Devido à alta na demanda de carros elétricos no Brasil, o Governo Federal está desenvolvendo um programa dedicado à melhoria da infraestrutura desses veículos, com previsão de vigorar no início de 2024.

Segundo a Folha de S.P., o projeto deve se chamar “Corredores Sustentáveis”, e terá como foco a expansão dos carregadores pelo país.

Imagem mostrando um carregador de carro elétrico

 

O incentivo da causa, além dos consumidores terem o interesse em trocar seus veículos por veículos elétricos, também se deu pelas poucas estações de abastecimento nas estradas e cidades.

Em exclusividade à Folha, foi afirmado que empresários e representantes do setor foram informados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) de que o programa está em sua fase de construção, mas não deu muitas informações do processo, apenas afirmou que ele não entrará na segunda fase do Rota 2030.

A Rota 2030, ou a Lei 13.755, “é uma remodelação do extinto programa de incentivo, Inovar Auto”, segundo o site do programa, no qual “previa uma redução significativa do IPI na venda do veículo”.

Na estrutura da segunda fase, o Rota 2030 tem como objetivo além de ser renomeado como “Mobilidade Verde”, aumentar a eficácia no setor automotivo.

Corredores Sustentáveis: Quais serão os próximos passos?

O objetivo para as próximas etapas do projeto, é primeiramente levá-lo à Casa Civil, para que seja incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para que dessa forma o projeto ganhe prioridade e conte com os recursos da União.

No entanto, o presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Ricardo Bastos, disse que o governo deverá dar previsibilidade aos investimentos, mas não em termos financeiros, visto que essa parte já será feita por empresas privadas do setor.

“Acho que as empresas vão ter mais segurança jurídica e mais compromissos também de que esses corredores que atravessam cidades e estados vão ter segurança jurídica sobre a cobrança de tarifas, tributação, instalação.”

Segundo o senador e Presidente da Frente Parlamentar pela Eletromobilidade, Rodrigo Cunha (Podemos-AL), “a necessidade de se ter hoje no Brasil mais postos de recarga é um dos assuntos mais mencionados por quem está pensando em comprar um automóvel [elétrico].”

Autor: Vitória Pitanga

Fonte: https://www.moneytimes.com.br/

Artigo anteriorCarro elétrico: quanto tempo leva para recarregar a bateria?
Próximo artigoMicrofranquia Maria Gasolina: com expansão de 50 para 130 franquias em oito meses com lucratividade entre 20% e 25% ao mês
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here