Os postos de combustíveis são locais que oferecem um serviço fundamental para a sociedade, pois são responsáveis ​​por abastecer os veículos que circulam pelas cidades e estradas.

Porém, para que esse serviço seja prestado de forma segura e eficiente, é fundamental que o posto de combustível seja submetido a testes de estanqueidade regularmente.

O que é o teste de estanqueidade

O teste de estanqueidade consiste na verificação da existência de vazamentos de combustível nos tanques de armazenamento, tubulações e bombas de abastecimento. Essa é uma medida preventiva importante, pois a presença de vazamentos pode provocar uma série de problemas, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública.

O teste de estanqueidade é realizado no sistema de abastecimento subterrâneo e detecta possíveis sinais de corrosão ou desgaste dos tanques. Ele é um procedimento necessário para conseguir renovação da licença de operação de um posto de combustíveis, porque também identifica vazamentos e problemas nos dispositivos de sucção e respiro.

+++ LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Explosão ao atender o celular durante medição de tanque com régua. Entenda os riscos

PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER PELA FALTA DA REALIZAÇÃO DO TESTE ESTANQUEIDADE

Um dos principais problemas decorrentes da falta de teste de estanqueidade é a contaminação do solo e das águas subterrâneas. O vazamento de combustível pode se infiltrar no solo e atingir os lençóis freáticos, que são importantes fontes de água para o consumo humano. A contaminação dessas águas pode trazer sérios riscos à saúde pública, pois o consumo de água contaminada pode provocar doenças graves.

Além disso, a presença de vazamentos também pode provocar a emissão de gases tóxicos, como o benzeno, que é altamente cancerígeno. Esses gases podem se acumular em espaços fechados, como galerias de esgoto, e causar sérios riscos à saúde dos trabalhadores e da população em geral.

Outra consequência da falta de testículos de estanqueidade é a perda financeira. Os vazamentos provocam a perda de grandes quantidades de combustível, o que representa prejuízos alcançados para o proprietário do posto. Além disso, a recuperação dos danos causados ​​pelo vazamento pode ser muito cara e demorada, o que pode comprometer a viabilidade financeira do negócio.

Vale ressaltar que, para o empresário, os prejuízos vão desde a da perda de produtos a pesadas multas e reparação do solo contaminado no entorno do posto. Há casos em que até mesmo a população vizinha ao empreendimento é atingida e precisa ser indenizada. Por isso é fundamental para o seu negócio uma solução confiável para assegurar os resultados mais seguros.

+++ LEIA TAMBÉM: O que vai mudar com a implantação do novo RTM para todas as bombas de combustível em 2023? Descubra

O setor de postos de abastecimento é regulado por leis, normas e portarias

A Portaria nº 259 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO regulamenta desde 2009 a Avaliação de Conformidade para o Serviço de Ensaio de Estanqueidade em Instalações Subterrâneas. É preciso segui-la para obter a certificação ISO 9001.

Já a NBR 13784, estipulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, normatiza a forma como são efetuados os ensaios.

A resolução CONAMA 273, já comentada aqui no blog, também prevê a realização de exames periódicos nas instalações e estruturas. A resolução do órgão, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, estabelece diretrizes para o licenciamento ambiental de postos de combustíveis e serviços e dispõe sobre a prevenção e controle da poluição.

Além disso, há legislações de âmbito estadual e municipal que abrangem o teste de estanqueidade para postos de combustíveis. Na maioria dos casos, ele é solicitado a cada 12 meses para tanques instalados há mais de 10 anos e a cada 24 meses para equipamentos instalados há menos de 10 anos.

ONDE É FEITO? 

O teste de estanqueidade é realizado em todo percurso subterrâneo onde exista presença de combustíveis ou gases, que consiste no caminho integral entre a boca de descarga de produto no tanque, todas as linhas que fazem a sucção do produto até a bomba e as linhas de respiro de cada compartimento de tanque.

LAUDOS E TESTES

Laudos atualizados do teste de estanqueidade nos Sistemas de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC) precisam ser apresentados anualmente na renovação do licenciamento.

Eles devem conter detalhes sobre as condições dos equipamentos, o que inclui avaliação da parte molhada (com combustível) e da parte seca (sem combustível). Tubulações e conexões também passam por averiguação. O objetivo é garantir que o líquido contido no reservatório não tenha contato com o meio ambiente.

O teste é ferramenta importante para detectar vazamentos e previne danos ao meio ambiente

Por tudo isso, é fundamental que os proprietários de postos de combustíveis realizem testes de estanqueidade regularmente, seguindo as normas técnicas e protetoras dos órgãos reguladores.

Essa medida preventiva é fundamental para garantir a segurança e a eficiência dos serviços prestados, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública.

Existem diferentes metodologias de teste, mas principalmente o processo envolve a utilização de equipamentos específicos que medem a pressão dos tanques e tubulações.

LEIA TAMBÉM: Teste de Estanqueidade – As linhas do seu posto estão seguras e sem vazamento?

O primeiro passo é esvaziar completamente os tanques de armazenamento. Em seguida, as tubulações e as bombas de abastecimento são lacradas, para impedir que haja entrada ou saída de ar ou de combustível. Depois, é realizada a injeção de uma pressão pré-determinada nos tanques e tubulações. Durante o teste, é feita a leitura da pressão dos tanques e das tubulações em intervalos de tempo preestabelecidos, para verificar se há perda de pressão.

Se a pressão se mantiver constante durante todo o tempo de teste, isso indica que não há vazamento. Caso haja perda de pressão, é necessário identificar a localização do vazamento e tomar as medidas corretivas.

Existem diferentes tipos de equipamentos que podem ser usados ​​para realizar o teste de estanqueidade, como bombas de ventilação, medidores de pressão digital e equipamentos de ultrassom. Cada tipo de equipamento tem suas particularidades e a escolha depende do tipo de teste que será realizado e da capacitação do técnico responsável.

Vale ressaltar que a realização do teste de estanqueidade deve ser realizada por profissionais habilitados e habilitados, seguindo as normas técnicas e ambientais protegidas por órgãos reguladores.

A periodicidade do teste também varia de acordo com a legislação de cada estado.

A realização do teste de estanqueidade é fundamental para garantir a segurança e a eficiência dos serviços prestados pelos postos de combustíveis.

VAI CONSTRUIR OU REFORMAR SEU POSTO?

APROVEITE TAMBÉM OUTRAS OPORTUNIDADES DE FAZER A COTAÇÃO DIRETAMENTE COM O FABRICANTE. 

+++ FAÇA COTAÇÃO DE TANQUES ECOBRASIL NA LOJA VIRTUAL BRASIL POSTOS

+++ FAÇA COTAÇÃO DAS BOMBAS WERTCO NA LOJA VIRTUAL BRASIL POSTOS

+++ FAÇA COTAÇÃO DE CAIXA SEPARADORA DIRETAMENTE NA LOJA BRASIL POSTOS

+++ FAÇA COTAÇÃO DAS BOMBAS DE ABASTECIMENTO GILBARCO NA LOJA BRASIL POSTOS

Artigo anteriorIntegração de Pátio para Redes de Postos: Conheça uma estratégia para fidelizar mais clientes e entregar valor.
Próximo artigoTanques trocados: Como lidar quando o caminhão tanque descarrega no lugar errado
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here