O controle ambiental em postos de combustíveis representa uma das maiores ameaças ao negócio. A falta de ações para orientar, corrigir e fiscalizar as atividades que afetam ou possam afetar o meio ambiente pode ocasionar um passivo ambiental que, em muitos casos, resultam até no fechamento do posto.

As operações de controle dos efluentes líquidos, emissões atmosféricas e resíduos sólidos gerados pela atividade devem ser monitoradas de forma a atender a fiscalização e, principalmente, reduzir ao máximo os impactos sobre o meio ambiente resultantes desta atividade que tem características poluidoras.

GIF-HOME

O alicerce do controle ambiental se dá através de três princípios básicos: o licenciamento, a fiscalização e o monitoramento. O licenciamento é o instrumento de controle preventivo, que usa de diversas ferramentas que possibilitam a prevenção ambiental, subsidiando o órgão de controle a decidir sobre a melhor alternativa a ser definida num empreendimento de modo que minimize os impactos ambientais.

A fiscalização é um instrumento de correção, que tenta reparar um dano ou um potencial de risco de degradação ambiental.

Já o monitoramento é o instrumento que estabelece o elo entre o licenciamento e a fiscalização. É a partir dele que o órgão de controle estabelece as metas a serem atingidas pelo empreendedor do ponto de vista de manutenção da qualidade ambiental, ratificando as exigências do licenciamento para subsidiar uma boa ação fiscalizadora.

Para ajuda-los o Portal Brasil Postos desenvolveu um Check List de Controle Ambiental onde listamos os principais pontos que devem ser checados para a regulamentação do seu posto.

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

Artigo anteriorShell desenvolve aplicativo para facilitar pagamento e fidelizar cliente
Próximo artigoConta de luz de maio terá bandeira tarifária vermelha
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here