Proprietário do Posto

A quem diga que o sonho de muitos brasileiros é ter um dia um posto de gasolina.  Por muitos considerados um uma empresa que vende líquidos valiosos e que são indispensáveis para movimentar o país e com isso não haverá crise e nem muito menos prejuízos.

E não para menos, em anos de história e evolução, os combustíveis são os responsáveis por grande parte da energia do Brasil, considerados respeitados ativos de energia.

  • Administrar Não é Tarefa Fácil

Mas administrar um posto de gasolina no Brasil não é uma tarefa fácil, muito menos uma fonte inacabável de renda, muito pelo contrário, um posto que não segue os princípios dos 3 P’s – Produto, Processo e Pessoas, pode se transformar em pesadelo do empreendedor.

Organização do Mercado – Novas Regras para Melhorar o Segmento

Até meados dos anos 2.000 antigos donos, operadores e empresários do segmento de revenda de combustível eram vistos como pessoas que praticavam atos ilícitos e que se beneficiavam da falta de fiscalização e controle para criar grandes riquezas a partir da venda de produtos que não estavam em conformidade com as recomendações da ANP – Agência Nacional de Petróleo.

imagem destaque curso gestão financeira2Para tanto, após força conjunta entre ANP e Secretária da Fazenda Estadual, as regras mudaram e o que era fácil praticar de forma ilícita, viraram crime de ordem econômica.

Dessa forma, hoje, o Brasil possui grande preocupação em limpar tudo que está errado no segmento e com isso tenta manter a atividade de revenda de combustível regulamentado e fiscalizado.

Pelo lado bom, o mercado possui em sua grande maioria, excelentes empresários com condutas corretas, passando assim mais credibilidade no mercado da revenda.

Com toda essa melhora, ainda sim o mercado preciso evoluir muito, inclusive com as melhores condições e valorização desses empresários, que sofrem constantemente com as cargas tributárias do governo, além as taxações que impedem o operador conseguir muitas vezes, sobreviver no mercado.

Mantendo a Esperança de Dias Melhores no Segmento

Para que o famoso Posto de Gasolina ou Posto de Combustível continue sendo o sonho de grande parte dos empreendedores brasileiros, muitos ajustes devem ocorrer.

Não se pode errar nesse segmento, qualquer passo errado gera grandes impactos financeiros que colocam em risco a funcionalidade do posto.

Operador deve investir em desenvolvimento e evitar erros que possam minar a continuidade de um sonho, virando pesadelo. Dessa forma, em anos de experiência, minhas recomendações é que sempre um proprietário e empresário de um posto de gasolina, independente do porte ou ainda, independentemente do tempo que ele se dedica a gestão, que ele crie processos e transforme um posto auto gerenciável, com planejamento e foco voltado para a disciplina financeira e operacional.

Criando processos e sendo auto gerenciável, o posto de gasolina tem grande chance de evitar perdas e gerar prejuízos e poderá sim aproveitar momentos de alta na economia para voltar a vender todo vapor.

Deseja melhorar a Gestão do Posto? Conheça nossos cursos de Gestão e transforme seus resultados. 

banner colunista carlos

Artigo anteriorVocê sabe por onde o dinheiro de um posto de gasolina vaza? Entenda
Próximo artigoANP divulga o resultado da Operação Verão
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here