Por que fazer um planejamento de vendas em minha empresa?
Há muitas maneiras de fazer o seu negócio prosperar e aumentar sua lucratividade, mas nenhuma delas é tão prática para gerar renda quanto às vendas. Mas a arte de vender envolve estudos, organização e principalmente planejamento.
Além disso, na gestão de um posto de gasolina uma analogia perfeita é imaginar as vendas como o motor e o planejamento como o combustível. É a partir deste plano de ação que você decidirá o que será feito para aumentar o seu volume de vendas, mas não antes sem analisar uma série de fatores.
Desta forma, aqui você irá descobrir como fazer um planejamento de vendas para o seu posto de combustível.
Portanto, o planejamento de vendas é uma ferramenta que orienta o gestor a conduzir as vendas de um negócio. Este planejamento basicamente consiste nas definições dos objetivos e de como alcançá-los, criando mecanismos para tal.
Como fazer um planejamento de vendas?
Em primeiro lugar, é preciso fazer um check-up dos processos e resultados de vendas do seu posto. A quantas anda o fluxo de caixa, que nada mais é do que a movimentação financeira do seu empreendimento? Suas vendas baixaram durante algum período do ano? Isto está relacionado com questões internas ou influências do mercado? É a partir desse levantamento de dados que você poderá rever ou criar metas.
Uma análise de ambientes também se faz necessária.
Você pode utilizar a Análise SWOT, que nada mais é do que a abreviação em inglês de quatro termos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
- Quais são os pontos fortes do seu desempenho?
- Quais são as dificuldades a serem enfrentadas?
- Quantas as oportunidades no mercado?
- Quantos problemas eu posso enfrentar?
Tudo isso deve ser combinado com uma boa análise de mercado, na qual você analisará como a política e a economia podem indicar avanços no ano, as ações da concorrência e as oportunidades de crescimento a serem aproveitadas.
O último ponto antes de estabelecer as metas é avaliar o desempenho da sua equipe de vendas.
Certifique-se de que a sua equipe de colaboradores está devidamente capacitada para colocar em prática o planejamento desenhado. O engajamento destes profissionais é fundamental para o plano dar certo.
Assim, portanto, você irá definir as metas e objetivos a serem atingidos. Lembre-se: as metas precisam ser claras e diretas. Elas também precisam ser atingíveis, pois caso você estabeleça algo irreal, você coloca a própria motivação da sua equipe de funcionários em risco. Quando a sua equipe estiver ciente do fluxo a ser seguido, os resultados serão apenas consequência.
Monitoramento de vendas
O sucesso de um planejamento de vendas também depende do acompanhamento dos resultados, e isso só é possível ao determinar métricas de análise. Por exemplo, se você estabeleceu aumentar o número de clientes fidelizados em um determinado percentual, o índice de fidelidade é a métrica que o ajudará a acompanhar os resultados.
Se o objetivo é aumentar o valor médio das compras, você precisa estar atento ao ticket médio. Esse acompanhamento é indispensável para saber se o plano está dando certo e, caso contrário, identificar o que pode ser modificado.
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