. 

Um bom líder é aquele capaz de extrair o que há de melhor de seus subordinados. Ele consegue fazer com que seus subordinados acreditem no potencial que têm. E, muitas vezes, o líder enxerga talentos, capacidades e aptidões que nem o próprio liderado sabe que possui. 

Um dos principais papéis do líder é estimular, dar força para que seus liderados tenham autoconfiança e garra para irem além do comum e fazerem muito mais coisas do que eles próprios imaginam. Segundo Abraham Lincoln, “ a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. A outro ex-presidente norte-americano, Harry Truman, é atribuída a frase “A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de fazer.” 

+++ LEIA TAMBÉM: Treinamento Presencial para Gerentes de Loja de Conveniência no Rio de Janeiro em Julho

Um paralelo muito comum que se faz ao buscar definições para o conceito de Liderança é comparar e diferenciar o líder do chefe. Será que há diferença? O chefe atua “mecanicamente”, premiando ou castigando pelo cumprimento ou descumprimento das tarefas e regras por ele estabelecidas. Mandar é sua grande característica. O líder, por sua vez, conquista a sua equipe com carisma e com o exemplo de suas ações, é coerente nos seus atos, comunica-se bem, apropria-se de riscos e desafios, escuta e, principalmente, inspira. Assim ele consegue que a missão seja cumprida. O chefe normalmente impõe. O líder convence. 

Existem diferentes estilos de liderança que influem de maneiras distintas no comportamento dos indivíduos, no desenvolvimento das tarefas e no ambiente de trabalho.

Com base nessa ideia, pare um pouco para pensar: na sua loja de conveniência, você tem atuado como um líder ou como um chefe? Como os seus funcionários o enxergam? O que você tem feito para inspirar as pessoas que trabalham para você? Que exemplos tem dado para que seus subordinados sigam sua conduta? Como tem motivado os colaborados a conquistarem metas? Você tem reconhecido boas ações e emitido feedbacks construtivos? Como é a qualidade da sua comunicação? Todos sabem quais são seus objetivos e regras a cumprir? Você incentiva sua equipe a ir mais longe? O que seus funcionários pensam sobre você?

Ao final de um dia de trabalho, um time liderado por um bom comandante vai para casa com a sensação de dever cumprido e com uma atitude positiva. O trabalho pode ser duro, cansativo ou desgastante, mas se guiado por um líder inspirador tudo fica mais leve. E claro, a probabilidade que os alvos sejam alcançados é bem maior.  Além disso, aumenta-se o grau de retenção de talentos.

Faço aqui essa provocação para que você avalie o seu perfil de comando, corrigindo rumos, se necessário. Às vezes essa autocrítica pode causar desconforto, mas com certeza trará revelações importantes e bons resultados. Olhe no espelho: quem é o líder ali refletido?

(Artigo publicado anteriormente no jornal Diário do Posto)

Giselle Valdevez acaba de lançar um curso para Gerentes de Lojas de Conveniência, no Rio de Janeiro.

Um dia inteiro de imersão na rotina de trabalho do Gerente, suas principais atribuições, tarefas e prioridades, além de reflexões sobre o papel do líder e suas atividades na liderança da equipe da loja.

Não perca essa oportunidade – dia 27 de julho, às 9h, no Dharma Coworking (Rua Visconde de Inhaúma, 50 / 9º andar, Rio de Janeiro).

Giselle Valdevez acaba de lançar um curso para Gerentes de Lojas de Conveniência, no Rio de Janeiro – duas turmas presenciais, uma no dia 20, outra, 27 de julho.

Um dia inteiro de imersão na rotina de trabalho do Gerente, suas principais atribuições, tarefas e prioridades, além de reflexões sobre o papel do líder e suas atividades na liderança da equipe da loja.

Não perca essa oportunidade!

? Inscreva-se PARA A TURMA – 27 de Julho

O curso é presencial e é um intensivo que tem duração de 7 horas. Foi elaborado e será ministrado por mim, Giselle Valdevez. Tenho 30 anos de experiência em varejo de conveniência, conhecendo bem a operação do negócio, as dores e as alegrias da gestão de uma loja.

VALOR – R$ 387, 00 – PRIMEIRO LOTE

Local: Dharma Coworking – Rua Visconde de Inhauma, 50 , 9º Andar , Centro – Rio de Janeiro, RJ

? Dúvidas – Chame no Whatsapp 2197987-3241

Para inscrição e informações?

Artigo anteriorPosto de Toledo no Paraná consegue redução de multa de mais de 1 milhão para R$ 48.000,00
Próximo artigoFidelização de clientes em Postos de Combustíveis: Lições Extraídas do Case de Sucesso da Raia Drogasil
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here