Você já se perguntou como os combustíveis em grandes obras são estocados? É possível transportar grandes quantidades de combustível para locais com facilidade?

Uma solução versátil para armazenagem e disponibilidade de combustíveis são os módulos de abastecimento, recipientes seguros para líquidos inflamáveis.

Os módulos de abastecimento são constituídos pelas seguintes partes: tanque, bacia de contenção e skid de abastecimento. Estes equipamentos podem variar de acordo com o fabricante e modelo  e buscam fornecer uma gama completa de soluções para o abastecimento de frotas com segurança e facilidade.

Módulo_Abastecimento

Características e parâmetros de projeto

O equipamento normalmente é constituído de aço carbono, garantindo assim uma maior proteção contra contaminantes. Também é importante salientar que o sistema elétrico que opera a bomba, motor, válvulas e mangueira deve ser totalmente à prova de fogo quando em contato com combustíveis inflamáveis.

Outros parâmetros de projeto importantes acerca do equipamento são os diâmetros da mangueira envolvida no sistema, vazão de alimentação, potência requerida do motor e volume total do tanque.

Além da configuração básica do módulo de abastecimento, outros periféricos podem ser contemplados no projeto, como plataformas de trabalho, revestimento interno do tanque, medidores de nível eletrônicos, flanges de tubulações e filtros separadores.

Princípio de funcionamento

O módulo de abastecimento é um tanque que estoca combustível, com a finalidade de abastecimento de frotas, seja para indústrias, propriedades agrícolas, garagens de ônibus e caminhões.

É importante salientar que dentro do conjunto do módulo de abastecimento, existe uma bacia de contenção para que numa situação de risco o combustível não contamine o solo, causando um prejuízo ao meio ambiente.

Para que o módulo de abastecimento alimente um automóvel, por exemplo, o aparato também conta com um sistema de bombeamento específico para esta tarefa. A bomba centrífuga projeta o combustível de dentro do tanque para o automóvel por uma mangueira de abastecimento. Dentro deste sistema também há um filtro separador, que permite a separação da água proveniente de uma eventual contaminação por umidade e de pequenos sólidos do combustível que está sendo bombeado.

Funcionalidades

O equipamento tem como principal funcionalidade o armazenamento do combustível e a dinâmica de atender o usuário em diversos locais. Como o tanque aéreo é envolto por uma bacia de contenção, o módulo de abastecimento é um equipamento bastante seguro.

Deseja fazer uma Cotação de Módulo de Abastecimento ? Entre em contato com nossas consultoras de vendas.

Banner Categoria - Televendas

Artigo anteriorConheça os componentes do Módulo de Abastecimento de Combustível Automotivo
Próximo artigoComo escolher o modelo ideal de Módulo de Abastecimento para a sua frota?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here