Gestao_Financeira_Postos

Chegando final de ano, muitos donos de postos começam a coçar a cabeça pensando nos benefícios obrigatórios para seus colaboradores. Dessa forma, como não há incremento de receitas ou entradas de recursos adicionais, a folha entre novembro e dezembro praticamente dobra.

Mas como deve ser a programação financeira para cobrir esses desembolsos? Seria prever apenas no mês corrente ao pagamento? Seria entrar em contato com o banco e pedir um capital de giro disfarçado de empréstimo? Enfim, neste artigo vou explicar como o dono de posto pode se preparar para não ser pego de calça curta.

Décimo Terceiro Salário e Férias: Quando pagar?
Culturalmente e fundamentado em Lei, o décimo terceiro salário deve ser pago entre 20 de Novembro até 20 de Dezembro do exercício corrente, decorrente ao exercício inteiro, compreendendo entre janeiro e dezembro do ano corrente.

Com relação às férias, não há obrigatoriedade em meses específicos, existe a obrigatoriedade em não se acumular dois direitos alcançados do colaborador, exemplo: Caso a data de admissão do funcionário seja 10 de Fevereiro de 2016, a data limite para serem concedidas as férias para o colaborador será 09 de Fevereiro de 2018. Passada essa data, o empregador, no caso o posto, deverá arcar com multas previstas em Lei. Portanto, ter muita atenção e um bom planejamento é essencial para não causar desencaixe do caixa.
O fato é que os donos dos postos não se preparam para esse pagamento e quando da chegada das datas obrigatórias, pode não existir saldo para cumprir esses eventos. Então como proceder? Bom, isso verá a seguir.

Como Se Preparar para Pagar esses Benefícios?
Na área contábil e financeira existe um termo denominado “provisão”, cuja definição compreende prover, reservar ou fornecimento. Tecnicamente cria-se na contabilidade a “provisão de férias e décimo terceiro”.

Essa provisão representa proporcionalmente, a cada mês, o cálculo desses benefícios até aquele determinado mês. Dessa forma, caso o colaborador seja demitido, ou chega-se a hora do pagamento, todo o valor já foi reservado e devidamente reconhecido pelo dono do posto.
Esse evento reconhece a competência desses eventos para efeito de apuração do resultado, em conjunto com a regra do conservadorismo.

Planejamento Mensal é Necessário
Agora que já sabe sobre a provisão, vamos falar sobre como aplicar no planejamento mensal, pois assim podemos chegar ao final de ano de maneira tranquila e sem maiores dores de cabeça para consegui-la, cuja aplicação concederá os recursos necessários para o pagamento dos benefícios.

LEIA TAMBÉM: Cupom x Nota Fiscal. Qual a diferença?

O planejamento compreende realizar o cálculo proporcional daquele benefício individualmente por colaborador. Essa proporcionalidade consolidada após cálculo de todos os colaboradores vai gerar um valor o qual o dono do posto deverá separar literalmente e criar uma reserva bancária. De preferência, depositar em aplicações financeiras com liquidez e resgate imediato, pois assim é possível obter rendimentos de ganhos financeiros, o que poderá ser interessante e amortizar mesmo que seja uma pequena parte do montante.
Porém, o objetivo não é obter ganhos, mas sim, o objetivo é garantir que não haverá falta de caixa ou até mesmo ficar exposto a imprevistos que poderá impedir o pagamento aos colaboradores e isso não será uma boa prática perante os mesmos.

Portanto, muito interessante apurar o valor dessa provisão e criar uma reserva que será desembolsada nas datas correspondentes das férias e décimo terceiro.
Simplesmente faça os cálculos e se antecipe para esses desembolsos, tendo a real noção do desembolso a ser realizado com a segurança e tranquilidade em não falhar com sua equipe, mantendo o foco e equilíbrio dos mesmos nas principais datas do ano em suas atividades.

Até Breve,

Carlos Bispo

Artigo anteriorFederação dos Empregados de Postos de Gasolina entra com Ação no STF
Próximo artigoConsumo de combustíveis crescerá 20% até 2026, prevê a ANP
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here