banner inicial gestão financeira_logo gestão

 Se está difícil manter um capital de giro por trinta dias, imagina por cento e oitenta dias !

Se essa moda pega! Vamos ver a estatística da mortalidade de postos de combustíveis disparar. Daqui a pouco vamos ver “Placares Eletrônicos” com a mensagem: Quer pagar quanto?

Se você pensa que é super herói, está na hora de começar a pensar que você é empresário. Não queira se tornar um super herói, pois vai doer muito.

Vamos Analisar o Parcelamento do Combustível? Em um passado recente já havia me deparado com essa nova modalidade, até tudo bem, apenas um empresário testando uma inovação no segmento e logo mais acaba. Mas não parou por aí, nos últimos dias tenho presenciado cada vez mais essa prática.

Confesso que não estou entendendo mais nada, o empresário reclama que o preço do combustível está alto, apertando o capital de giro e simplesmente me deparo com essa modalidade. O que devo pensar a respeito?

O que mais me espanta é o cliente entrar nessa onda e se endividar, pois isso será acumulativo, ou seja, se o cliente abastecer seis dias consecutivos criará 24 parcelas! Logo mais o dono do posto será responsabilizado pelo aumento de endividamento da sociedade.

Mas é claro, fiz essa abertura para enfatizar que os efeitos colaterais são realmente perigosos.

Quando a Conta Chega Para o Posto? Se você é revendedor e está pensando nessa prática, confesso que o melhor é se afastar dela, a não ser que você mantenha reservas financeiras com valores suficientes para cobrir despesas fixas por pelo menos seis meses.

Pode parecer exagerado, mas não é. Se está difícil manter um capital de giro por trinta dias, imagina por cento e oitenta dias.

Portanto, se você não atender ao pré requisito da reserva financeira, pode parar de pensar e começar encontrar alternativas para conseguir a melhor margem possível dentro da competitividade. Você vai começar e no primeiro mês conseguirá levantar o volume, ficará bem feliz, o problema é partir do segundo mês, quando aquela necessidade de capital de giro anunciada no mês anterior, resolver aparecer.

banner_Leia _também1

E como diz o dito popular: “aí Inês é morta”, não tem mais jeito, já não adianta mais. E isso se resultará em chegar uma conta bem alta para o revendedor, até então inovador pagar.O Revendedor Fará Papel de Empresário? Como sempre digo, a arte de precificar não se resume em seguir concorrente.

Vejo revendedores que gastam mais tempo vendo o que os concorrentes estão fazendo, ao invés de cuidar da gestão e estratégias do próprio posto.

Portanto, basta um concorrente adotar a regar de parcelamento em seis vezes, que o efeito manada começará. A falta de critérios, análises e processos, levam empresários a exterminar o capital de giro em meses. Dessa maneira, o revendedor deve imediatamente começar a pensar como empresário.

Será que imagem destaque curso gestão financeira2revendedor estuda a viabilidade e lastro financeiro para financiar essa operação? Ou somente dará conta, quando perceber que o dinheiro do capital de giro atual sumiu. Mesmo assim, será comum ver centenas de revendedores iniciarem essa prática de parcelar combustíveis em até seis vezes e começarão a se perder no capital de giro.

E ainda tem um agravante, quando o revendedor começar a perceber que o capital está sumindo, começará as ligações para as administradoras dos cartões e começarão a antecipar os recebíveis, o que você já sabe que tem um grande custo, que poderá superar 2% sobre o recebível.

Não Diga Depois que Não Avisamos – E por fim, aos super heróis de plantão, vamos deixar a nossa mensagem: Pense e aja como um empresário, não coloque seu posto em risco de ser exterminado.

Faço um desafio, antes de iniciar uma estratégia suicida destas, sugiro que você se inscreva no nosso Curso de Gestão Financeira Online que desenvolvi em parceria com o Portal Brasil Postos. Neste curso apresento detalhadamente qual o impacto financeiro para cada modalidade de pagamento e também demonstro na prática como calcular a margem de contribuição e o capital de giro.

Até breve.

banner colunista carlos

Se você se interessa sobre o tema Gestão Financeira , clique aqui e acesse nosso BLOG que possui um categoria dedicada a este tema.

Artigo anteriorComo escolher os melhores equipamentos de segurança para o frentista
Próximo artigoCom gasolina cara, posto parcela em até seis vezes no cartão
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here