Postos terão sistema de câmera interligado com a PolíciaUma reunião discutiu, nesta segunda-feira (26), medidas para coibir roubos a postos de combustíveis na Paraíba. Os postos de combustíveis de João Pessoa sofreram 101 assaltos entre o mês de janeiro e a segunda semana de agosto deste ano, uma média superior a 13 assaltos por mês, segundo levantamento do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB).
O ponto principal da reunião foi a necessidade de elaborar um plano de segurança para prevenir ações criminosas que colocam em risco a vida e a segurança dos funcionários e dos clientes dos postos de combustíveis, principalmente em João Pessoa. Participaram da discussão o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, o presidente do Sindipetro, Omar Hamad, empresários do ramo, representantes da polícia e o promotor do consumidor, Francisco Glauberto Bezerra.
Entre as propostas está o monitoramento 24 horas destes estabelecimentos com um sistema de câmera interligado com a Polícia, para possibilitar uma identificação imediata de criminosos envolvidos nas ocorrências. No final da reunião foi assinado um termo de compromisso dando um prazo de dez dias para a aplicação das primeiras medidas acordadas, tal como o monitoramento.
A sugestão foi aceita pelo representante do Sindipetro, Omar Hamad, para quem é necessário o acompanhamento das polícias. “Vamos repassar aos empresários a necessidade de investir em serviços de monitoramento de vídeo de boa qualidade porque as imagens serão muito importantes para a identificação dos criminosos”, frisou. Omar Hamad também se comprometeu a passar todas as informações referentes aos assaltos ocorridos nos últimos meses aos postos de combustíveis para ajudar nas investigações.
Para o promotor do consumidor, Francisco Glauberto Bezerra, tanto o Estado quanto as empresas privadas têm responsabilidades no tocante à segurança. “Para que se tenha resultados melhores é preciso que a iniciativa privada também entenda que faz parte deste processo de combate à violência, fornecendo informações das ocorrências e da estrutura de segurança. Só assim será possível fazer uma investigação e alcançar o objetivo de prender os bandidos”, afirmou o promotor.
Segundo o secretário Cláudio Lima, tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil já estão empenhadas na prevenção e repressão a esse tipo de crime. “A 1ª Reisp [Região Integrada de Segurança Pública] já estruturou o seu planejamento para reforçar o policiamento nos principais corredores da cidade, de acordo com análise realizada pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística, que apontou as localidades onde mais foram registradas ocorrências. Os policiais civis, por sua vez, trabalham para identificar os acusados pelos crimes ocorridos, com auxílio da Inteligência. Ou seja, o sistema de segurança continua empenhado para reduzir esses índices”, frisou o chefe da pasta.
fonte: G1PB

Artigo anteriorPostos de gasolina: Pagamento não pode ter diferença
Próximo artigoMarcas diferentes de franquias começam a ocupar o mesmo espaço
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here