Com o crescimento das redes sociais, a internet domina os meios de comunicação. A proximidade com o cliente e o acesso à informação nunca foi tão fácil, rápido e difundido como atualmente.

Toda essa rede de possibilidades abre espaço para novas formas de trabalhar para incrementar as vendas.
Hoje, as redes sociais fazem parte de um segmento importante na estratégia qualquer negócio. Dentre os canais de marketing digital, as redes sociais oferecem oportunidades diferenciadas para atrair e fidelizar clientes.?

“As redes sociais hoje são fundamentais e funcionam em substituição aos sites. Agora é mais fácil para uma empresa expor seus produtos e a diferença é que você abre um canal de comunicação com o consumidor. Não é mais uma via de mão única. Isso é bom, pois você consegue conhecer seu consumidor, consegue entender o que ele está buscando e deseja, quais os interesses dele”, afirma Isabela Wippich Jorge, professora de Mídia no curso de Publicidade e Propaganda e Universidade Católica de Santos (UniSantos).

“As redes sociais aumentam não só a visibilidade, mas também podem elevar as vendas, porque através delas conseguimos criar um contato direto com o cliente, com um link direto, eliminando intermediários”, acrescenta a especialista.

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De acordo com Isabela, certamente as mídias sociais são também vantajosas para os postos de combustíveis e lojas de conveniência.

“Nas redes, o posto de gasolina pode entrar nesse conceito de que faz parte da vida das pessoas, criar uma rede de fidelidade, gerar desconto, e sempre lembrar a questão da qualidade do combustível, da credibilidade da marca, e nos serviços oferecidos pela empresa”, sugere ela.

“Começamos a trabalhar há uns 10 anos com o Facebook e migramos para o Instagram há uns quatro anos. A rede social é uma modernidade e fortalece a comunicação com nossos clientes. Recebemos muitos feedbacks através das mídias sociais”, avalia Thiago Ferreira dos Santos, sócio-proprietário de posto da Rede Portal de Santos. O empresário diz utilizar os perfis da empresa para divulgar lançamentos, promoções e fotos reais dos produtos vendidos nos postos e nas lojas de conveniência.

“Os clientes gostam muito quando nossos funcionários participam e apresentam as promoções e novidades da rede. Os clientes gostam e os funcionários se sentem valorizados”, conta Thiago.

“É importante olhar para dentro do seu negócio e identificar o diferencial do seu posto e trabalhar em cima disso (nas postagens das redes sociais)”, aconselha o publicitário Diego Nunes. “O Portal de Santos, por exemplo, é conhecido pelo atendimento dentro das lojas e nas pistas. Então há funcionários que são quase celebridades no posto. Os funcionários são a alma da empresa”, destaca ele, que administra a conta do posto no Instagram, hoje com 10 mil seguidores.

O publicitário afirma, ainda, que é preciso ter um conjunto de ações para alavancar os perfis das redes.

“É necessário realizar para divulgar. Hoje utilizamos influenciadores também para divulgar o lançamento de novos produtos, por exemplo, com o objetivo de aumentar o nosso público de seguidores e crescer a nossa rede. Essa é uma maneira saudável de crescer.

Não adianta nada uma empresa investir na “compra de seguidores”, que não irão te acompanhar e não refletirão em resultados para seu negócio. O ideal é crescer através de ações, assim as pessoas (seguidores) vão querer estar ali no seu perfil”, acrescenta Diego.

Atenção

Professora e gerente de Marketing da Unisantos, Isabela Wippich Jorge lembra também dos pontos de atenção que uma empresa deve ter quando cria um perfil nas redes sociais.

“Contratar uma agência é fundamental para esse tipo de trabalho, porque ela vai trabalhar de forma diferenciada. Criar um perfil (nas redes sociais) é fácil, mas a empresa deve estar sempre presente. Não é uma coisa para se fazer só no fim de semana, é preciso ter gestão, requer agilidade, respostas rápidas. A gestão é tão importante quanto a criação. Não pode ser feita por qualquer um”, orienta Isabela. “É ruim você só abrir um canal (de comunicação)e não dar satisfação para o cliente. Não pode criar uma rede social e achar que basta publicar e não fazer mais nada. É preciso ter uma gestão nas redes sociais. Um trabalho bem feito impacta sim nas vendas”.

Segundo a professora, outra opção também é contratar uma pessoa que fique no posto, mas destacada exclusivamente para trabalhar com isso. “A frequência de postagem depende muito do negócio. Não é necessário postar todo dia, isso depende do perfil da sua empresa, mas é preciso ter planejamento.”

Bom humor

Isabela Wippich explica que as redes sociais dão espaço também para uma linguagem mais informal, permitindo brincadeiras nas interações com os seguidores. “É possível falar de serviços de uma forma mais leve.”

“A rede social é uma modernidade na comunicação com os clientes. Nós apostamos em falar com o cliente de uma forma bem humorada, através de brincadeiras, aproveitando o que é assunto no momento”, concorda Thiago Ferreira dos Santos.

“A linguagem da rede social não precisa ser engessada. Neste sentido, a parceria com os donos é fundamental, pois precisamos ter liberdade para criar o conteúdo. O dono ‘topar’ as ideias é parte fundamental no processo de criação, assim fugimos do resultado tradicional. Se formos ousados, teremos resultados positivos”, conclui o publicitário Diego Nunes.

Texto publicado na edição de setembro de 2021 da Revista Postos & Serviços

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