Raízen, Tupinambá, entre outras empresas trabalham para uma grande transformação em infraestrutura no país

As companhias petrolíferas sabem que a matéria prima do seu produto é um recurso finito. Na Europa e Estados Unidos já é comum ver grandes empresas do ramo do petróleo demonstrando interesse e apoiando a mobilidade elétrica.

Eletroposto da Shell em Londres tem espaço de conveniência e deverá servir de base para o que teremos no Brasil
Eletroposto da Shell em Londres tem espaço de conveniência e deverá servir de base para o que teremos no Brasil – Divulgação/Shell

No Brasil, o cenário de carregadores elétricos ainda é impulsionado por fabricantes de automóveis que oferecem veículos elétricos e algumas parcerias de estabelecimentos, como shoppings, em regiões nobres que oferecem carregadores para seus clientes.

Partindo do princípio de alinhar sua operação com o futuro, a Raízen e a Plataforma Capital lideram um investimento de R$ 10 milhões na Tupinambá Energia, startup focada na operação de postos de recarga , com fornecimento de carregadores, softwares, aplicativos e serviços relacionados à recarga de veículos elétricos.

LEIA TAMBÉM: Posto do futuro’ terá jardins, academia e lojas, menos gasolina

A Tupinambá oferece uma plataforma digital que integra uma rede de pontos de recarga e facilita a vida dos usuários de veículos elétricos , devido aos mais de mil carregadores registrados e seu sistema. Além disso, ainda oferece o diferencial de disponibilizar painéis publicitários em suas estações.

+++ Acesse o Canal Brasil Postos no Youtube e acompanhe conteúdos exclusivos 

Esse investimento da Raízen na Tupinambá pode render à Shell, que é representada no Brasil pela Raízen, seus primeiros eletropostos no país e alinhar o mercado brasileiro com outras praças da Shell ao redor do mundo.

Embora o carro chefe da Raízen seja o etanol , a empresa imagina que o combustível poderá continuar sendo utilizado no Brasil juntamente com outras fontes de energia renováveis.

Conforme Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen,

“o etanol é e continuará a ser protagonista na transição energética , pois é um combustível de fácil implementação em veículos leves e com infraestrutura já estabelecida”.

+++ LEIA TAMBÉM : Loja de Conveniência é a bola da vez

Ainda segundo Rebello, “há diversas empresas interessadas em compor uma frota com  veículos a etanol e elétricos , e a Raízen está pronta para atendê-los. Nosso objetivo é ser líder na oferta de infraestrutura de recarga com energia renovável”, completou o executivo.

A meta da Shell é instalar cerca de 2,5 milhões de carregadores em todo o mundo até 2030. Na Argentina, onde também é representada pela Raízen, a Shell deverá ter seu primeiro carregador nos próximos meses, apesar de ter um mercado de híbridos e elétricos menor que o brasileiro.

Para efeito de comparação, em 2020 e 2021, a soma de elétricos e híbridos vendidos na Argentina foi de 8.254 veículos, o mercado brasileiro vende anualmente uma quantidade maior desde 2019, e superou esse número no primeiro trimestre de 2022.

Em outros países, principalmente na Europa, a Shell já oferece uma estrutura mais robusta, como acontece na Inglaterra, onde recentemente foi inaugurado o “Shell EV Hub”, um centro de recarga para veículos elétricos com 12 carregadores.

Construído onde funcionava um posto de gasolina e diesel da própria companhia, o eletroposto conta com nove carregadores ultra-rápidos do tipo CCS, e três do tipo ChaDeMo, e ainda tem com um espaço de conveniência, onde clientes podem esperar enquanto seus veículos carregam.

Para instalação de uma rede de recarga rápida é preciso um grande investimento e uma estrutura adequada
Para instalação de uma rede de recarga rápida é preciso um grande investimento e uma estrutura adequada

No Reino Unido esse movimento faz sentido, já que entre janeiro e abril deste ano, já haviam sido vendidos 77 mil veículos 100% elétricos por lá (ante 12.976 no Brasil).

Para Clemente Gauer, advisor da Tupinambá Energia , um movimento parecido com o realizado pela Shell em Londres não é algo muito distante da realidade brasileira. “Observamos o sucesso das estações rápidas em metrópoles como São Paulo sempre com baixíssima ociosidade”, comentou Gauer.

“As estações de recarga rápida nas cidades serão pontos estratégicos para um bom café e uma breve pausa de 10 minutos, tempo este, hoje já mais que suficiente para se percorrer uma centena de quilômetros“, completou ele.

Para Rebello, da Raízen, a situação é mais complexa, e a instalação de pontos de recarga demandará muito estudo sobre a necessidade dos clientes de cada localidade. “As necessidades dos consumidores de veículos elétricos são diferentes dos de combustível líquido. É preciso fazer uma análise cuidadosa sobre os diferentes momentos de abastecimento e demandas de cada região”, disse o executivo.

Hoje a Shell conta com uma estrutura de mais de seis mil postos de combustíveis em todo o Brasil e instalar pelo menos um carregador elétrico em cada posto poderia acelerar a adesão à mobilidade elétrica no país, mas Gauer acredita que os estabelecimentos irão responder à demanda, e não se antecipar a ela.

Carregador instalado em posto de combustível tradicional pode ser opção ideal para os consumidores
Carregador instalado em posto de combustível tradicional pode ser opção ideal para os consumidores

“O custo de uma estação de carga rápida ainda é elevado e a infraestrutura elétrica em algumas localidades pode encarecer o projeto. Porém, a medida que a frota se converter à energia elétrica, os postos farão o mesmo. Enxergamos este movimento na Europa, especialmente na Noruega e sabemos que o mesmo deverá acontecer no Brasil, concluiu o executivo da Tupinambá”.

Para Rebello, a dificuldade é conciliar o formato que os postos tradicionais possuem, com o formato que os elétricos necessitam. “Após definir o local que irá oferecer a melhor experiência para os clientes de veículos elétricos , a principal barreira é conciliar o formato do posto convencional com as vagas para recarga elétrica e a capacidade de carga elétrica local”, explicou ele.

Porém, Rebello afirma que a Raízen e Shell irão usar da expertise adquirida em outros mercado para implementar da melhor forma sua estrutura no Brasil. “Estamos reunindo aprendizados de mercados globais em que a Shell atua que serão facilmente replicados, otimizando a implementação de pontos de recarga”, revelou.

eletrificação dos veículos é tendência no mundo inteiro, seja por desejo de clientes ou pressão de governos por medidas ambientais mais restritivas. O aumento de número de eletrificados mostra que a tendência também chegou ao Brasil , mas ainda é muito distante do grande público.

Você, leitor, acredita que o Brasil terá algum dia um grande número de eletrificados pelas ruas?

Fonte: Carros IG

? Assista ao vídeo e conheça o primeiro marketplace voltado para o segmento de postos,e energia e empresas frotistas. ?

 

Artigo anteriorAnálise Jurídica da Suspensão do Self-Service pelo TRF-4
Próximo artigoVibra e Americanas criam novo modelo de loja autônoma para postos de combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here