Donos de postos dizem que ainda estão dentro do prazo legal para se adequarem a nova legislação.
O Sindicato dos Frentistas do Piauí denuncia que apenas 20 dos 156 postos de combustíveis de Teresina estão cumprindo com a nova lei que obriga os funcionários de postos de combustíveis a usar equipamentos de segurança. Segundo o presidente do sindicato, Sebastião Oliveira, já há casos de pessoas prejudicadas pela falta do equipamento.
Postagem Quiz..
“Hoje nós já temos na capital um trabalhador que perdeu 90% da visão. Nós estamos em processo, mas simplesmente ao abastecer, a gasolina evaporou, caiu no olho dele e ele perdeu a visão. Tem que tomar muito cuidado porque realmente é perigoso”, contou.
Curso Exposição Benzeno
A nova norma de regulamentadora lançada em 2016, prevê o uso de uma série de equipamentos de segurança como o avental plástico, colete sinalizador, creme protetor nas mãos, óculos e máscaras.
Para o frentista Gedeone de Oliveira, que já utiliza os equipamentos, a mudança pode até ser visualmente ruim, mas irá ajudar muito na segunça de todos que trabalham com a gasolina. “É uma lei, uma norma que apresentaram para a gente, que já existia, mas agora colocaram em prática e também faz bem para a gente, porque quanto menos contato que a gente tiver com o benzeno, melhor para a gente. É mais seguro do que antes, porque a gente não tinha essa proteção”, disse.
De acordo com o médico do trabalho Lucas Lopes, essas mudanças reforçam a segurança dos trabalhadores que são expostos ao benzeno, uma substância química e tóxica presente nos combustíveis, principalmente na gasolina.
“Desde a inalação desses vapores na hora do abastecimento como também o contato direto com esses produtos químicos. O principal envolvido nisso é o benzeno que é um derivado do petróleo presente na gasolina. Esse benzeno pode causar desde patologias de irritações tanto respiratórias, quanto em pele, até casos mais graves como câncer e anemias”, falou.
O sindicato de proprietários de postos de combustíveis na capital informou que os estabelecimentos ainda estão dentro do prazo legal para se adequarem a essa nova legislação. A entidade disse ainda que os frentistas precisam passar por um curso de treinamento e que aqui em Teresina, só tem apenas dois profissionais que ministram esse curso.
Fonte: http://g1.globo.com
Confira também: Brasil Postos Oferece Curso de Exposição ao Benzeno Portaria 1109

Artigo anteriorAs novas lojas de conveniência estão entregando o que se propõem aos consumidores?
Próximo artigo7 ferramentas essenciais para a oficina de um posto
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here