O melhor gerente do mundo_banner central

O que tem mais qualidade, uma caneta Montblanc ou uma caneta Bic? É evidente que as duas tem boa qualidade, a diferença está no propósito de cada produto e no status que cada uma oferece para seu usuário.

Em se tratando de combustível não temos muito que comparar ou discutir, apesar de ser uma commoditie podemos ter algumas variações, entre produtos comuns, aditivados ou premium, mas o que importa mesmo é se o produto se enquadra nas especificações determinadas pela ANP (Agencia Nacional do Petróleo). E, diga-se de passagem, a agencia tem feito um trabalho muito eficaz, é só observarmos os índices de apresentados ao longo desses últimos anos.

foto bp_notícia 2

Mas infelizmente, em função de inúmeros casos de adulteração de combustíveis, constatados no passado e sem punições exemplares, o consumidor guarda em seu subconsciente que produtos de qualidade somente é encontrado em postos das bandeiras tradicionais.

Isso é tão verdadeiro que no último dia 07 de janeiro, na nova versão do programa da rede Globo “Escolinha do Professor Raimundo”, foi exibido um comentário pelo professor Raimundo, associando posto sem bandeira a combustível adulterado. Se alguém duvida disso vejam e assintam através do link a seguir e comprovem: https://globoplay.globo.com/v/6405120

Parece propaganda subliminar segundo um especialista no mercado de combustíveis amigo meu, se referindo as companhias ligadas a Plural (Ex-Sindicom). Eles têm um programa muito interessante intitulado combustível legal, mas infelizmente sempre numa visão coorporativa com o objetivo de fortalecer as empresas distribuidoras vinculadas a esse sindicato.

foto bp_notícia 2_foto2

E é bem verdade também que essas distribuidoras possuem programas próprios voltados para atestar a qualidade dos seus produtos revendidos através de seus revendedores, e temos que tirar o chapéu para tais iniciativas de proteção ao consumidor.

foto bp_notícia 2_foto3

Mas através dessas ações que nem sempre são acessíveis aos postos Bandeira Branca, fica cada dia mais evidente para o consumidor que abastecer em postos de bandeira consagrada diminuiu o risco de comprar produtos sem conformidade. Cabe lembrar também que no ano passado essas mesmas grandes quase perderam suas inscrições estaduais por comercializarem de forma massiva combustível adulterado no estado do Rio de Janeiro. Eles em bloco compraram de forma equivocada um lote de metanol (produto proibido para queima como combustíveis de veículos, altamente cancerígeno) e misturaram na gasolina A como se fosse Etanol anidro. Isso eles escondem!

LEIA TAMBÉM: Minha Equipe do Posto

Mas o que fazer? Como evidenciar que seu posto Bandeira Branca também vende produtos de qualidade assegurada. Em primeiro lugar atendendo o que determina a resolução 41 da ANP, sempre identificar a origem do produto nas saias das bombas, disponibilizar para o cliente consumidor a possibilidade de realizar testes no combustível na presença dele, exibir faixas enfatizando qualidade e panfletar na área vizinha de seu posto convidando os motoristas a visitar seu posto e realizar os testes nos combustíveis são atitudes muito saudáveis e pode surtir um efeito muito positivo.

Outro ponto que deixa desconfiança total é a tal da bomba baixa, para quem não conhece é aquela bomba que vende um litro com menos de 1000 ml de combustível. Adulterar combustível e utilizar bomba baixa é crime contra o consumidor e em alguns estados o posto está sujeito a ser interditado e perder sua inscrição estadual, portanto todo cuidado é pouco, procure manter suas bombas sempre aferidas e nunca compre combustíveis de distribuidoras não confiáveis. E quando você revendedor, se sentir prejudicado por empresários inescrupulosos não deixem de denunciar à ANP que tem um serviço de denúncia anônima ou não, através do telefone 0800 9700267, é fácil e eficaz.

Existe também a polemica entre a gasolina adulterada e a gasolina formulada. Não existe nenhum problema mais grave com a segunda que é autorizada pela ANP, é que a formulada como o próprio nome diz é produzida por formuladores autorizados pela agencia, contudo existem algumas diferenças entre uma e outra. A gasolina formulada é a mistura de correntes de hidrocarbonetos de forma a atingir e se enquadrar nas especificações do produto. Mas na verdade a grande diferença é que a densidade desse tipo de produto é mais baixa, mesmo atendendo as exigências da ANP, o que confere maior volatilidade e consequentemente maior consumo por quilometro rodado. Em alguns estados como no Paraná quando a gasolina formulada é vendida em determinado posto o consumidor deve ser claramente informado.

Portanto amigos e colegas revendedores com qualidade não se brinca, ter qualidade não é necessário, é obrigação e quem não se preocupa com isso não se estabelece correndo o risco de perder clientes e pior que isso o seu negócio.

banner colunista vinicius

Artigo anteriorMontadoras globais investiram ao menos US$90 bi em veículos elétricos
Próximo artigoComo conduzir os contratos com as distribuidoras diante da nova política de preços da Petrobras?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here