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O Conama publicou na final de 2018 a resolução 490, que estabelece a nova fase do Proconve P8, o Programa de Controle de Emissões Veiculares, que se baseia na norma europeia Euro 6. Caminhões e ônibus fabricados no Brasil a partir de janeiro de 2023 deverão contar com a tecnológica de emissão.

O Euro 6 é cerca de 80% menos poluente que o padrão de emissões Euro 5, que é adotado atualmente no Brasil. Desde 2013 o Euro 6 é obrigatório na Europa. A norma Euro 5 passou a vigorar no Brasil em 2012.

Além da exigência de funcionamento do sistema para os veículos zero quilômetro, as montadoras deverão garantir a eficiência do sistema até sete anos após a fabricação para os veículos de carga maior que 16 toneladas e ônibus grandes. Microônibus deverão ter essa garantia por 5 anos e caminhões leves por 6 anos.

As montadoras também serão obrigadas à disponibilizar ao Ibama os códigos de falhas do veículos e relatórios que comprovem que os limites de emissões estão sendo atendidos. Além das emissões de poluentes, o Proconve P8 detemina a redução da emissão de ruídos pelos veículos, em três etapas, começando em janeiro de 2023, com a segunda etapa em 2028 e a terceira em 2032. Para 2023, a emissão máxima de ruídos permitida será de 72 dB(A).

A resolução determina ainda os níveis de emissão de fumaça preta (opacidade) de caminhões, ônibus e outros veículos com motores semelhantes. Os fabricantes tem até dezembro de 2022 para homologação dos novos veículos Euro 6 no Brasil.A resolução ainda determina que os veículos deverão continuar a apresentar níveis similares de emissão durante boa parte de sua vida útil: veículos de passageiros com peso bruto total de até 5 toneladas deverão conservar o volume de poluentes por 160 mil km ou cinco anos. O parâmetro aumenta para 300 mil km ou seis anos para caminhões de 3,8 a 16 toneladas de PBT e ônibus acima de 5 toneladas. Já para modelos de carga acima de 16 toneladas e de passageiros mais pesados que 7,5 toneladas, serão 700 mil km ou sete anos.

Os fabricantes deverão revalidar as medições para enquadramento no Proconve P8 constantemente, apresentando 0,3% de sua produção semestral de motores, ou no mínimo três unidades por semestre, para aferição de emissões.O Proconve P8 também passa a estabelecer níveis máximos de ruídos emitidos por veículos comerciais. Serão três três fases de implementação: a primeira em conjunto com o início do P8 em 2022/2023, a segunda em 2027/2028 para todos os veículos e a terceira e última em 2033.

Outra novidade é a obrigatoriedade de dispositivo que desliga automaticamente o motor após cinco minutos de funcionamento em marcha lenta e o veículo parado (podendo este ser desativado quando o motor em funcionamento for essencial para o funcionamento de equipamentos como bomba hidráulica ou sistema de refrigeração de carga.

Controle de ruído – A publicação também prevê novos limites de emissão de ruído de passagem a serem atendidos pelos veículos pesados. Com o início da Fase Proconve P8, os limites máximos estabelecidos na Etapa 1 do programa passam a valer para todos os modelos de veículos.

Os limites máximos de ruído de passagem definidos na Etapa 2 do Proconve passarão a valer para novos modelos de veículos em 1° de janeiro de 2027 e, a partir de 1° de janeiro de 2028, para todos os modelos de veículos.

Os limites máximos de ruído de passagem previstos na Etapa 3 entrarão em vigor em 1° de janeiro de 2032, para novos modelos de veículos, e em 1° de janeiro de 2033, para todos os modelos de veículos da Fase Proconve P8.

banner_Leia _também1Leia também : +++ A partir de 2019 Arla 32 será usado em máquinas agrícolas e de construção civil.


Para aproveitar esta oportunidade o revendedor pode investir fabricação da Arla 32 nas próprias dependências do posto.

Isto é possível pois alguns fabricantes de equipamentos de fabricação de Arla 32, como a empresa Arla Fácil, se encarrega de realizar todo o projeto de instalação da planta da fábrica que utiliza equipamentos de última geração e que ocupam pouco espaço e quase nenhuma mão de obra.

Depois de feita a instalação da fábrica, os profissionais da Arla Fácil também auxiliam no projeto de homologação do produto fabricado junto ao Inmetro. Todo este processo, que vai desde o projeto de instalação, passando pelo treinamento e fabricação até a venda do produto certificado não leva mais de 180 dias.

arlaCom a fabricação própria o custo da Arla 32 reduz em até 50% se comparado a compra do produto pronto e isto permite que o revendedor consiga atrair mais caminhoneiros que buscam comprar este aditivo com o menor preço. Isto gera um aumento muito grande na venda do óleo diesel e nos serviços automotivos.

A estratégia é utilizar os baixos custos de produção própria de Arla no posto para aumentar a galonagem do diesel e, de acordo com a quantidade produzida, atuar como um produtor/distribuidor para o agronegócios da região onde o posto atua.

Se você  deseja mais informações sobre o PROCONVE MAR-1  e suas fases , clique aqui e baixe uma Cartilha . O PROCONVE é um programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores que está ingressando em sua 5ª fase.

Nesse informativo você irá descobrir: 

  • Quais os custos operacionais e de manutenção;
  • A importância do diesel com baixo teor de enxofre;
  • A mudança nos motores das máquinas;
  • Os ganhos ambientais e para a sociedades

Gerente-municipalQuero produzir e vender ARLA 32. Como a empresa Arla Fácil pode me ajudar? A empresa  Arla Fácil possui uma equipe especializada em ARLA 32 e apta a assessorar em atividades que vão desde a montagem da planta até a obtenção da certificação junto ao INMETRO.

  • Análise e desenvolvimento do layout da planta fabril;
  • Mapeamento dos equipamentos necessários;
  • Disponibilização da cadeia de fornecedores;
  • Análise técnica do processo de fabricação;
  • Implantação dos requisitos da ISO 9.001 e ISO 22.241;
  • Intermediação do processo de certificação junto ao INMETRO.

Tire suas dúvidas entre em contato e agende uma visita técnica com nossos especialistas.

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Nossos contatos são: www.arlafacil.com.br  | Fone: 41 3123 7878 | email: [email protected] |

Fonte: Portal Brasil Postos

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