Uma gestão eficiente, no seu setor de atuação, engloba uma série de atividades: passa pelo aspecto financeiro, pelo desenvolvimento dos seus funcionários e, também, por meio de um bom controle de frota. Com esses aspectos devidamente monitorados é possível dar passos mais largos rumo ao desenvolvimento da sua empresa.

Para tanto, é fundamental um planejamento para executar na sequência um ciclo produtivo simples e eficaz, e que pode ser constantemente ajustado e monitorado a fim de promover resultados cada vez melhores.

Aguçamos a sua curiosidade? Então, confira a seguir a importância do controle de frota e as nossas dicas para você aplicar esse conceito no dia a dia do seu empreendimento!

O que é o controle de frota?

Muita coisa passa sob a regência do seu controle de frota. E isso se estende não apenas à logística dos veículos, mas ao controle de manutenção dos veículos, as funções distribuídas para cada um  e também os registros dos motoristas.

Por que fazer?

Independentemente do seu negócio e ramo de atividade, é inegável que o controle que você tem do seu fluxo de trabalho pode resultar em eficiência técnica e operacional para melhorar, continuamente, os seus serviços.

No caso do controle de frota, estamos falando diretamente de informações que, compiladas e analisadas estrategicamente, se convertem em mais produtividade com economia e melhoria nos resultados.

Ainda mais quando todo o processo logístico é realizado internamente. Empresas que abastecem as suas próprias frotas dentro da organização têm muito a se beneficiar com essa prática.

Para que você analise o que já pode ser implementado e complementado com as boas práticas dos seus líderes, no tópico seguinte vamos apontar algumas dicas de controle de frota!

Como qualificar ainda mais o controle de frota?

Entenda onde se escondem os custos de sua frota

Começando do básico: cada veículo demanda uma atenção especial, como o consumo elevado de combustível, os trajetos mais rigorosos e também o tempo de rodagem diário.

Isso, consequentemente, se reflete no desgaste precoce das peças e também no consumo de combustível. É por isso que convém ter um controle de frota que monitore, em tempo real e ininterruptamente, todas as métricas importantes para a sua gestão.

Bons exemplos disso são os custos com a manutenção e o acima citado consumo de combustíveis. Por meio desses índices acompanhados constantemente, você descobre quais veículos têm gerado mais custos e, principalmente, aprende a usar esses dados para realizar uma manutenção preventiva e não corretiva, que é muito mais custosa e prejudicial à sua logística.

Vale destacar que essa prática contribui ativamente para que você identifique problemas antes mesmo que eles possam acontecer. Por exemplo: ao saber o momento certo para substituir uma peça, você programa a troca de componentes sem interferir na produtividade da frota. Isso evita que o veículo apresente apresente algum imprevisto entre suas idas e vindas.

  •  

Monitore sua operação

No controle de frota, é fundamental saber por onde os seus veículos transitam. Como havíamos destacado, isso reflete diretamente na eficiência do seu negócio — e de diferentes maneiras. Antecipadamente, por exemplo:

  • sua equipe consegue prever um percurso, ou fluxo de trabalho que atende melhor o negócio;
  • há uma previsibilidade maior em termos de custos operacionais;
  • maior assertividade nas ações evitando assim paradas não programadas dos veículos e consequentemente perda de receita;
  • sua gestão também ganha em flexibilidade conhecendo exatamente as características de trabalho de sua frota;

Sem falar, é claro, que o cuidado e a otimização das suas operações contribui para fornecer uma ferramenta de qualidade aos operadores e motoristas, valorizando assim o bem-estar e a saúde destes colaboradores.

Monitore o desempenho dos condutores

Sua equipe também deve ser avaliada continuamente por dois motivos:

  • ajuda a identificar eventuais problemas em comum entre os motoristas, facilitando os pontuais ajustes para que os colaboradores rendam mais;
  • permite uma avaliação precisa daqueles que rendem melhor, oferecendo o retorno necessário para que você replique aos hábitos dos outros profissionais.

Ou seja, desenvolver os seus colaboradores também faz parte de um bom controle de frota, já que são eles quem transitam nas ruas diariamente.

Estabeleça metas

Ter um bom controle de frota faz com que você acumule todas as métricas associadas aos seus objetivos e necessidades. A consequência direta disso é a facilidade com a qual você pode projetar metas palpáveis e que vão garantir o crescimento contínuo e sustentável da sua organização.

 

Quer ver um exemplo disso aplicado ao seu dia a dia? Com os dados de consumo de combustível da frota, somados às rotas utilizadas pelos veículos, você consegue obter uma média mínima do quanto vai ser utilizado desse recurso em determinados períodos.

Qualquer valor que saia dessa zona previamente estipulada carece de uma atenção especializada, o que ajuda a identificar qualquer tipo de problema — que pode ir desde o vazamento de um tanque, por exemplo, ao desvio e roubo de combustível, problemas operacionais, entre outros aspectos.

Invista em tecnologia e atente-se ao consumo de combustível

Quando falamos em controle de frota, o uso de soluções tecnológicas de ponta e integradas, que se adaptam facilmente à sua rotina, é indispensável.

Neste caso, você pode optar por uma solução que analise, de maneira contínua e em tempo real, todo o seu fluxo de combustível e como ele é consumido.

Veja que, com isso, o monitoramento de todo o abastecimento da frota passa pela sua supervisão — e de maneira automatizada. Com os índices em mãos, sua equipe só tem o desafio de analisar esses dados e, em seguida, tomar uma decisão de maneira ágil e precisa. Isso reduz custos e aumenta a produtividade da equipe.

 

 

 

Clique aqui e faça a cotação Sistema MVC agora mesmo !

 

 

 

 

Acesse o site da EXCELbr para mais informações: https://excelbr.com.br/

Artigo anteriorA associação Plural anuncia o fim das suas atividades
Próximo artigoComo o Rappi pode bagunçar o mercado de conveniência no País
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here