Medida se respalda na Lei Estadual Nº 10816/2016, que determina a presença do equipamento em todos os estabelecimentos da capital paraibana.

O serviço deve ser gratuito. O não cumprimento à notificação do Procon-JP em 30 dias pode gerar processo administrativo, que pode resultar em multa de um quarto do salário mínimo vigente no país, com sua cobrança sendo dobrada a cada reincidência.

Ao JORNAL DA PARAÍBA, o presidente do Sindipetro, Omar Hamad, informou que “o sindicato não foi notificado” e “o que estiver dentro da lei, será cumprido”. O sindicato deve “se pronunciar quando for citado”.

O Procon tem recebido denúncias dos consumidores sobre a indisponibilidade do serviço nos postos de combustíveis da Capital.

O secretário Rougger Guerra explica que o equipamento deve estar em perfeitas condições e em local de fácil acesso e disponibilizado de forma gratuita.

“A princípio, estamos notificando os postos através do Sindipetro-PB para que os estabelecimentos cumpram a legislação em até 30 dias a contar da data do recebimento da advertência”, informou Rougger.

Penalidades por descumprimento

Os postos de combustíveis que não se adequarem à legislação estão sujeitos às sanções previstas na própria lei, como o pagamento de multas.

Rougger salienta que a Lei Estadual 10816/2016 não obriga apenas a disponibilidade do calibrador para o consumidor. O equipamento também deve estar em local acessível e em perfeitas condições de uso.

O não cumprimento à notificação do Procon-JP em 30 dias pode gerar processo administrativo, que pode resultar em multa de um quarto do salário mínimo vigente no país, com sua cobrança sendo dobrada a cada reincidência.

“Essas são as penalidades previstas na Lei Estadual 10816/2016. Vamos ficar atentos para que a lei seja cumprida em sua totalidade”, acrescentou Rougger.

Fonte: Jornal da Paraíba

▶ Você sabe como é feita a fiscalização dos postos de combustíveis? Assista ao vídeo e descubra!

 

+++ Nova Placa Obrigatória – Decreto 10.634 – Compre agora o modelo indicado pela ANP!

Artigo anteriorEntrevista – CEO da Rede Vem Conveniência explica o conceito por trás do nome
Próximo artigoCarros Elétricos: O futuro dos postos de combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here