Combustível era vendido sem a emissão de nota fiscal; suspeitos de envolvimento no crime prestaram depoimento à polícia.

A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) desarticulou, nesta sexta-feira (2), um esquema que fraudava a venda e a compra de etanol no Posto Veríssimo, localizado no bairro Chã do Pilar, no município de Pilar, em Alagoas. O estabelecimento foi fechado e multado em mais de R$ 330 mil.

De acordo com informações da polícia, o plano foi descoberto devido a uma suspeita levantada pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) de que ocorriam transações na distribuição do combustível para os estados do Paraná e Rio de Janeiro. Após meses de investigações, também foi visto que, mesmo sendo enviado a diversos destinos, o material ficava ‘guardado’ em Alagoas.

 

Segundo o delegado Antônio Edson, que coordenou a operação, logo após, a inspeção de um técnico da Sefaz foi solicitada.

Com isso, os agentes obtiveram conhecimento sobre várias irregularidades, como a ausência de livros caixa, de documentos obrigatórios e da emissão de nota fiscal.

Ainda segundo a polícia, o motorista que transportava o combustível, o proprietário do veículo e o arrendatário do posto são suspeitos de envolvimento na fraude. Eles prestaram depoimento e podem ser acusados por crime contra a ordem tributária, econômica, relação de consumo, descaminho e sonegação fiscal.

Edson ressaltou que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustível (ANP) foi comunicada sobre o caso, já que o comércio do etanol só é permitido para pessoas licenciadas. Além disso, ele informou que as investigações devem continuar para que outros estabelecimentos irregulares sejam localizados e as medidas cabíveis tomadas.

A operação contou com o apoio dos agentes da delegacia especializada dos crimes Contra Ordem Tributária e Administração Pública (Decotap).

* Com informações da assessoria de comunicação da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL).

Fonte: Globo

Artigo anteriorDistribuidoras perdem credenciamento para vender etanol
Próximo artigoSC: Sancionada lei que estabelece punições para fraude da bomba baixa
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here