A Academia de Ensino Brasil Postos realizou uma visita técnica exclusiva para executivos da renomada petrolífera Sonangol, provenientes de Angola.

A visita teve como foco principal o benchmarking em relação à venda de produtos (combustíveis e óleo lubrificante) e serviços para clientes B2B (Business-to-Business).

Equipe de executivos da Sonangol

OBJETIVO DA VISITA – BENCHAMARKING E PROSPECÇÃO DE NOVOS FORNECEDORES

As visitas técnicas e palestras tiveram como objetivo a realização de benchmarking dos processos comerciais e pós vendas utilizados no mercado dinâmico brasileiro de TRR além de buscar novos fornecedores e soluções para os mercados B2B ( venda de gasoil para empresas ) e B2C ( venda de combustíveis para os consumidores finais nos postos da estatal ). 

O evento

A visita técnica da equipe de colaboradores Sonangol teve como objetivo fazer um benchmarking para conhecer os processos de comercialização e melhores práticas de negócios B2B.

O evento foi realizado na cidade de Guarulhos – SP nos dias de 07 a 12 de abril de 2024

1️⃣ Primeiro dia – 07 de abril – Manhã

O primeiro dia iniciou com um evento de boas vindas, apresentação da equipe e diretrizes da mecância do evento.

Na sequência,  tivemos a palestra do Sr. Vinicius Antunes que apresentou o mercado de B2B no Brasil e fez um parelelo sobre o mercado da Angola.

Primeiro dia – 07 de abril – Tarde

A tarde fomos visitar o Sindicato Nacional do TRR ( SindTRR ) e a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores ( Fenabrave ).

Posteriormente visitamos as instalações da empresa Carboroil um dos maiores operadores de TRR do estado de São Paulo.

Visita técnica ao TRR Carboroil
Equipe Sonangol conhecendo as instalações

2️⃣ Segundo dia – 08 de abril – Manhã e Tarde

No segundo dia fomos agraciados como uma palestra de VENDAS & SERVIÇOS ministrada pelo consultor Carlos Trindade.

A tarde visitamos um posto rodoviário ( REDE FRANGO ASSADO ) e depois fomos conhecer as instalações de um fabricante de lubrificantes ( MEZOIL).

Esclarecimento sobre o controle de qualidade dos combustíveis

3️⃣ Terceiro dia – 09 de abril – Manhã

No terceiro dia, tivemos uma palestra com o Sr. Pedro Scomparin Baldi diretor presidente da empresa de equipamentos FILPAR e na sequência outra grande palestra com o Sr. Eduardo Guimarões da empresa Petroinstalações sobre projetos de instalações de TRR.

Ainda na parte da manhã recebemos a palestrante Sr. Tony da empresa TELEMED que apresentou sobre os sistema de medição pneumático e eletrônico.

Terceiro dia – 09 de abril – Tarde

A tarde visitamos a empresa EXCELbr, líder no mercado de calibradores e sistema de medição eletrônica. Na ocasião fomos recebidos pelo Diretor Sr. Carlos Eduardo.

Apresentação sobre os benefícios dos sistemas de medição e monitoramento

4️⃣Quarto dia – 10 de abril – Manhã e Tarde

O quarto dia se iniciou com a palestra do com Sr. Adriano Sanches, sócio administrador do TRR CARBOROIL apresentando os desafios da GESTÃO DIÁRIA de um TRR como foco no rotina operacional, vendas e serviços.

A tarde visitamos a Base de Distribuição do Grupo Torrão onde fomos agraçiados com a palestra magna do CEO, Sr. Delfim Oliveira.

Visita aos tanques de combustíveis das distrubuidoras

5️⃣ Quinto dia – 11 de abril – Manhã e Tarde

No último dia a equipe da Sonangol foi conhecer dois grandes fabricantes de equipamentos para a operação B2B.

De manhã fomos até a WERTCO – fabricante de bombas de abastecimento e, na parte da tarde fomos visitar a ECOBRASIL, indústria fabricante de tanques e equipamentos para instalação.

Equipe conheçando os componentes de um tanque de abastecimento
Equipes Brasil Postos e Sonangol na fábrica da Wertco

Encerramento e entrega dos Diplomas

Finalmente, após uma semana de muito aprendizado, voltamos para o hotel onde fizemos uma breve cerimônia de encerramento onde relatamos nossa satisfação de missão cumprida e agradecemos a oportunidade de realizar o evento da Sonangol.

Sobre a Sonangol 

Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola é uma empresa estatal do ramo petrolífero, responsável pela administração e exploração do petróleo e gás natural em Angola. Tida como a maior empresa de Angola, o Grupo Sonangol é formado por várias subsidiárias, que atuam em diferentes países, principalmente no Congo-Quinxassa, em Cabo Verde (através da Sonangol Cabo Verde) e em China através da empresa China Sonangol Resources Enterprise Ltd.

A Sonangol possui ainda participações em empresas de diversos ramos como bancários, financeiros dentre outros, contando com mais de 30 subsidiárias.


Sobre a Academia de Ensino Brasil Postos

A Academia de Ensino Brasil Postos é uma empresa dedicada ao aprimoramento profissional e ao desenvolvimento educacional no setor de combustíveis, lubrificantes e loja de conveniência. Fundada com a visão de ser um centro de excelência, a academia é referência em oferecer cursos e treinamentos especializados para profissionais que buscam se destacar em um mercado dinâmico e altamente competitivo.
Faz parte do Ecossistema Brasil Postos que possui um marketplace nichado para o mercado de combustíveis e do Blog Brasil Postos que é o principal veículo de informações para o segmento.
Artigo anteriorSindicato dos postos culpa usinas e distribuidoras por alta no preço do etanol
Próximo artigoAutomatizar a Gestão Financeira do seu Posto de Combustíveis: 5 Vantagens e benefícios que irão te convencer
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here