banner-noticias-epis

Existe uma lei que obriga os postos de combustíveis a fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para seus funcionários, garantindo dessa forma a segurança e a integridade física do colaborador. O descumprimento desta lei implica em penalidades como multas previstas pela NR 28.

Quer proteger a sua empresa de prejuízos financeiros e outras penalidades? Leia este texto e saiba do que seu posto precisa para evitar penalidades.

  • Quando se deve usar o EPI? O EPI deve ser usado por todo Trabalhador que exerça atividade que ofereça algum risco de cometer lesões ou escoriações, não importando o qual grave seja o risco destes acidentes.
  •  Qualquer EPI serve? O mercado de EPIs é muito grande, o que por um lado é bom, por outro é péssimo, pois existem Revendas e Distribuidoras de EPIs que não se atentam para a qualidade dos equipamentos comercializados, o que pode, muitas vezes, colocar a saúde e a vida do trabalhador em risco, o que pode trazer além de dores de cabeça para o empregador, prejuízos financeiros por fornecer equipamentos de baixa qualidade.
  • Como as Multas são calculadas? As Multas por falta de EPIs são calculadas através de uma tabela, cujos valores estão determinados em UFIR (Unidade Fiscal de Referência).Caso a empresa seja multada, para calcular o valor da multa imposta, é necessário fazer o cruzamento do número da infração cometida pela empresa X o número de colaboradores irregulares contratados.
  • Por que o trabalho no Posto de Combustíveis apresenta tantos riscos para os colaboradores? Em um posto de revenda de combustíveis existem riscos consideráveis aos quais os trabalhadores estão expostos, destacando a exposição ao benzeno, o risco de incêndio e explosão e exposição aos produtos químicos e ruído do lavador de carros. Os componentes presentes na gasolina e no diesel, como os hidrocarbonetos e o benzeno são altamente prejudiciais à saúde, podendo ocasionar, no trabalhador exposto, doenças no aparelho respiratório, pele e olhos, com a possibilidade de evolução até ao câncer.

Penalidades para empregadores – Os acidentes de trabalho, ou doenças profissionais causadas pela negligência da empresa em fornecer os itens de EPI necessários para o colaborador, podem implicar em processo civil e criminal por omissão. Se durante uma fiscalização, o colaborador não estiver utilizando o EPI, a empresa terá que pagar multa. O valor dessa multa depende do risco que o colaborador corre e do número de funcionários irregulares.

Caso aconteça algum acidente de trabalho em que o colaborador não estiver utilizando o devido EPI, além de multas, a empresa será obrigada a indenizar o funcionário, em alguns casos, também será obrigada a pagar um adicional de insalubridade de 40% do salário do funcionário, por todo o período que ele trabalhou, incluindo férias e FGTS. Além de correr o risco de processos civil e criminal, acarretando até o embargo ou mesmo a interdição da empresa.

Para evitar este tipo de problema, o empregador precisa contar com a ajuda de um Técnico de Segurança do Trabalho habilitado, para indicar os EPIs adequados para a função de cada colaborador. Evitando dessa maneira, que ocorra erros que possam colocar a integridade física do trabalhador em risco.

EPIS_Posto_combustiveis

Colaboradores que se recusam a utilizar EPI também são penalizados . Assim como é obrigação da empresa fornecer o equipamento, também é obrigatório que o colaborador o use. Mas, infelizmente, muitos colaboradores desrespeitam esta regra. Nestes casos, a empresa deve oferecer treinamentos adequados, fazer campanha de conscientização e, se mesmo isso não funcionar, a empresa pode discipliná-lo com advertências e até mesmo demiti-lo por justa causa. Nesse caso, a empresa precisa estar bem amparada de documentos que provem que o colaborador está negligenciando a lei.

Conclusão – Além das multas impostas aos empregadores pela falta de fornecimento de EPI, eles ainda podem sofrer outros prejuízos, como processos civis, trabalhistas e até mesmo criminais. Como você pode ver, é obrigatório o uso de EPI e a empresa que não cumprir com esta norma, pode ter grandes prejuízos financeiros. Portanto, se você quer evitar este tipo de problema, consulte um profissional de segurança e regularize o quanto antes a sua empresa.

 
banner-noticias-epis
 
Você possui alguma dúvida sobre qual o EPI adequado por função no posto ? Acesse nossa Cartilha de EPIS para postos e conheça todos os equipamentos necessários por função.
 

Artigo anteriorColoque na Loja de Conveniência somente o que vende
Próximo artigo13 dicas de segurança do trabalhador em Postos de Combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

1 COMENTÁRIO

  1. O trabalho em Postos de combustíveis é uma atividade muito importante e necessária, porém, é importante salientar que todas as pessoas envolvidas diretas ou indiretamente no processo correm riscos e precisam imprescindivelmente de segurança. Os frentistas devem rigorosamente usarem os EPIs, um procedimento que ainda observamos que em alguns Postos de abastecimento de combustíveis do País, persistem nas suas atividades sem o devido uso adequado dos equipamentos de proteção, o que é um sério risco para todos os envolvidos, indo contra as Leis e Normas de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE . É importante e essencial o ministrar treinamentos, cursos e as orientações inerentes, adequadas para a função e o desenvolvimento profissional e seguro de cada funcionário. A minha dúvida, ou questionamento, é relacionado ao teste do teor de combustível, gasolina, que em alguns postos não tem o procedimento de fazerem, chegando a se negarem a fazerem esse teste. Ainda falta bastante divulgação e cobrança por parte dos setores de fiscalização com relação a este procedimento e que poderia ser mais divulgado com essa cobrança nos canais de informação, televisivo, etc. Boa noite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here