Na transição de destinos de abastecimento para centros de mobilidade, os varejistas de combustível estão reconsiderando a distribuição de espaço para hospedar novos serviços e melhorar a experiência do cliente. 

Conversamos com representantes de empresas envolvidas na construção, projeto e operação de estações para entender como esses empreendimentos estão impactando seus layouts.

Estação de Serviço Rancagua, localizada em Villa Retiro, província de Córdoba

À medida que os varejistas de combustível diversificam os serviços e expandem as ofertas de energia, o layout do espaço do pátio continua incorporando outros elementos em um único local.

Como as empresas estão reorganizando suas instalações para acompanhar essa transformação? O PetrolPlaza conversou com vários especialistas envolvidos no planejamento, projeto, construção e operação de locais de abastecimento para discutir o que atualmente define a distribuição do espaço de um posto de gasolina.

A nova estação emblemática do Q8 realizada pela Artelia Innofuel
A nova estação emblemática do Q8 realizada pela Artelia Innofuel

Alocação e construção do local

Paolo Alberti, membro do Centro de Excelência Innofuel da Artelia, descreve dois desenvolvimentos recentes no setor de varejo de combustíveis. A primeira envolve a transição de destinos de abastecimento para centros multisserviços, que exigem lotes maiores para mais serviços, como lojas de conveniência, lavagem de carros e carregamento de VEs. A segunda decorre da integração das estações como parte de um destino comercial mais complexo, como supermercados ou grandes shoppings.

Ambos os cenários impactaram a otimização do espaço das marcas em diferentes níveis.

O especialista afirma que as consequências envolveriam não apenas o aumento de seus orçamentos imobiliários por causa de maiores requisitos de terreno, mas também a limitação da prospecção de locais devido à escassa disponibilidade de recursos de energia para carregamento. Isso se soma à demanda existente por espaço – as operadoras precisam garantir um tráfego tranquilo de clientes e entregas, bem como distâncias de segurança suficientes para transportes delicados de energia, como gases ou combustíveis fósseis.

A nova estação emblemática do Q8 realizada pela Artelia Innofuel

Esses desafios nas etapas de planejamento exigem a reavaliação de diversos aspectos que compõem o atual posto. “A visibilidade do pátio de abastecimento da rua é menos crucial do que no passado, existem outros atrativos aos quais o abastecimento é anexado por conveniência”, observa Alberti como exemplo.

Além da construção de uma estação, essas mudanças também estão moldando seus projetos arquitetônicos, resultando em novas formas de se comunicar com seus ambientes.

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Identidade visual dos postos de atendimento

O layout do espaço desempenha um papel importante na transmissão de serviços de qualidade e valores de marca. Isso também inclui a identidade visual de um pátio, que é derivado do conceito que os varejistas pretendem implantar em uma determinada área e na comunidade que atende. A tarefa do arquiteto é combinar todos esses fatores em uma proposta moderna e atraente para clientes e consumidores.

Segundo Patricio Pon, diretor da PON Arquitectos, a otimização do espaço exige um equilíbrio no design de cada proposta. “A arquitectura dos postos parte da análise dos consumidores, das necessidades operacionais e de circulação, bem como das oportunidades comerciais complementares à venda de combustíveis. Daqui resultará uma proposta abrangente de distribuição de espaços para clientes, consumo de produtos durante a sua visita e a correcta operação de cada negócio”, descreve o arquiteto.

Estação de serviço de Rancagua, localizada em Villa Retiro, província de Córdoba

As empresas também estão se concentrando na harmonia ambiental de suas instalações. O responsável pelo escritório de arquitetura argentino explica que isso pode impactar na satisfação dos motoristas, ao favorecer a qualidade de vida da comunidade e permitir experiências mais completas aos clientes.

“As propostas das marcas podem variar de acordo com a localização e os atributos dos consumidores. Muitas vezes, o erro está em partir de um único conceito, acreditando que não há necessidade de adaptar um modelo só porque ele deu certo em outra área”, conclui Pon. Como aproveitar ao máximo o espaço do pátio depende tanto dos clientes quanto do formato, as empresas estão diversificando seus modelos de varejo para alavancar ambas as variáveis. Assim, os conceitos de autoatendimento continuam ganhando espaço em novos mercados, respaldados por economia de custos e menor utilização de espaço.

 
Uma estação de serviço OMV Fast Lane
Uma estação de serviço OMV Fast Lane

Como os varejistas de combustível estão transformando suas instalações

O varejista de combustível austríaco OMV lançou recentemente sua marca FastLane, um projeto piloto para locais de autoatendimento que consistem em pontos de venda da marca Avanti, bem como em estações convertidas. Gernot Gollner, chefe do negócio de estações de serviço OMV no país, explica que a conversão de estações permite uma operação mais lucrativa, aproveitando os edifícios existentes e a frequência de visitantes para oferecer serviços adicionais.

Isso levou a empresa a se concentrar na transformação de instalações em vez de ampliar sua presença atual, que inclui mais de 200 locais na Áustria. “Se forem construídos locais completamente novos, eles tenderão a ser de pequena escala e, de qualquer forma, terão um componente fixo: infraestrutura de carregamento para veículos elétricos”, diz Gollner, referindo-se aos esforços da empresa para atingir as metas climáticas da UE.

Por outro lado, Ballenoil é um varejista espanhol de combustíveis que opera uma rede com uma abordagem híbrida, combinando autoatendimento com presença de equipe e serviços de lavagem de carros abrangentes.

“Nosso modelo é baseado na eficiência. Portanto, estudamos tanto o projeto quanto a localização de cada nova estação. A nossa equipe analisa todas as variantes possíveis e avalia a forma mais eficiente de localizar as nossas bombas e os nossos locais de lavagem ‘Ballena Azul’”, refere Laura Pinto, Diretora de Comunicação da Ballenoil. A marca acelerou os planos de expansão resultando em uma rede total de 200 sites em todo o país em 2022, com mais 90 a serem inaugurados nos próximos três anos.

Uma estação de serviço Ballenoil
Uma estação de serviço Ballenoil

Nenhuma variável isolada pode definir se a distribuição do espaço nas estações mudará significativamente no futuro.

O cenário atual mostra que as empresas estão transformando suas instalações à medida que conhecem melhor sua base de clientes e aprimorando os sites por meio de novas tecnologias e serviços. Isso deixa a porta aberta para a criação de conceitos inovadores projetados para atender melhor as comunidades, e um cenário mais diversificado de postos de gasolina deve aparecer do outro lado.

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