Quando desejamos saber se uma empresa está indo bem, logo vem a nossa mente a palavra LUCRO. É como se apenas ter lucro fosse o suficiente para ser saudável financeiramente. 

E existem ainda aqueles gestores, à frente de empresas do varejo de combustíveis, que focam seus esforços em gerenciar APENAS a margem bruta do produto (aqueles centavinhos entre o preço de venda e compra dos produtos).

E infelizmente somente se preocupar em ter lucro não é o suficiente para garantir a perpetuidade de um negócio. Claro que medir e manter a lucratividade é algo realmente importante, mas além disso são as estratégias relacionadas à estrutura de capital que garantem a solidez financeira de uma empresa a longo prazo.

O lucro é uma medida de desempenho de curto prazo, quanto lucramos em determinado momento.

Ele é um importante indicador de como estamos performando em determinado período, em uma análise mensal por exemplo. Tem uma relação direta com as vendas – quanto lucrei do que vendi!

Já a análise do caixa nos permite avaliar o uso do dinheiro que lucramos. Então se houver lucro, mas utilizarmos este lucro de forma incorreta, vai faltar caixa.

E são muitos os casos de postos de combustíveis, que tem um bom atendimento, chegam até ter um bom volume de vendas, uma margem adequada, mas não se mantêm sólidos por não saber administrar o caixa. Investiu mais do que podia, não reteve o capital de giro ou fez retiradas indevidas.

Só ter lucro não basta! É preciso saber cuidar do dinheiro gerado também. Então, muito cuidado para não se perder nas armadilhas do mundo dos negócios. 

Para isso não acontecer com você, sugiro direcionar as estratégias para uma visão de longo prazo baseada no olhar econômico (lucratividade) e financeiro (caixa e capital).

Fez sentido para você essa reflexão? 

+++ Conheça os serviços de Consultoria Financeira da Academia de Ensino Brasil Postos

Ampliar os negócios, os lucros e a produtividade é desejo de muitos empresários. Para que você esteja pronto para ampliar a sua lucratividade é necessário fazer uma avaliação constante dos resultados, implantação de processos administrativo-financeiros e definição de estratégias. 

Dica Bônus: A Roma Business é especialista em gestão econômica, financeira e processos administrativos-financeiros, ter ao seu lado um time de especialistas pode ser mais viável do que você imagina. Busque profissionalizar a sua gestão e os processos, não acredite que isto é somente para empresas de grande porte. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

? Assista ao vídeo ?

Autora Rosane Machado – @rosanefinancas

Sobre a autora: É empreendedora, Professora de MBAs, Palestrante, Mentora e Consultora empresarial. Mestre em Controladoria e Finanças.  Contadora. Atua há mais de 20 anos com gestão financeira e governança, em especial em empresas familiares. Autora de livros e artigos sobre gestão.

É fundadora da Roma Business Consulting @romabc @romabusinesscollege. Possui atuação focada nas melhores técnicas e estratégias para profissionalização e governança das empresas. Já auxiliou mais de 500 empresários a impulsionarem seus empreendimentos nas consultorias de gestão e ensinou mais de 10 mil alunos. 

Pop_Up_Planilha

Artigo anteriorBombas de combustível terão novos modelos de padronização
Próximo artigoLIVE do Curso de Gestão Financeira para o Varejo de Combustíveis – HOJE às 18 Horas
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here