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Está chegando a melhor época do ano para o varejo. Décimo terceiro na mão, férias, festas e viagens são vetores que alavancam as vendas das lojas de conveniência neste período.

Pesquisas apontam que determinadas lojas chegam a crescer mais que 30% durante o período de fim de ano principalmente as que estão próximas às regiões praianas.

O consultor Brasil Postos indica algumas ações que podem ser feitas para incrementar os resultados das lojas.

lojaExposição e Arrumação da Loja – O varejo vive de fluxo de clientes. Loja cheia é sinônimo de boas vendas. Prepare sua loja para estimular a venda por impulso. Pilhas de produtos costumam funcionar muito bem assim como uma boa exposição de doces, chocolates e chicletes no check-out. Fique atento para o aumento das perdas em função da quantidade de estoque e do fluxo de pessoas.

Seja Diferente – Para se distinguir das demais lojas de conveniência da sua área que ofereçam os mesmos produtos que você, a ideia é criar estratégias de negócios que façam com que o seu estabelecimento se destaque, como promoções relâmpagos, decoração e conforto da loja e vantagens para clientes fidelizados. O público é visual e busca por novidades que unam tanto valor, quanto qualidade; se ele encontrar isso, desde a hora em que entra no seu estabelecimento e for atendido de forma diferenciada, até a hora em que encontrar produtos diferentes e com qualidade, se tornará um cliente fiel.

brindesPresentes de Ultima Hora – As festas de finais de ano são excelentes oportunidades para a venda de presentes para aquelas pessoas que estão transitando em seu ponto de venda. Caixas de bombons, flores, perfumes, espumantes e cestas de natal são sugestões para quem busca opções de última hora para confraternizações como amigo secreto, festas das empresas, natal e reveillon. Diferencie seu mix com diferentes opções de presentes e aumente o ticket médio do seu negócio.

Precificação – Produto sem preço não vende. E produto muito caro também não. A precificação correta é um fator essencial para o posicionamento e competitividade do seu negócio. Defina suas margens de lucro e metas de giro de produtos. Tenha em conta que os clientes conhecem muito bem os preços de mercadorias de preços comparáveis como cerveja, refrigerante e sorvetes. O essencial é descobrir qual é o mark up  que otimizará a lucratividade de sua loja sem criar uma imagem de loja “careira”.

Prepare sua Equipe – Sem uma equipe bem treinada nada funciona. É preciso ter em conta que nesta época há um aumento do desgaste físico e mental de seus colaboradores. Faça um planejamento de escalas de funcionamento. Evite sobrecarregar sua equipe. Um plano de incentivo claro e objetivo é uma ótima ferramenta para motivação e diminuição de rotatividade. Defina uma meta e estimule todos a vencer o desafio que pode ser diário e não se esqueça de recompensar pelo atingimento da mesma. Valorize o comprometimento e deixe bem claro que são os funcionários que fazem a diferença em seu negócio. Invista no treinamento da sua equipe!

Não esqueça de manter sua equipe sempre uniformizada.

brindes-para-postosValorize seus Clientes – O final de ano é uma excelente oportunidade para identificar e recompensar os clientes pela sua fidelidade ao longo do ano. Afinal de contas você precisa deste mesmo cliente no próximo do ano. Brindes personalizados mantém sua marca em evidência e oferecem utilidade para os clientes. Se o seu posto possuir alguma ferramenta de fidelização é o melhor momento para cadastrar e iniciar o relacionamento com estes clientes.

Controle seu negócio – Não existe gerenciamento sem controle. Utilize os relatórios de seu sistema de gestão para atualizar os níveis de estoque de seus produtos. Certifique-se que não haverá falta de mercadoria e lembre-se no final do ano os distribuidores muitas vezes não fazem entregas que não foram programadas.

Espero que com estas dicas este final de ano seja repleto de bons negócios.

renato

Renato da Silveira – Consultor Brasil Postos.

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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