Hoje vamos falar sobre usar o celular em posto de gasolina, será mito ou verdade que ele pode causar uma explosão? Por muito tempo vimos placas que sinalizavam a proibição de celular em postos de gasolinas, com o propósito de informar o perigo de utilizar o celular, pois ele sempre foi conhecido como uma das várias fontes de ignição existentes.

Mas o que são fontes de ignição?

As fontes de ignição geram temperaturas suficientes para iniciar o processo de combustão na maioria das substâncias inflamáveis conhecidas. A proibição de utilizar o celular em posto de gasolina, se dá principalmente pelo fato da alta circulação de gases inflamáveis próximas as bombas de combustíveis. Podemos identificar esses gases pelo cheirinho de combustível, comuns nos postos de gasolina.

curso_NR_20_16H

Mas será mesmo que celulares são capazes de causar uma explosão? Algumas pesquisas estão na internet, confira:

Segundo o artigo da Techmundo: “Um estudo realizado entre 1994 e 2005, em diversas partes do mundo, analisou incêndios em 243 postos de gasolina. Nenhum deles foi provocado pelo uso de celular. Porém, o medo de que a radiação eletromagnética sirva como um gatilho e induza algum tipo de corrente existe, ao menos na teoria. Para que aconteça um incêndio, é preciso que a força de uma bateria seja capaz de criar uma chama ou uma faísca, algo que os componentes de baixa voltagem de um smartphone dificilmente vão conseguir fazer.”

 foto 1

Já o artigo da Superinteressante relata: “Trata-se de uma lenda urbana clássica, derrubada até pelos caçadores de mitos Jamie Hyneman e Adam Savage, da série Mythbusters. Jamais foi registrado em todo o mundo um só acidente desse tipo.”

Em contra partida, o artigo da Companytech comenta sobre a lenda derrubada pelos caçadores de mitos, dizendo: “Claro que nem todas as variáveis possíveis foram analisadas por eles. Um posto de gasolina têm muitos vapores de combustível, que ficam todos acumulados perto do teto. O caminhão-tanque é alto, e o frentista estava com seu celular perto do teto do posto, situação que não foi coberta exatamente dessa maneira pelo programa de TV.”

LEIA TAMBÉM: Benzeno – Reforçando as regras e os prazos

Este acidente ocorreu no dia 19 de novembro 2007, em São Paulo, envolvendo um celular e um caminhão-tanque. Por volta das 2h30 da manhã, o frentista sobe no caminhão e usa seu celular para iluminar a boca do tanque, logo depois ocorre uma grande explosão. Não se sabe qual foi o verdadeiro motivo, existe a possibilidade de que ao tirar o celular do bolso, criou-se uma energia eletrostática que pode ter provocado a combustão, pois o espaço entre o frentista e o teto era pequeno, formando uma nuvem de gases. O frentista morreu três dias após o acidente.

Confira o vídeo do acidente:

 

Na dúvida, tenha atenção redobrada ao usar o celular em posto de gasolina na hora do abastecimento, tanto o cliente quanto o funcionário do estabelecimento, siga as recomendações de segurança quem podem prevenir futuros acidentes. O Portal Brasil Postos possui treinamento da Norma Regulamentadora n°20, que trata justamente da segurança dos profissionais que tem contato diretamente ou indiretamente com combustíveis.

FONTE: Inbep

Artigo anteriorReforma Trabalhista traz muita mudança na hora de sair do posto
Próximo artigoPosto Mais Bonito do Brasil 2017 (veja as fotos dos Vencedores)
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here