Será que posto de combustível também combina com TikTok?

A Vibra Energia apostava que sim, e chegou na plataforma procurando uma forma de reforçar a lembrança de uma de suas marcas mais célebres: os Postos Petrobras.

O objetivo: Botar a galera pra dançar no posto

A empresa sabia que, pra fazer isso, precisava falar a língua da comunidade do TikTok, com conteúdos divertidos, autênticos e leves, que são a cara da plataforma. Como fazer isso de uma forma que combine com posto de combustível?

A solução: Um Branded Mission que é uma bomba

Quem conhece bem o TikTok já sabe que a Branded Mission é um formato incrível pra aproveitar o poder criativo da comunidade. Os vídeos orgânicos geram uma conexão muito forte com os clientes em potencial de qualquer tipo de empresa.

Se você ainda não conhece o formato, vem cá que a gente conta rapidinho. A Branded Mission é uma missão de marca da qual todos podem participar, desde que atendendo aos requisitos, como usar uma música, fazer uma coreografia ou usar uma hashtag.

No caso da Vibra, o Branded Mission resgatou a música “Bomba” – sim, aquela mesmo – e chamou toda comunidade pra dançar a coreografia dentro do carro na hora de abastecer num Posto Petrobras. Pegou o trocadilho com a bomba de combustível, né?

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Pra puxar a trend do desafio #DancinhaNoPosto, a Vibra recrutou a Lore Improta (@loreimprotaoficial), o Paulo Victor Mapa (@pvmapa), o Maite Souza (@maitesouza) e a Jê Soares (@jesoaresoficial) – esta última foi quem criou a coreografia da ação.

A agência PROS foi responsável pela criação e execução da campanha, além da curadoria e gerenciamento dos quatro principais creators e dos embaixadores que atuaram como amplificadores, como o @itsmatheuscosta, entre outros. Os creators foram selecionados pelo time de Creative Solutions do TikTok junto com o pessoal da Spark, TikTok Marketing Partner.

Os conteúdos feitos pelos creators pra divulgar o Branded Mission foram promovidos primeiro com dois dias de TopView. O formato colocou vídeos da campanha no topo do feed do TikTok, o que ajudou a espalhar o desafio por toda a plataforma. E pra ter ainda mais destaque, os anúncios vieram com o complemento interativo de Super Like, que faz emojis saltarem na tela depois de uma curtida.

Depois, na etapa de sustentação, quando a trend já tinha começado a se espalhar, foram usados anúncios de Top Feed, que colocam os vídeos nas primeiras posições da página “Para você”, e In-Feed Ads, para misturá-los aos conteúdos orgânicos. Eles foram promovidos por Spark Ads, pra amplificar o alcance das publicações direto do perfil da marca ou dos creators.

Por fim, pra campanha ser certeira, rolou uma segmentação de público-alvo por interesses em coreografias e dança, além das pessoas que, de algum forma, demonstram na plataforma gostar dos postos Petrobras. A operação de mídia ficou nas mãos da Africa.

Os resultados – Bombou!

O Branded Mission dos Postos Petrobras fez um baita sucesso com a nossa comunidade.

Comparado com o benchmark da solução no TikTok, foram 2x mais vídeos recebidos, todos cocriados junto à comunidade da plataforma.

A hashtag #DancinhaNoPosto teve mais de 150 milhões de visualizações no período da campanha, em junho de 2023. Nada mal pro primeiro caso de sucesso do setor de energia no TikTok, né?

De quebra, a campanha como um todo rendeu um empurrãozinho na lembrança de marca, principal objetivo da Vibra. A métrica teve um aumento incremental de 6,5 pontos no nosso estudo de Brand Lift, que avalia o impacto de uma campanha na plataforma. Viu só que incrível o poder da comunidade no TikTok?

Fonte: TIKTOK

 

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