Os postos de gasolina podem sofrer contaminação por água de maneira despercebida, que precisa ser verificada de forma constante para prevenir com problema.

O sump do filtro prensa, que é uma caixa enterrada onde ficam as interligações/conexões das tubulações entre tanques e filtro do posto.

O sump muitas vezes não tem cobertura e fica na área externa do posto, ao lado do filtro do diesel, passa despercebido na operação diária de um posto revendedor, e ao chover pode gerar contaminações.

Alguns fatores podem contribuir para que essa contaminação ocorra, gerando custos e problemas indesejados. Esse acúmulo de água ocorre de diversas maneiras, tais como: problemas na vedação da tampa, lâmina d’água em cima da tampa (consequência do local da tampa), períodos de chuvas torrenciais diretamente na tampa e pequenos furos na caixa causados pela oxidação, quando metálico.

Como você padroniza e monitora as operações no seu posto de combustível e loja de conveniência ? Assista ao vídeo e conheça o Aplicativo Check List Brasil Postos

Com a caixa cheia, as conexões ficam mergulhadas dentro d’água e quando a bomba combustível é acionada a pressão + acúmulo de água + as falhas nas vedações das tubulações, podem contribuir para que essa água acumulada dentro do sump seja puxada.

E mesmo as tubulações sendo vedadas pode haver passagem de pequenas quantidades, podendo contaminar o combustível. O diesel rodoviário B S10, por exemplo, pode ser contaminado com uma pequena quantidade de água e seu aspecto muda, pois fica turvo.

E como se resolve ou evita essa contaminação?

1°) realizando verificação diária e retirando a água acumulada principalmente quando houver chuva.

2°) verificando se o local tem desnivelamento que crie poças de água da chuva em cima da tampa realizando manutenção.

3°) averiguando se a tampa e laterais tem uma boa vedação, 4°) mantendo a caixa sem furos, 5°) realizando cobertura do sump.

 

+++ As principais causas de vazamentos em postos de combustíveis. Modelo antigo X atual

+++ Troca de Óleo – Vala X Elevador Automotivo – Qual a melhor alternativa?

+++ Entenda a Importância na Programação de Operações de Manutenção em um Posto de Combustível

+++ Vapor na Pista do Posto – Conheça as Diferenças entre as Unidade de Recuperação de Vapor Estágio 1 e Estágio 2

+++ Caixa Separadora Água e Óleo – Saiba por que é obrigatório em atividades automotivas

Artigo anteriorInvista no segmento que mais cresce. Lavação automotiva
Próximo artigoNovo recurso para pagamentos digitais em postos de combustíveis garante segurança e distanciamento social
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here