Sim amigo(a) revendedor(a) e comprador(a), acordamos no último sábado (13) com uma notícia devastadora para o mercado de petróleo mundial, o bombardeio a instalações de processamento de petróleo na Arábia Saudita, que é um grande produtor de petróleo.

Como esperado o mercado econômico em pavor começou a precificar isso nas ações da commodity mundo a fora, e logo na madruga de domingo para segunda os mercados de ações asiáticos já acumulavam alta de 13% no barril do petróleo (Brent) fechando a segunda feira (16) com alta de 14%.

Logo você pode me perguntar: “Mas, Bruno! O que nós temos a ver com isso? A Petrobras disse que não vai aumentar no curto prazo os combustíveis”.

Entretanto, você percebeu que o estrago já foi feito e a produção Saudita pode demorar 3 meses para voltar aos mesmos níveis de antes, e a menor oferta de petróleo no mundo resultará em aumentos nos preços do petróleo e dos combustíveis até o final do ano.

Agora eu pergunto, você está preparado para isso? Veja, por mais que a Petrobras diga que não elevará o preço neste momento, mas o fato é que desta semana não passará, pois é impossível para os interesses da Petrobras e da política de preços e paridade manter uma atitude executiva contrária a política que ela mesmo implementou, isso se torna demagogia, e por mais que existam os caminhoneiros e a opinião pública estamos falando de um acontecimento geopolítico, que não poderia ser previsto.

Para você entender como é inevitável o viés de aumento, hoje a gasolina nacional está R$ 0,27/L abaixo do mercado internacional e o diesel R$ 0,07/L abaixo, e a regra de paridade rege que os preços dos combustíveis nacionais precisam estar em paridade com o preço dos produtos internacionais, sobretudo o Óleo Diesel.

O segredo da compra está em saber o momento certo de comprar e de esperar, assim como o mercado de ações comprar combustível é como investir na bolsa, um dia antes ou um dia depois pode te fazer ganhar ou perder muito.

Por isso, pense nisso: Você tem conseguido comprar combustível de forma consciente analisando todas as variáveis, as tendências, ou está seguindo puramente o nível de estoque e de venda? Eu diria que hoje é um bom momento para comprar e encher seus tanques. Pense nisso!

Boa Semana.

Artigo anteriorPão de Queijo – O Símbolo Nacional das Lojas de Conveniência no Brasil
Próximo artigoCentenas de Postos já recuperaram impostos sobre a folha de pagamento. Descubra se você tem $ a receber.
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here