Por que fazer um planejamento de vendas em minha empresa?

Há muitas maneiras de fazer o seu negócio prosperar e aumentar sua lucratividade, mas nenhuma delas é tão prática para gerar renda quanto às vendas. Mas a arte de vender envolve estudos, organização e principalmente planejamento.

Além disso, na gestão de um posto de gasolina uma analogia perfeita é imaginar as vendas como o motor e o planejamento como o combustível. É a partir deste plano de ação que você decidirá o que será feito para aumentar o seu volume de vendas, mas não antes sem analisar uma série de fatores.

Desta forma, aqui você irá descobrir como fazer um planejamento de vendas para o seu posto de combustível.

Portanto, o planejamento de vendas é uma ferramenta que orienta o gestor a conduzir as vendas de um negócio. Este planejamento basicamente consiste nas definições dos objetivos e de como alcançá-los, criando mecanismos para tal.

Como fazer um planejamento de vendas?

Em primeiro lugar, é preciso fazer um check-up dos processos e resultados de vendas do seu posto. A quantas anda o fluxo de caixa, que nada mais é do que a movimentação financeira do seu empreendimento? Suas vendas baixaram durante algum período do ano? Isto está relacionado com questões internas ou influências do mercado? É a partir desse levantamento de dados que você poderá rever ou criar metas.

Uma análise de ambientes também se faz necessária.

Você pode utilizar a Análise SWOT, que nada mais é do que a abreviação em inglês de quatro termos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

  • Quais são os pontos fortes do seu desempenho?
  • Quais são as dificuldades a serem enfrentadas?
  • Quantas as oportunidades no mercado?
  • Quantos problemas eu posso enfrentar?

Tudo isso deve ser combinado com uma boa análise de mercado, na qual você analisará como a política e a economia podem indicar avanços no ano, as ações da concorrência e as oportunidades de crescimento a serem aproveitadas.

O último ponto antes de estabelecer as metas é avaliar o desempenho da sua equipe de vendas.

Certifique-se de que a sua equipe de colaboradores está devidamente capacitada para colocar em prática o planejamento desenhado. O engajamento destes profissionais é fundamental para o plano dar certo.

Assim, portanto, você irá definir as metas e objetivos a serem atingidos. Lembre-se: as metas precisam ser claras e diretas. Elas também precisam ser atingíveis, pois caso você estabeleça algo irreal, você coloca a própria motivação da sua equipe de funcionários em risco. Quando a sua equipe estiver ciente do fluxo a ser seguido, os resultados serão apenas consequência.

Monitoramento de vendas

O sucesso de um planejamento de vendas também depende do acompanhamento dos resultados, e isso só é possível ao determinar métricas de análise. Por exemplo, se você estabeleceu aumentar o número de clientes fidelizados em um determinado percentual, o índice de fidelidade é a métrica que o ajudará a acompanhar os resultados.

Se o objetivo é aumentar o valor médio das compras, você precisa estar atento ao ticket médio. Esse acompanhamento é indispensável para saber se o plano está dando certo e, caso contrário, identificar o que pode ser modificado.

Para fazer isso tudo dar certo, é necessário contar com um sistema de gestão! Conheça o webPosto e surpreenda-se! Agende agora uma CONSULTORIA GRATUITA com um de nossos especialistas e saiba mais. 

Gostou das dicas? Se deseja receber mais conteúdos exclusivos, clique aqui e cadastre-se para receber as novidades do mundo da gestão de postos! 

Gostou deste conteúdo e quer conhecer mais recursos para melhorar a gestão no seu posto de gasolina? Então cadastre-se na newsletter do webPosto!

 

logo Quality Automação

WebPosto e demais produtos são desenvolvidos pela Quality Automação, empresa especializada em soluções de automação para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

vendas@qualityautomação.com | FONE: 3062- 5275

 

+++ 6 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

+++ Como elaborar um plano de contingência para os postos de combustíveis?

+++ Facilite o recebimento em seu posto de combustível com pagamentos via QR CODE!

+++ Diminua fraudes e tenha transparência nos dados com o seu POS integrado as bombas

+++ Como o WebPosto pode te ajudar a gerenciar o financeiro do seu posto e loja de conveniência?

Artigo anteriorO que fazer quando sua loja de conveniência tem muitos problemas com produtos vencidos.
Próximo artigoConheça o Absorvedor Sintético para derramamento de combustíveis na pista
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here