Um concurso internacional de design pediu que os concorrentes projetassem como serão os postos de combustível no futuro, quando os veículos elétricos forem maioria circulando nas ruas.

A ideia vencedora aposta em um lugar com academia, jardins e painéis solares – menos o que é usado para abastecer atualmente – gasolina, álcool ou gás.

Posto do futuro terá jardins, academia e lojas, menos gasolina (Foto: Divulgação)
Posto teria até painel para captação de energia solar

O projeto ganhador, do arquiteto James Silvester, de Edimburgo, na Escócia, prioriza a experiência sobre a conveniência: enquanto aguarda o tempo necessário para recarregar uma bateria – cerca de meia hora a mais do que um abastecimento da forma como é feita hoje – o motorista pode descansar, relaxar e até explorar o local.

Posto do futuro terá jardins, academia e lojas, menos gasolina (Foto: Divulgação)
Forma oval permite ser instalado em diferentes espaços

No prédio linear em formato oval, portas de carregamento circundam o perímetro e, no centro, há um espaço semelhante a um shopping composto por lojas, venda de comida e bebida, um pequeno jardim cheio de plantas e espaço para realização de exercícios e massagem terapêutica para ajudar os motoristas a fazerem uma pausa na estrada.

O sistema modular permite que o posto seja instalado em locais de diferentes tamanhos. A Parkland, operadora canadense de postos de gasolina com 3 mil em operação em 25 países e principal patrocinadora da competição, planeja começar a construir unidades nos moldes da ideia vencedora.

Posto do futuro terá jardins, academia e lojas, menos gasolina (Foto: Divulgação)
Estrutura usará materiais sustentáveis, como madeira

“É preciso oferecer às pessoas algum tipo de destino ou experiência única que possa mantê-las entretidas. Se eu estivesse em um carro por 40 minutos em um posto de gasolina, estaria arrancando meu cabelo no final“, diz Silvester ao site “Fast Company”.

Posto do futuro terá jardins, academia e lojas, menos gasolina (Foto: Divulgação)
Jardim e área de convivência para passar o tempo

O vice-presidente sênior de estratégia e desenvolvimento corporativo da Parkland, Darren Smart, concorda. “Não há dúvida de que a mobilidade está começando a eletrificar. Mas as estações de carregamento atuais estão localizadas em pontos desinteressantes, fora de mão e, em alguns casos, inseguros. Isso é agravado pelo fato de que um motorista precisar permanecer por 20 ou 30 minutos para carregar o carro. É uma combinação ruim”.

Posto do futuro terá jardins, academia e lojas, menos gasolina (Foto: Divulgação)
Também é possível se exercitar na academia

+++ Acesse o Canal Brasil Postos no Youtube e acompanhe conteúdos exclusivos 

Segundo Silvester, as estruturas também podem ser instaladas perto de mirantes ou trilhas, dando aos viajantes a chance de ver melhor o local em que pararam, e não apenas o interior de uma loja de conveniência.

“Muitos desses lugares você apenas passa, mas nunca conhece. Então é uma oportunidade”.

Posto do futuro terá jardins, academia e lojas, menos gasolina (Foto: Divulgação)
Empresa canadense pretende instalar algumas unidades

As unidades devem ser construídas com materiais sustentáveis, ​​como madeira e pedra, e telhado capaz de receber painéis solares. O projeto foi escolhido por um júri internacional de arquitetos, designers e defensores de veículos elétricos, e o ganhador faturou o prêmio de US$ 19.600 (cerca de R$ 103 mil na cotação atual).

Fonte: Casa Vogue

+++ LEIA TAMBÉM : Loja de Conveniência é a bola da vez

+++ O que a Academia Brasil Postos pode fazer por você e sua equipe. Descubra!

Conheça as Mentorias Online da Academia Brasil Postos 

+++ Lançamento da Mentoria para Loja de Conveniência. Início em Agosto !

+++ Programa de Mentoria 360º em Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência – Inscrições Abertas

Artigo anteriorBolsonaro apoia caminhoneiros sobre cobrança para pernoitar
Próximo artigoPague Menos adota rede de lockers da Clique Retire
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here