De olho em prevenir tragédias causadas por recargas de carros elétricos em garagens e subsolos dos edifícios de Maceió, a 66ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas instaurou Notícia de Fato e solicitou ao Corpo de Bombeiros (CBMAL) esclarecimentos precisos sobre métodos preventivos e de segurança.
Nesta segunda-feira (7), a corporação respondeu ao ofício enviado pelo promotor de Justiça Jorge Dória destacando que tais procedimentos não são compatíveis com subsolos e edificações comerciais.

Oficialmente, o comando do CBMAL informou que dois engenheiros do seu quadro integram um Comitê Nacional Especial, com participação de todos os Corpos de Bombeiros do Brasil, que tem a incumbência de criar uma normativa nacional de segurança contra incêndio em veículos elétricos. No entanto, afirmou que tem feito recomendação aos responsáveis pela administração dos prédios.
“O Ministério Público está de posse da manifestação técnica do Corpo de Bombeiros, no documento o comando afirma com clareza que apesar de, no Brasil, não haver ainda uma norma nacional definindo os critérios de segurança em relação ao objeto da discussão, vem orientando que edificações verticalizadas se abstenham da instalação de pontos de recargas enquanto não houver nada definido, visto que há riscos considerados graves diante das reações térmicas intensas que podem ser causadas pelo incêndio com baterias de íons de lítio. Como já foi dito e reforçado pelo comando da instituição, as chamas são de difícil contenção, podendo reagir, inclusive, à água e causar grandes tragédias. Se em um subsolo de edifício residencial, por exemplo, tiver uma ocorrência atingindo as colunas, pela dificuldade de controle das chamas causadas por esse produto, todos os moradores estarão vulneráveis. Ficamos sob expectativa em relação as tratativas da comissão nacional e da norma, esperamos que os síndicos atendam as orientações de quem fala com conhecimento de causa, no caso o corpo de bombeiros, mas, também, atuaremos fazendo as cobranças dentro do que nos for cabido”, declara o promotor.
Inteligência artificial para postos
Menos tempo na escala. Mais tempo na gestão.
A escala dos seus frentistas pronta em segundos.
Crie escalas semanais, mensais ou anuais automaticamente, considerando as regras e a demanda da sua operação.
Em um dos Considerando, o Corpo de Bombeiros diz que “pontos de abastecimento de veículos, sejam utilizando combustíveis fósseis ou elétrico, necessitam de requisitos de proteção, em especial, de combate a incêndio, saída de emergência e segurança estrutural nas edificações, não sendo em apertada síntese compatível com subsolos ou dentro de edificações comerciais com circulação irrestrita de pessoas”.

O documento é findado afirmando que “diante do exposto, o CBMAL em conjunto com a Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) vem recomendando que edificações verticalizadas não realizem instalação de pontos de recarga enquanto não houver decisão técnica definitiva, podendo, neste caso, incorrer em aplicação de exigência normativa assim que for produzida decisão em nível nacional”.
Relembre
Em Sergipe, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) emitiu a Nota Técnica Nº 001/2025 sobre Avaliação de Critérios de Segurança para Recarga de Veículos Elétricos em edificações existentes
com parecer alertando sobre incêndios envolvendo baterias de íons de lítio. De acordo com a Nota Técnica do Crea de Sergipe, o superaquecimento de uma bateria pode elevar ao ponto de ultrapassarem 1.000°C, valor muito acima do previsto em projetos convencionais ressaltando que estruturas de concreto em situação de incêndio com temperatura a partir de 600°C, já tende a comprometer severamente a integridade estrutural do edifício podendo levar à colapso total. Além disso, pela potencialidade, comprometer a segurança, também, de prédios localizados na s adjacências.

A recomendação dos engenheiros sergipanos foi que “a recarga seja realizada em estações de recarga, em áreas abertas, na parte exterior de toda e qualquer edificação. C. Em áreas abertas as estações de carregamento devem guardar o distanciamento mínimo de 3,00m entre veículos e em caso de distanciamento menor enclausurar os limites de uso da estação de recarga coibindo, em caso de sinistro, que o possível incêndio se propague”.
De posse da nota técnica e diante do número crescente desses modelos de veículo, principalmente em Maceió, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) acionou o Corpo de Bombeiro Militar. Além disso, também por meio da 66ª Promotoria de Justiça, oficiou e ainda aguarda resposta do CREA/AL.
Fonte: https://www.tnh1.com.br/
Direto do fabricante
Calibrador digital para o seu posto
Faça a cotação do Calibrador Digital de Pneus PNT 5
Modelo indicado para postos de combustíveis, com operação rápida, segura e precisa.
Consulte as condições para equipar o seu posto.
Cotar calibrador PNT 5 →Acesse a página do produto.
Automação de abastecimento
Diesel em alta? Controle seus custos com combustíveis.
Automatize o abastecimento interno, acompanhe dados em tempo real e identifique perdas na sua operação.
Descubra como automatizar a gestão de combustível da sua empresa.
Conheça a CTA Smart →Fale com um especialista da CTA.
Controle e automação
Estacionamento que gera resultado
Transforme o fluxo do posto em receita recorrente
Automatize o estacionamento, organize o acesso de veículos e aproveite melhor cada oportunidade do seu pátio.
Conheça as soluções para estacionamentos de postos.
Conheça a Sanvitron →Acesse o site do anunciante.
Notícias relacionadas
Eletrificados são 22% das vendas de leves e frota se aproxima de 1 milhão
17 de setembro de 2026
Frota a GNV cai 8,4% no Paraná enquanto elétricos e híbridos crescem 246%
11 de setembro de 2026
Carros elétricos já tiram 1,7 milhão de barris de petróleo por dia
2 de setembro de 2026
Instalar carregador acelera a queda da galonagem, e não instalar perde o cliente
1 de setembro de 2026
Uberlândia ganha primeiro posto de biometano de Minas Gerais
21 de agosto de 2026
Brasil chega a 25,4 mil pontos de recarga e carregadores rápidos já são 34% da rede
21 de agosto de 2026
Eletropostos chegam a 100 cidades de SC e o posto já é o ponto preferido
19 de agosto de 2026
Elétricos superam diesel em emplacamentos pela primeira vez na história do Brasil
11 de agosto de 2026
Eletrificados batem 23,3% das vendas e consumo de gasolina e diesel continua subindo
7 de agosto de 2026Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto
Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.


